5 de setembro de 2014

Crianças Psicopatas (editado)

Quando olhamos para uns olhos doces e inocentes, como estes, de uma pureza tão grande e tão avassaladora, como o é sempre numa criança, dificilmente poderemos imaginar que em alguns casos - não tão raros quanto seria espectável - se esconde uma frieza e uma crueldade tal, que para a generalidade das pessoas, não só não é possível, como apenas o conseguem vislumbrar e crer que existem, em monstros adultos, adulterados, loucos ou doentes.
Mas a realidade é outra, e muito embora seja difícil de aceitar, a verdade é que há cada vez mais crianças a matar outras crianças, animais e adultos, sem que o motivo seja aparente.
Fazem-no. Apenas. Sem culpa.
As crianças psicopatas existem, e são cada vez mais frequentes.
Fruto de intrincados e nefastos fatores neurológicos, associados a abusos sexuais, quase sempre perpetrados em muito tenra idade pelos progenitores, as crianças psicopatas, assumem comportamentos de índole sádica, malvada, sem que com isso sofram qualquer espécie de culpa. A ausência de empatia pelos outros (que podem ser pessoas e animais) e a característica mais brutal destas crianças.
Brutalmente real é também a forma com que alguns países passaram a encarar o assunto. Amiúde as crianças psicopatas são alvos a abater. Sujeitas a tratamentos severos e contínuos, com segurança permanente e apertada, as crianças psicopatas são sujeitas a avaliações psicológicas constantes, que ao se revelarem não favoráveis ao standart comportamental aceitável para a sociedade, é sem pejo que as decepam de qualquer envolvimento com a família ou com a comunidade passando a ser consideradas incapazes, inabilitadas, com forte probabilidade de internamento compulsivo, ou penas pesadas de prisão.
E em alguns casos não é para menos, porque com olhos doces, e rostos inocentes, as crianças psicopatas, como todas as outras crianças, nos enleiam e envolvem na sua tímida e frágil pequenez corporal e transformam-se, subitamente, sem darmos conta, em pequenos monstros capazes de manipular, ferir, e matar, sem que uma gota de suor lhes escorra na testa, sem que nenhuma culpa atravesse o seu pensamento. Friamente, racionalmente e sadicamente, como uma máquina maquiavel e brutal.
A psicopatia nas crianças não é só uma doença de filmes.
A Psicopatia infantil é real e está a aumentar.
O que leva uma criança a matar outra criança? 
Como julgar, em tribunais de adultos, crianças que cometeram crimes graves? 
Seriam necessários tribunais especiais? 
O acompanhamento de psicólogos confunde as evidências do crime? 
Como condená-las sem considerar sua história familiar? 
E quando se trata de crianças vítimas de abuso sexual?
O vídeo, legendado em português, mostra o caso de Mary Beth, o mais conhecido caso em todo o mundo, de criança psicopata.
Recomenda-se que não seja assistido por pessoas sensíveis.


Sinopse: Este documentário é uma compilação das filmagens das sessões de terapia do Dr. Ken Magid, psicólogo clínico especializado no tratamento de crianças severamente abusadas. O relato de Beth, 6 anos, é perturbador, e mostra os efeitos devastadores de abusos em crianças. 

Referências: 
André Stanley, professor e escritor
Superinteressante, revista.
Teste da Psicopatia de Hare

2 comentários:

  1. Vi tudo, e sou sensível.
    Mas vi primeiro o teu post da gaja que amamenta o cão, embora não tenha amamentado os filhos. Nada contra, não fora o facto de essa comparação vir à notícia.
    E depois, quando vi este documentário, não sei porquê, associei uma coisa com a outra.

    ResponderEliminar