9 de fevereiro de 2015

Derby

Uma vez escrevi sobre isso, das claques.
Não faltou quem viesse defender os meninos.
Não ponho os pés num estádio de futebol (e não meto tão cedo) desde que uns marmanjos sanguinários quase mataram um colega meu ao pontapé, só porque tinha um cachecol do Benfica.
Uma coisa tão brutal que ainda hoje me vem à memória.
Nada mudou desde então. Passaram-se vinte anos...
Acho uma anormalidade, uma vergonha, vê-los a caminhar nos corredores em direção à entrada do estádio, em tronco nu, suados, como animais acossados, com polícias de choque prontos a dar-lhes com o cassetete.
Acho uma afronta, um desrespeito, quando foram por exemplo acompanhar 'o King' à última morada, e espezinharam e estragaram tudo o que foi campa ali em volta. 
Por amor de Deus! 
Não os elevo acima de grunhos, cepos e trogloditas, que o são, ou se não são transformam-se ali, pois que de contrário não precisavam de jaulas para ver um jogo, como os animais selvagens.
Ontem no fim do jogo, caiu um puto dentro do fosso; não sei se morreu se ficou com sequelas para a vida, mas um fosso?
Isto do futebol é pior que a Idade Média.
Anda uma mãe a criar um filho para isto, para o ver enjaulado, como que inebriado, a gritar impropérios, a fazer gestos grosseiros, e a lançar very lights a ver se mata mais alguém.
Até já mostraram na televisão (para quê?) os meninos da claque a fazer xixi para cima dos outros adeptos.
Ontem caiu um miúdo dentro do fosso, e no Cairo morreram mais uns quantos.
Não é preciso visitar o Coliseu de Roma para ver tão reles e decrépito espetáculo.

E é uma pena, porque o futebol até é um desporto muito interessante.

18 comentários:

  1. Clubismos à parte, eu acredito que se podia fazer algum bem pela imagem do desporto, acabando de vez com as claques. Hão de vir os "Charlies" dizer que não é bem assim e que as pessoas têm o direito de se manifestar e torcer pelo seu clube. Não não têm quando se comportam com energúmenos, ia chamar-lhes animais mas gosto demasiado de animais para os pôr ao mesmo nível. Aqui há dias comentava este assunto com Macaco Pai, que deve ter-se muito pouco amor-próprio para aceitar de ser escoltado para ver um jogo de futebol, que nem touro na entrada para as touradas.
    E adoro futebol e o Sporting...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente.
      Tenho amigos na claque.
      Eles defendem-se muito uns aos outros, mas na verdade aquilo é um degredo e é perigoso.
      Não abona nada o desporto e nem as instituições desportivas que o representam.
      Vai para ali uma nível de testosterona que vai lá lá vai...

      Eliminar
  2. É uma imbecilidade.
    Uma coisa que deveria ser de lazer e para se poder fazer em família (levar os miúdos à bola) acaba por não ser pq as pessoas ficam com receio pela sua segurança.
    Era banir essa gente dos estádios! (P n lhes chamar animais)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que nem acho que os clubes precisem desses tipos.
      São uns maridos extremosos, pais embevecidos, filhos pródigos, mas assim que chega a data do jogo e se juntam com o resto do canalhedo, perdem a estribeira.
      Que coisa estranha...

      Eliminar
    2. E não precisam. Mas por acaso olha que acho q os tipos mais arruaceiros, ainda q ganhem força acrescida com o espirito de manada, já são arruaceiros fora dali.

      Eliminar
  3. Acabe-se!!! Todas e qualquer uma. Tudo animais. E eu adoro futebol, e adorava ir ver um jogo e adorava levar as miúdas, mas enquanto for assim, nem pensar. Eu gosto da bola, do jogo, do espectáculo...o que as claques estão a fazer pelos seus clubes...é um triste espectáculo...de resto....

    Bib´ó Porto carago:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Biba!!!
      Acabar era mesmo o melhor.
      Isso ou multas de arrepiar os cabelos.
      Ou então apanhados a fazer merdelim (ou xixi) e acabava-se a entrada no estádio!
      Remédio santo.

      Eliminar
  4. os fãs são fanáticos. o amor que sentem pelo jogo é de um extremismo horrível. Gostam de violência gratuita e não acrescentam nada de bom ao clube que apoiam infelizmente!

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente, não são só as claques. Alguns adeptos são igualmente loucos violentos! No entanto, em grupo é ainda pior. É mesmo de fugir!

    Beijos, Uvinha! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem foi no Brasil.
      O futebol é um terrorista em potência!

      Eliminar
  6. Acredito que não depende da cor do clube mas depende sim do fanatismo! O Fanatismo seja ele pelo que for potencia comportamentos perigosos e foi o caso. Eu pessoalmente tenho bastante dificuldade em perceber o fanatismo por outra coisa que não arte. Fanáticos por Mondrian, Mozart ou Mila Kundera parece-me lógico, fanáticos por desporto parece-me só parvo.
    Para mim esta questão das claques resolvia-se como há uns anos se fez em Inglaterra, proibir todo e qualquer adepto de ir assistir aos próximos 2 jogos do clube, fossem em casa ou não. Para atitudes drásticas, medidas drásticas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sim Margarida. Fanáticos da bola.
      Eu sou fanática por arte, como sabes, e por livros, agora não ando a esgadanhar ninguém nem preciso ir numa jaula com polícia de choque para ver uma exposição.
      Por mim era um ano sem meter os pés no estádio.
      Acabava-se logo o tesão...

      Eliminar
    2. 1 ano parece-me razoável! E quem é que leva crianças para um ambiente daqueles? Há gente que não nasceu para ter filhos com certeza!

      Eliminar
  7. Uma criança...e a criança? Como está?
    (ninguém teve a m*** do bom senso de parar com aquilo quando viram lá uma criança?!)

    Há uns anos num concerto de heavy metal quando eles abrem um fosso e depois vão todos de encontro uns aos outros - que parecem uns valentes trogloditas mas só vai quem quer - dessa vez um gajo atirou a ex-namorada lá para o meio precisamente quando eles iam começar a gladiarem-se uns com os outros. Quem lá estava parou com aquilo, fizeram uma "bola" à volta dela e protegeram-na. Gritaram para parar e todos a ajudaram a sair para depois continuarem a portar-se como animais... mas lá no meio só está quem quer. [E não, eu não gosto disso e não acho normal mas mais anormal acho que não se tenha a capacidade de deixar os inocentes de fora]

    Ps: Sempre que há um jogo com o Porto (talvez porque a maioria que eu conheço são portistas) é ver xingamentos, gozos, faltas de respeito e de educação no FB que é uma coisa de doidos. São às centenas os comentários. Há pessoas que são simplesmente descompensadas com o futebol, acho ridículo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Facebook é uma vergonha.
      Já li coisas de bradar aos céus entre amigos. Em dia de Jogo nem abro aquela porcaria.
      O miúdo não sei como está, mas soube que foi muito grave.
      Eles não conseguem ver nada, cegam com aquela m****. Ficam neandertais. É uma praga.

      Eliminar