22 de maio de 2015

Opinão ou publicidade? Bloggers 'obrigados' a fazer distinção.

"A promoção de bens ou serviços, mediante contrapartida financeira ou material, sob a aparência de opinião pessoal, deve ser claramente identificada como publicidade."

Esta é uma das mudanças que o novo Código da Publicidade, em consulta pública até 29 de maio, vai incluir, segundo o Secretario de Estado Adjunto da Economia, Leonardo Mathias. 
O patrocínio deverá ser alvo de clarificação, além da obrigação de identificar de forma explícita os anunciantes nas mensagens publicitárias. Esta questão assume especial relevância no meio digital dada a atual dificuldade em identificar os operadores económicos.
Novo Código da Publicidade estará aprovado em conselho de ministro até início de julho.


Fonte: Dinheiro Vivo

23 comentários:

  1. Ainda bem,... já estou fartinha de ver publicidade... é públicidade a sair-lhes pelos olhos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por mim podem fazer publicidade até à testa, desde que não seja encapotada de opinião pessoal.
      Isso é que eu acho lamentável.
      Fazerem os outros de burros.

      Mas não vai acabar, porque as ofertas que recebem por baixo do pano nunca serão descobertas.
      É mesmo uma questão de consciência e honestidade.

      Eliminar
    2. Ó minha querida Uva, "por baixo da mesa", "bolsos rotos" e o que mais lhe aprouver pensar, existiu, existe e existirá, certo?
      É por estas e por outras, que somos um país de merda. Tão pequenino, mas, de merda.´
      É intrínseco, faz parte. Ajuste-se. (estas porras consomem-me até ao amâgo, (nem sei se esta coisa de palavra leva acento, ainda. É que eu sou de ciências, perdoem-me).
      Não lute sem armas.
      Uma noite descansadinha, Uva. Ah, é verdade, e a sua gatinha? (É género feminino, certo?)

      Eliminar
    3. O Ney Mato Grosso cantava a musica ´por baixo do pano' e assentava aqui que nem uma luva.
      Âmago acho que leva acento no primeiro A. Aos poucos vamos entranhando isto.
      A Mequinha está radiante! Não a vê li enroscada no cachecol do Benfica, a cantar de boca aberta?
      (Está ótima, obrigada. ;)))

      Eliminar
  2. Mesmo na atual lei em vigor já é obrigatório. Com a nova lei será igualmente ignorada a proibição...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois também me cheira Cuca. Mas andam mais certinhos, mesmos descarados.

      Eliminar
  3. E disseste tudo. Gosto cada vez mais de vir aqui. Uma escrita oportuna e clara. Continua e não mudes por favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;)))

      Às vezes digo cada disparate, pah! Mas vou tentar manter-me assim. Obrigada por cá passares. Vocês é que fazem o blog.

      Eliminar
  4. Era bom que fizessem isto desde sempre. Mas, infelizmente, sabendo o que a casa gasta, sabemos muito bem que não vai ser uma mera lei que vai alterar os hábitos de alguns bloggers portugueses. Enfim! O que vale é que passados anos de se ser leitor, começa-se a perceber o que é publicidade e o que é genuíno.

    x
    www.whenyoudreambig.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,
      Sim,mas quando são bloggers que começaram do nada e de repente dão uma opiniãozinha discreta, ninguém diz. Depois é que vão por ali fora, mas às vezes fica difícil.
      A maior parte dos problemas da blogosfera é esse, umas defendem e outras atacam (a publicidade encapotada].

      Eliminar
  5. Blogger ganha mais por cada foto publicada no Instagram do que a maioria dos portugueses em dois anos

    Danielle Bernstein, de 22 anos, recebe cerca de 13.600 euros por cada foto que publica na rede social. O dinheiro vem de marcas que querem que os seus produtos sejam vistos pelo milhão de seguidores que a profissional tem.


    Autora do blog We Wore What, Danielle Bernstein publica várias fotos casuais dos seus coordenados no Instagram, com a descrição detalhada de onde o utilizador pode comprar as roupas e acessórios que enverga.

    O que os seus seguidores não sabem é que muitas dessas publicações são o resultado de negociações com marcas de moda e lifestyle. Nesses acordos as marcas pedem-lhe até que não inclua produtos de empresas concorrentes na mesma foto, ou mesmo noutros retratos naquela semana.

    E as marcas estão dispostas a pagar um preço alto por isso. De acordo com a Harper’s Bazaar, as marcas gastam mais de mil milhões de dólares por ano a patrocinar fotos no Instagram.

