22 de março de 2014

Discurso (SNAS)

Pois é.
Há alturas na vida, em que uma Uva não pode voltar as costas à responsabilidade. Foi o que aconteceu hoje.
Fui convidada (com muito gosto) para escrever e proferir o discurso de abertura do novo SNAS (Sindicato Nacional dos Assistentes Sociais), que teve lugar em Oeiras, na presença de muitas personalidades, mas sobretudo da equipa que fez acontecer este ambicioso projeto, do qual muito me orgulho de fazer parte, muito embora já não esteja ao serviço da profissão. 
Deixo-vos o texto que escrevi para a ocasião, e que li (obviamente uma Uva Passa já não consegue decorar duas palavras seguidas, quanto mais duas folhas) e que todos ouviram embevecidos e com grande interesse.
Suponho que vocês também hão de querer ler, até para ver como se faz.. cof cof cof cof...
Foi assim:
Oeiras, 22 de março de 2014

Excelência, Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oeiras,
Senhoras e Senhores,
Colegas e Amigos.

Quero agradecer antes de mais, a presença e o empenho de todos aqueles que aqui estão hoje, bem com àqueles, que não podendo estar, imprimiram a este ambicioso projecto um importante cunho e uma identidade que espero vá muito além daquilo que são as nossas expectativas.
Estamos aqui hoje, para a inauguração da sede deste que é o novo Sindicato dos Assistentes Sociais, o SNAS, do qual muito me orgulho de fazer parte e do qual espero longa vida e frutuosos resultados, tanto para a classe que aqui é representada, como para a comunidade alvo da intervenção destes profissionais, que sentindo-se protegidos por este novo órgão, que os defende e os apoia nas diferentes esferas do seu desenvolvimento e crescimento profissional, melhor os prepara para enfrentar a difícil fase que todos sabemos atravessar, resultando deste apoio, uma melhor e mais proveitosa intervenção na sociedade dos quais os Assistentes Sociais são um importante e indispensável ator.
O SNAS nasce, quando um movimento de profissionais, que em virtude da extinção do antigo Sindicato que viu a actividade de quase 60 anos extinguir-se por dificuldades de sustentação e outras que no final ditaram o seu termo, percebeu que a inexistência de um órgão defensor dos direitos e deveres da classe profissional, se agigantava de forma desordeira no terreno, e nas oportunidades de trabalho, criando competição sem fundamento entre classes profissionais díspares na sua acção, a usurpação da entidade profissional dos Assistentes Sociais por profissões de ideologia meramente técnica e de rasgo principalmente formativo, ou ainda, tendo a clara percepção da degradação das condições do trabalho, de remuneração, contratuais e éticas, que a crise veio impor sobremaneira a todas as classes profissionais, sobretudo às classe ditas de intervenção social. Entendeu por isso este movimento de profissionais, fundar o Sindicato Nacional dos Assistentes Sociais, o que veio a acontecer em 22 de Maio de 2013, com a publicação na mesma data, dos Estatutos no Boletim do Trabalho e do Emprego.
Este novo projecto, que ambiciona não só a regulação da profissão, a resolução de conflitos laborais e a formação dos profissionais nas diversas áreas em que atua, está também interessado em acabar com anos de desunião e afastamento dos Assistentes Sociais nos assuntos da sua área comum de trabalho, apelando por todos e quaisquer meios que lhe estiverem ao alcance, para uma maior participação e união de todos.
Este espaço, juntamente com a página do Facebook, o futuro site, e outros meios de comunicação, servirão para unir e dar força a uma profissão com mais de 100 anos em Portugal e que apoia um número indeterminado de famílias, indivíduos, organizações e outros grupos sociais, com manifesto crescimento territorial.
Espero que este início que aqui presenciamos hoje, e que pode parecer um pequeno passo para o novo SNAS, seja um grande passo para todos os Assistentes Sociais em acção ou em formação, e que seja sobretudo uma forma de manter viva a paixão que a todos aqui nos trouxe, independentemente das profissões e papeis que desempenham agora na sociedade civil. As pessoas.
Quero pois agradecer este apoio, esta oportunidade e este espaço, a todos os presentes, nomeadamente, ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Sr. Dr. Paulo Vistas, ao Senhor Vice Presidente da Câmara Municipal de Oeiras Carlos Morgado, à Senhora Vereadora do pelouro da Acção Social, Senhora Professora Doutora Marlene Rodrigues, a todo o executivo da Câmara Municipal, e ainda à Senhora Dra. Ana Marques, Assistente Social, por todo o empenho e dedicação que imprimiu a este projeto.
Agradeço ainda à Comissão Instaladora do SNAS, com especial relevância ao Sr. Dr. Luís Matias, Assistente Social, a quem muito agradeço o convite para estar aqui hoje e que me convidou para fazer parte deste projeto.

A todos, muito obrigada.
Por: A Uva Passa
Assistente Social e Membro da Comissão Instaladora do SNAS

FOI LINDO!


1 comentário: