16 de janeiro de 2018

UM LIVRO NOVO POR DIA [A Trégua - Primo Levi]

Sou muito suspeita quanto à obra literária do Primo Levi, porquanto sou desde há muito apaixonada pela temática do Holocausto.
"Se Isto é Um Homem" afigurou-se-me como o melhor livro jamais escrito sobre o tema, e o mais duro também, mais vivido, mais real, mais profundo e por isso mais conspurcador. Um livro que deveria constar das estantes de todas as famílias e, em algum momento das suas vidas, discutido à mesa, sem reservas, sem pejo, somente para se fazer o necessário dégradé entre aquilo que foi e aquilo que é hoje a vida, tão superlativamente diferente em tudo, até no sofrimento.
Relativamente a este que hoje apresento "A Trégua", ainda não o acabei mas já percebi que o Primo Levi não teve sorte nenhuma com o tradutor português para a Teorema: José Colaço Barreiros.
Um livro que poderia ser uma obra prima, perde-se numa tradução bastante sofrível, sem substância, sem que o leitor se sinta envolvido pelas palavras, e isso deixa-me muito mal disposta, porque se havia um escritor que sabia o que fazer com as palavras, esse escritor era o Primo Levi.
É pena.


5 comentários:

  1. Fico imenso tempo sem cá vir, e quando volto "toma lá com mais um livro para ires comprar!!!" Bolas! Bolas! Bolas! E bolas!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, a minha bola quero-a com creme!

      Eliminar
    2. Caro anónimo, sugiro então "Se Isto É Um Homem".
      "A Trégua" não dá tréguas na tradução.
      A ver se alguém se compadece do Primo Levi e lhe faz uma tradução em condições.

      Roger, bolas só na praia, e mesmo assim uma por ano!

      Eliminar
  2. (Estava a escrever e isto fugiu...)
    Dizia eu, se tens essa relação com o holocausto, tens de ir a Auschwitz e birkenau.
    Para mim ir lá foi a assim uma espécie de exorcismo.

    ResponderEliminar