"A promoção de bens ou serviços, mediante contrapartida financeira ou material, sob a aparência de opinião pessoal, deve ser claramente identificada como publicidade."
Esta é uma das mudanças que o novo Código da Publicidade, em consulta pública até 29 de maio, vai incluir, segundo o Secretario de Estado Adjunto da Economia, Leonardo Mathias.
Esta é uma das mudanças que o novo Código da Publicidade, em consulta pública até 29 de maio, vai incluir, segundo o Secretario de Estado Adjunto da Economia, Leonardo Mathias.
O patrocínio deverá ser alvo de clarificação,
além da obrigação de identificar de forma explícita os anunciantes nas
mensagens publicitárias. Esta questão assume especial relevância no meio digital dada a atual dificuldade em identificar os operadores económicos.
Novo Código da Publicidade estará aprovado em conselho de ministro até início de julho.
Fonte: Dinheiro Vivo
Ainda bem,... já estou fartinha de ver publicidade... é públicidade a sair-lhes pelos olhos!!!
ResponderEliminarPor mim podem fazer publicidade até à testa, desde que não seja encapotada de opinião pessoal.
EliminarIsso é que eu acho lamentável.
Fazerem os outros de burros.
Mas não vai acabar, porque as ofertas que recebem por baixo do pano nunca serão descobertas.
É mesmo uma questão de consciência e honestidade.
Ó minha querida Uva, "por baixo da mesa", "bolsos rotos" e o que mais lhe aprouver pensar, existiu, existe e existirá, certo?
EliminarÉ por estas e por outras, que somos um país de merda. Tão pequenino, mas, de merda.´
É intrínseco, faz parte. Ajuste-se. (estas porras consomem-me até ao amâgo, (nem sei se esta coisa de palavra leva acento, ainda. É que eu sou de ciências, perdoem-me).
Não lute sem armas.
Uma noite descansadinha, Uva. Ah, é verdade, e a sua gatinha? (É género feminino, certo?)
O Ney Mato Grosso cantava a musica ´por baixo do pano' e assentava aqui que nem uma luva.
EliminarÂmago acho que leva acento no primeiro A. Aos poucos vamos entranhando isto.
A Mequinha está radiante! Não a vê li enroscada no cachecol do Benfica, a cantar de boca aberta?
(Está ótima, obrigada. ;)))
Ainda bem!
ResponderEliminarPodes crer!
EliminarMesmo na atual lei em vigor já é obrigatório. Com a nova lei será igualmente ignorada a proibição...
ResponderEliminarPois também me cheira Cuca. Mas andam mais certinhos, mesmos descarados.
EliminarE disseste tudo. Gosto cada vez mais de vir aqui. Uma escrita oportuna e clara. Continua e não mudes por favor.
ResponderEliminar;)))
EliminarÀs vezes digo cada disparate, pah! Mas vou tentar manter-me assim. Obrigada por cá passares. Vocês é que fazem o blog.
Era bom que fizessem isto desde sempre. Mas, infelizmente, sabendo o que a casa gasta, sabemos muito bem que não vai ser uma mera lei que vai alterar os hábitos de alguns bloggers portugueses. Enfim! O que vale é que passados anos de se ser leitor, começa-se a perceber o que é publicidade e o que é genuíno.
ResponderEliminarx
www.whenyoudreambig.com
Olá Joana,
EliminarSim,mas quando são bloggers que começaram do nada e de repente dão uma opiniãozinha discreta, ninguém diz. Depois é que vão por ali fora, mas às vezes fica difícil.
A maior parte dos problemas da blogosfera é esse, umas defendem e outras atacam (a publicidade encapotada].
Blogger ganha mais por cada foto publicada no Instagram do que a maioria dos portugueses em dois anos
ResponderEliminarDanielle Bernstein, de 22 anos, recebe cerca de 13.600 euros por cada foto que publica na rede social. O dinheiro vem de marcas que querem que os seus produtos sejam vistos pelo milhão de seguidores que a profissional tem.
Autora do blog We Wore What, Danielle Bernstein publica várias fotos casuais dos seus coordenados no Instagram, com a descrição detalhada de onde o utilizador pode comprar as roupas e acessórios que enverga.
O que os seus seguidores não sabem é que muitas dessas publicações são o resultado de negociações com marcas de moda e lifestyle. Nesses acordos as marcas pedem-lhe até que não inclua produtos de empresas concorrentes na mesma foto, ou mesmo noutros retratos naquela semana.
E as marcas estão dispostas a pagar um preço alto por isso. De acordo com a Harper’s Bazaar, as marcas gastam mais de mil milhões de dólares por ano a patrocinar fotos no Instagram.
