14 de janeiro de 2014

É preciso saber cair, nas voltas que a vida dá.

Houve um tempo, em que julgando-me mais madura, teorizei sobre mim mesma:
- Já não ando aos saltos como um cavalo na planície . Agora caminho como um elefante, serenamente pela savana, preparada para tudo.
Fui ao engano. Nunca estamos preparados para tudo.
É disto que falam os sábios, deste looping que é a vida, e desta impreparação intrínseca para as voltas que a vida dá.
Não é que depois, com o bucho voltado pela cambalhota, não se consiga serenar o estômago, mas já se sabe, as marcas da queda não ficam logo visíveis, e mais cedo ou mais tarde, essa reviravolta trás de lá as mazelas... e as dores.
Não estava preparada para separações, especialmente filiais, e para seguir sozinha por um caminho onde sempre fui acompanhada. Não estava preparada para ver nos meus, tão conhecidos e tão transparentes, algo de novo que nunca tinha vindo ao de cima. Que infantilidade acharmos que conhecemos bem as pessoas só porque estão connosco desde do início.
Afinal foi o dinheiro. Afinal foi só uma ganância material que se sobrepôs aos valores, aos amores e à partilha de toda uma vida.
Não estava preparada para perceber, desta forma, que nesta vida estúpida onde vale tudo e também tirar olhos, as minhas pessoas cegassem perante a possibilidade de receber uns tostões, tarecos, minudências, e que para isso ficassem dispostas a tudo, inclusive a cortar com as suas relações primárias, fraternais, as mais importantes, as mais verdadeiras.
Estou de facto a fazer uma travessia na savana, e espero que ao atravessar este meu deserto, volte enfim com melhores cores.
Os outros talvez continuem aos coices pela planície.
Mas os cavalos também se abatem. 





4 comentários:

  1. Nunca se pensa realmente que podemos atravessar um deserto...Sucede aos outros; nunca a nós!!! Mas aprendemos e vamos chegar ao oásis....Descansar, beber água...E depois regressar à luta...
    Obrigada pela partilha e por me ter adicionado....

    ResponderEliminar
  2. E tantas vezes, uma luta inglória.
    Obrigada por ter vindo. Bem vinda.

    ResponderEliminar
  3. O dinheiro muda as pessoas, separa famílias. É uma dura realidade.
    Essa fase menos boa vai passar, falo por experiência.
    Gostei do blog... :)

    ResponderEliminar
  4. Aconteceu na minha família e é uma das minhas maiores tristezas. Três tostões, 7 filhos... uma vergonha.

    ResponderEliminar