    No entanto, a quantia que as empresas pagam está diretamente ligada ao número de seguidores que o utilizador da rede social tenha. Quando Bernstein atingiu um milhão de seguidores ela deteve o poder de cobrar “uma maior maquia” de dinheiro por foto.

    Segundo a publicação, à data da entrevista, a blogger recebia entre 4.500 e 13.600 euros, aproximadamente e ainda não tinha atingido o milhão de seguidores. No entanto, esta estimativa poderia aumentar ou descer dependendo dos termos do acordo com a marca, como por exemplo se for um compromisso a longo prazo ou se for para publicar várias fotos na rede social. “Tudo é negociável”, afirmou Danielle.

    “Em média, se tiver centenas de milhares de seguidores pode receber entre 450 a 4.500 euros [aproximadamente] por publicação, mas se tiver mais de 6 milhões de seguidores, pode receber ente 18.000 a 90.000 euros [aproximadamente] por foto”, explicou a publicação.

    Apesar de Danielle não revelar o quanto recebe através do seu blog e das publicações patrocinadas no Instagram, ela admitiu que “o ano passado foi o mais lucrativo” e que “é mais do que eu jamais imaginaria [ganhar] aos 22 anos”. Danielle Bernstein adiantou ainda que “guarda” e “investe” e que está “a tentar ser inteligente sobre o assunto e a aprender com o caminho”.

    Recentemente, a blogger trabalhou com a Lancôme e a Virgin Hotels através da sua rede social. A marca de cosméticos publicitou a sua nova fundação, Miracle Cushion, e a rede de hotéis divulgou a abertura de uma nova instalação em Chicago.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas cá não acredito que se passe algo minimamente semelhante. Até porque tenho a sensação que muitas querem é fama. O reconhecimento social que parece tão importante a um certo tipo de tuga. Nem as pessoas são fanáticas ao ponto de seguir cegamente o que uma blogguer recomenda, para ser vantajoso para a marca, nem os plafons para publicidade são assim tão elevados.

      Eliminar
    2. Mas isso é porque ainda estamos a dar os primeiros passos e as bloggers que existem a fazer isso não têm capacidade para aguentar um público tão vasto. Vê-se bem que ao mínimo contratempo (haters) desfazem uma marca que levou anos a construir.
      Precisamos amadurecer mais e legislar sobretudo no que a aproveitamento de crianças (filhos) diz respeito.

      Eliminar
  6. Não sei como é que ainda existem pessoas que compram só porque a blogguer mostrou que os ricos filhos consomem e que lá em casa é uma alegria. Basta ver os banners para se perceber que tudo o que for marcas mencionadas é publicidade encomendada e paga. E o facto de mostrarem como algo casual equivale a passar um atestado de burrice ao futuro comprador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato. As pessoas não entendem e as bloggers abusam dessa ingenuidade. Acham que lhes abrem a porta de casa e mostram os filhos só porque sim e afinal aquilo é só um livro de memórias, só que não.
      Isso é das coisas que não consigo aprovar e a maior parte dos meus delírios contra bloggers é abuso dos filhos para fins pessoais (lembra-me sempre o pequeno Saúl que está na miséria com o tanto que ganhou) e publicidade encapotada de opinião.

      Eliminar
    2. Isso é q devia ser legislado. Se as criancas ainda n tem idade de decidir, em consciência, se querem aparecer, n apareciam. É q p mim aquilo n é equivalente a um singelo anuncio q meta miúdos, é todo um escrutínio da vida das criancas e uma exposição brutal.

      Eliminar
  7. Olá Uva,
    Portugal é bem capaz de ser o país que mais legisla a favor de proteção/obrigatoriedade de tudo e mais alguma coisa. Depois, é o campeão do não cumprimento.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TOP!
      Mas vamos com calma. Habemos Lei, só temos de esperar até produzir os devidos efeitos.

      Eliminar
  8. Se Habemos Lei já é um bom princípio, se vão fazê-la cumprir já é outra história. Se há coisa que acho triste é chico espertice e mania que os outros são todos burros e não vão perceber que estão a ser enganados. Talvez agora comece a haver mais cuidado ou se assumam de vez. A ver vamos :)

    ResponderEliminar
  9. Pois, e como é q sabem se a pessoa A ou B foi paga? (Especialmente em espécie)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabem...É tudo muito bonito no papel, mas na práctica é uma perda de tempo... Não só por isso, mas porque fazem-se as leis, mas não existe capacidade para controlar tanto blog e aplicar a lei.

      Eliminar