19 de abril de 2015

Elefantes Amarelos

Os Elefantes Amarelos (1970-1972), companhia de transportes que abastecia Luanda, Ambrizete, Sanza Pombo, Quiqúa e muitas outras povoações em redor de Angola, epicentro da guerra colonial, reencontrou-se ontem em Fátima.
Fomos pela primeira vez acompanhar o meu pai ao misterioso almoço, refúgio dos homens da guerra, reencontro de sobreviventes, bravos do pelotão.
Que maravilha!
Que alegria verem-se todos mais um ano, com mais uma ruga e a barriga nesses ares.
É engraçado como se gostam, e como se dão, como se ainda lá estivessem. Passaram a tarde agarrados uns aos outros, brindando e tirando fotografias, e agora mais um abraço e agora outro amasso.
Não sei se estes homens têm memórias mais bravas que a guerra, e creio que o encontro da companhia Elefantes Amarelos onde ainda estão sessenta dos cem que a formavam, é uma prova bastante verosímil que há amizades que ultrapassam e muito, a maldade dos homens. 


O meu pai era de facto um pedaço de mau caminho, caramba, ali na picada, com aquele cabelinho russo, que conservou até hoje para horror de todos os soldados carecas que encontrámos no almoço, aqui na foto encostado a uma Berliet Gazelle tombada no caminho, mas que lhe salvou muitas vezes a vida. 
Nem sei como as nêgas o deixaram vir embora.

6 comentários:

  1. Por acaso ainda um destes dias comentava com o meu pai o tamanho dos cabelos dos soldados portugueses durante a guerra colonial (e no desalinho dos uniformes, na forma pouco preparada como lidavam com armas, pobres garotos que assim eram despejados em África).

    Era bonito, sim senhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coitadinhos. A companhia do meu pai eram os transportes. Não andavam na frente de batalha. Diz-me o meu pai que nunca disparou um tiro, mas que foram muitas vezes atacados em emboscadas na picada.

      Lindinho mesmo. Sou muito parecida com ele. Mas o meu loiro é falso. E ele goza comigo.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. A minha mãe é miope!!!!!!!!!!!!!!
      Hahahahahahaha.

      (Teve sim!)

      Eliminar
  3. A cumplicidade, a generosidade e a amizade que resistem às agruras e aos perigos da guerra são inabaláveis.

    Jeitoso, o pai! :)))

    Beijocas, Uvinha. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jeitoso e fartou-se de arrebatar corações.
      Até o meu.

      Abracinho.

      Eliminar