4 de julho de 2015

Blogo-Batota

(No DESblogue D´Elite de hoje)


Proibido não é! 
Na blogosfera como na vida não há proibições, mas tens de pagar um preço pornográfico que não permita, jamais, que o encantamento se quebre.
Este preço é o que te dá, entre milhões de blogs comezinhos, de má literatura, de má e inverosímil publicidade, a bóia, ou se quiseres, a superação, de todos os teus percalços, de todos os teus 'maus dias, 'maus posts' e 'respostas defensivas a perguntas simples' que põe a descoberto a tua batota.
É a qualidade e a verosimilhança que imprimes aquilo que vendes, que dizes, que apregoas, que publicitas, que finalmente te colocará acima de qualquer suspeita, de qualquer testa franzida, de qualquer desconfiança, livrando-te da culpa de que foste mesmo tu que cortaste a cabeça ao pobre cliente malvado, e que o colocaste dentro do rio, sem complacências,  com uma pedra presa na canela.
Onde é que isso se vende? Em que armazém posso eu encomendar a qualidade avassaladora que me permite seguir caminhando por cima das águas, enquanto os outros se afundam num mar de mentiras e batotas baratas?
Depende muito dos cúmplices que entendes contratar para manteres o álibi de te colocar dali para fora, de fora do crime que na verdade andas a cometer todos os dias, sobre a capa da qualidade que sabes bem que não tens.
Mas proibido não é!
A verosimilhança que tentas imprimir às coisas que diariamente te propões a partilhar, essa vontade cega que tens, e deves ter - afinal é um negócio - de persuadir quem te lê, e que somos nós todos, os do outro lado, os bons e os maus, tens de contar com isso, os leitores exigentes e os banais, os informados e os ignorantes, os curiosos e sábios e as debulhadoras que tudo engolem; tens de a saber merecer, porque de uma forma geral nós, os maus, desconfiamos muito das coincidências da batota encapotada, mesmo que a aceitemos como garantida em certos espaços, alguns até bastante competentes.
Acontece que toda a gente, pelo menos os minimamente evoluídos, sabe, não te iludas, quando vai ao teu espetáculo de marionetas, abstrair-se dos fios. 
Sabemos todos muito bem o que são marionetas e que estão presas por fios.
Proibido não é! 
Um espetáculo de marionetas é sem dúvida de grande perícia.
Não queiras é fazer das marionetas gente de verdade, não queiras é enganar o teu público dizendo que aquilo que vemos, os fios e aquela parafernália toda que tão bem montaste, são reais, porque se souberes imprimir uma qualidade, uma beleza, um cunho, ao teu Espetáculo de Marionetas, terás pessoas que embora saibam que aquilo não é real, saibam também com o que podem contar.
E o encantamento não se quebra.
Mas a blogo-batota está-te no sangue. Está no sangue de todos nós, na bloga como na vida. 
Mas se calhar já estava mais do que na hora de assumires que muito daquilo que apregoas está mesmo, mesmo, preso por fios.
E rematando metaforicamente, a boa literatura é disso um grande exemplo. Toda a gente sabe que a história não é real, que é totalmente ficcionada, que não há maneira de fazer corresponder aquilo à realidade, mas o livro é um best seller, vendido em todos os países, uma coisa muito boa.
Blogo-batota sim, mas com qualidade.
E onde é que isso se vende?


10 comentários:

  1. Às vezes, és mesmo a maior Uva. Sobre este tema, está aqui tudo dito, da melhor forma possível. Eu gostava de ter escrito isto.
    Continuação de um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clau!!!! Já estava com saudadinhas tuas! Andas desaparecida. Está tudo bem?

      Tu escrevias isto muito melhor que eu. Só não o fazes porque não queres. ;)

      Eliminar
  2. Quando a "coisa" roça no fundo e, ai que me queimei, todo mundo se cala e assobia para o lado. Que fantástico.
    Ando por aqui há pouco, mas o pouco já foi suficiente para me aperceber de certas manobras maquiavélicas. Não tenho blog, porque não. Ontem testei um blog que anda por aqui num verdadeiro alvoroço. Hoje, verifiquei que o teste que fiz conduziu precisamente ao que eu pensava. E sim, sou a Fernanda. Alguém se queimou? Ou o entusiasmo é tanto que nem dá para olhar para o lado?
    Um bom fim de semana, Uva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há manobras maquiavélicas em toda a parte.
      No meu caso ando há 2 meses para receber um biquini (ou então o dinheiro) e já enviei 50 emails e nada. E o site é assim qualquer coisa de muito maravilhoso, muito conhecido, muito blogger e tal, mas a verdade é que não funciona e só serviu até agora para me enervar. Fica a aprendizagem.
      Sobre o 'outro lado' sei perfeitamente do que se trata, é natural que esteja num alvoroço, e eu estou perplexa (e no caso sou a favor da blogger em causa) por saber que as pessoas são capazes de tudo por um par de cuecas de borla, inclusive meter crianças inocentes ao barulho. Uma vergonha!

      Eliminar
  3. Muitos dizem por aí que isto são só blogs (não concordo de todo) mas se isto forem só blogs como dizem, então é tudo marionetas, umas com fios, outras sem, outras são marionetas encapotadas que se aproveitam de isto serem só blogs para deitarem fogo aos fios, os delas e os dos outros e a tudo o que as rodeia, por isso, qual é a admiração? Isto são só blogs, pelos vistos vale tudo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazem um grande espetáculo mas depois não conseguem manter o boneco. Tristezas de quem anda a fazer a vida enganando os outros.
      Eu já ardi com 50,00€, mas ficou-me de emenda.

      Eliminar
  4. Desde que me divirta, eu leio... Sou uma marioneta que busca boa disposição.

    ResponderEliminar