2 de fevereiro de 2014

E o Terminal de Contentores de Lisboa vai para...


.... a Quimiparque (Ex-CUF) no Barreiro.

Esta notícia (ainda por confirmar) é a derradeira oportunidade de levar uma nova vida aquela zona do país.

A Quimiparque, outrora um dos mais importantes polos industriais do país, e principal empregador da região, é agora um cadáver, uma espécie de Chernobyl portuguesa. Está abandonada há décadas, impregnada de substancias altamente tóxicas que se infiltram no solo e no rio, sendo por isso um grave problema ambiental e de saúde pública. 
Devido ao elevado investimento que acarreta a limpeza dos terrenos e a reativação produtiva do local, a solução para o problema esteve sempre longe de ser consensual.  
O presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, assume finalmente uma posição de princípio positiva, e revela aos jornalistas que tem “trabalhado muito” para o novo terminal, que poderá trazer muitas vantagens à região.

Eu espero que a população do Barreiro veja com bons olhos esta rara oportunidade de ver renascer uma cidade cada vez mais desertificada, a viver com bastante dificuldade do pequeno comércio e muito à custa da deslocalização dos mais novos, que não encontrando sustento no local, partem para outras regiões.

A reportagem aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário