20 de novembro de 2017

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO

Ontem, numa pequena hamburgueria da cidade, juntei-me a dez miúdas que já não via há mais de 14 anos.
Hoje já não faz sentido dizer-se que não vemos pessoas há mais de 14 anos. Na verdade vemo-las todos os dias, fugazmente, nos murais das redes sociais; vemos as fotografias do casamento, a lua de mel nas Caraíbas, o nascimento do primeiro filho, enfim, são-nos tão próximas como se morassem aqui ao nosso lado e connosco partilhassem a vida.
E de repente, quando todas ocuparam os seus lugares à mesa, fisicamente próximas, pareceu-me que não tinha passado um único dia.
E já ninguém tinha histórias novas para contar, os sentimentos e as emoções do reencontro, que se fazem sobretudo de novidades, tinham sido reveladas algures num post de facebook, e à parte das recordações do passado que todas vivenciámos em conjunto, velhinhas e muito gastas, a verdade é que o reencontro não teve o impacto de outros tempos.
E depois fiquei a pensar nas tristes palavras da Júlia Pinheiro no Alta Definição: "cheguei a uma fase em que já conheci toda a gente que tinha para conhecer", e fico a pensar que se isso for verdade, então a vida é um beco sem saída, onde somos obrigados a voltar para trás, para as mesmas pessoas de sempre, com as histórias todas contadas.


3 comentários:

  1. "nunca voltes a um lugar onde já foste feliz"
    Este provérbio oriental muito me ensinou, cara Uva. Se a vida me tirou de um lugar onde eu fui feliz e me levou a outro, eu não tento voltar atrás.
    É como ver fotos antigas: parecemos sempre melhor mas se tivéssemos oportunidade de voltar àquele momento, não teria o mesmo gosto.
    Acredito que as amizades se mantêm e se alguma vez precisares delas, continuarão lá para ti. :) :) :)

    ResponderEliminar
  2. Já passei situação semelhante, mas recuso-me a citar a Júlia Pinheiro

    Quanto às redes sociais, julgo que lhe agradaria conhecer o personagem destahistória de terror

    ResponderEliminar
  3. Conhecemos sempre outras pessoas, mas as "antigas" estarão lá. Acho é que a vida nos transforma de maneira a crescermos em direcções diversas. Gostamos das pessoas, só que a comunicação deixa de ser tão fácil.

    Beijocas, Uvinha. :)

    ResponderEliminar