No entanto, a quantia que as empresas pagam está diretamente ligada ao número de seguidores que o utilizador da rede social tenha. Quando Bernstein atingiu um milhão de seguidores ela deteve o poder de cobrar “uma maior maquia” de dinheiro por foto.
Segundo a publicação, à data da entrevista, a blogger recebia entre 4.500 e 13.600 euros, aproximadamente e ainda não tinha atingido o milhão de seguidores. No entanto, esta estimativa poderia aumentar ou descer dependendo dos termos do acordo com a marca, como por exemplo se for um compromisso a longo prazo ou se for para publicar várias fotos na rede social. “Tudo é negociável”, afirmou Danielle.
“Em média, se tiver centenas de milhares de seguidores pode receber entre 450 a 4.500 euros [aproximadamente] por publicação, mas se tiver mais de 6 milhões de seguidores, pode receber ente 18.000 a 90.000 euros [aproximadamente] por foto”, explicou a publicação.
Apesar de Danielle não revelar o quanto recebe através do seu blog e das publicações patrocinadas no Instagram, ela admitiu que “o ano passado foi o mais lucrativo” e que “é mais do que eu jamais imaginaria [ganhar] aos 22 anos”. Danielle Bernstein adiantou ainda que “guarda” e “investe” e que está “a tentar ser inteligente sobre o assunto e a aprender com o caminho”.
Recentemente, a blogger trabalhou com a Lancôme e a Virgin Hotels através da sua rede social. A marca de cosméticos publicitou a sua nova fundação, Miracle Cushion, e a rede de hotéis divulgou a abertura de uma nova instalação em Chicago.
Mas cá não acredito que se passe algo minimamente semelhante. Até porque tenho a sensação que muitas querem é fama. O reconhecimento social que parece tão importante a um certo tipo de tuga. Nem as pessoas são fanáticas ao ponto de seguir cegamente o que uma blogguer recomenda, para ser vantajoso para a marca, nem os plafons para publicidade são assim tão elevados.
EliminarMas isso é porque ainda estamos a dar os primeiros passos e as bloggers que existem a fazer isso não têm capacidade para aguentar um público tão vasto. Vê-se bem que ao mínimo contratempo (haters) desfazem uma marca que levou anos a construir.
EliminarPrecisamos amadurecer mais e legislar sobretudo no que a aproveitamento de crianças (filhos) diz respeito.
Não sei como é que ainda existem pessoas que compram só porque a blogguer mostrou que os ricos filhos consomem e que lá em casa é uma alegria. Basta ver os banners para se perceber que tudo o que for marcas mencionadas é publicidade encomendada e paga. E o facto de mostrarem como algo casual equivale a passar um atestado de burrice ao futuro comprador.
ResponderEliminarExato. As pessoas não entendem e as bloggers abusam dessa ingenuidade. Acham que lhes abrem a porta de casa e mostram os filhos só porque sim e afinal aquilo é só um livro de memórias, só que não.
EliminarIsso é das coisas que não consigo aprovar e a maior parte dos meus delírios contra bloggers é abuso dos filhos para fins pessoais (lembra-me sempre o pequeno Saúl que está na miséria com o tanto que ganhou) e publicidade encapotada de opinião.
Isso é q devia ser legislado. Se as criancas ainda n tem idade de decidir, em consciência, se querem aparecer, n apareciam. É q p mim aquilo n é equivalente a um singelo anuncio q meta miúdos, é todo um escrutínio da vida das criancas e uma exposição brutal.
EliminarOlá Uva,
ResponderEliminarPortugal é bem capaz de ser o país que mais legisla a favor de proteção/obrigatoriedade de tudo e mais alguma coisa. Depois, é o campeão do não cumprimento.
Bom fim de semana.
TOP!
EliminarMas vamos com calma. Habemos Lei, só temos de esperar até produzir os devidos efeitos.
Se Habemos Lei já é um bom princípio, se vão fazê-la cumprir já é outra história. Se há coisa que acho triste é chico espertice e mania que os outros são todos burros e não vão perceber que estão a ser enganados. Talvez agora comece a haver mais cuidado ou se assumam de vez. A ver vamos :)
ResponderEliminarPois, e como é q sabem se a pessoa A ou B foi paga? (Especialmente em espécie)
ResponderEliminarNão sabem...É tudo muito bonito no papel, mas na práctica é uma perda de tempo... Não só por isso, mas porque fazem-se as leis, mas não existe capacidade para controlar tanto blog e aplicar a lei.
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