29 de setembro de 2014

Sim, sim, já fui gastar dinheiro numa máquina de lavar a roupa.

Mas então estás felicíssima não é verdade? Já deste cabo do cesto da roupa suja, sua granda maluca, hem, isso é que foi, hã, um fartote de estender-apanhar-passar o domingo inteiro, uma maravilha, hum, conta lá?

Em primeiro lugar, não conheço ninguém (da minha classe social), que fique contente por gastar uma pipa de massa num electrodoméstico novo, seja ele qual for, a menos que sejam daquela seita perigossíssima que persegue pessoas, às vezes durante anos de seguida, para fazerem demonstrações das máquinas bimby.
Em segundo lugar, não conheço ninguém que goste de fazer o Caminho-das-Máquinas, ou o Caminho-para-a-Meca-das-Máquinas, com uma gaiata muito chata atrás, que me puxa continuamente a manga do casaco para falar sobre DVD´s de Esquilos, dias inteiros, como se pertencesse também ela a uma seita perigosíssima,  mas ia eu dizendo, não conheço ninguém que goste de andar para trás e para diante, numa loja apinhada de gente, tudo aos atropelos, aos encontrões, à cata de descontos igual ao IVA, borlas, barateiras e essas coisas que os pobres gostam, a olhar para um lado e para o outro, numa fila contínua de máquinas todas iguais, onde supostamente se deve escolher, com calma e consciência, o bom-bonito-e-barato, e não num espaço muito curto de tempo, porque a malta (da minha classe social) levanta-se tarde ao domingo e depois respira-se duas vezes e já são horas de almoço.
Em terceiro lugar, nasci indecisa, e quem nasce torto, bom, a minha mãe sabe esta lenga-lenga como ninguém.
Escolhi uma máquina que não gosto, com um preço que não gosto, de uma cor que não gosto, de uma marca que não gosto e com um prazo de entrega que não gosto.
Por isso não me venham aqui visitar nos próximos dias que eu vou estar muito mal disposta.

Mas agora a sério: as lojas de eletrodomésticos conseguem vender máquinas de lavar a roupa que só entregam 2 semanas depois da compra? 
Realy?
Desculpem lá, mas assim é fácil entender porque é que a economia não anda para frente. E nem para trás.
Igualzinha à fila para pagar. 
Assim de repente acho que me sentei para almoçar já passava da hora do lanche.

31 comentários:

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    1. Diz-me em que lojas compras, dir-te-ei quem és.
      RP - Sou uma saloia... vá diz lá.

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  2. Conselho de quem passou por peripécias mais ou menos idênticas num passado muito recente: vai a este site e pesquisa a marca e o modelo da máquina. Se encontrares mais barato (quase certo), podes anular a actual compra e encomendar... já não compro electrodomésticos em lojas físicas, não compensa em nada começando pelo preço:

    www.kuantokusta.pt


    Boa sorte!

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    1. Já vi tudinho nesse site e descobri onde é mais barato. OBRIGADA!
      Granda dica!

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  3. Uva, este fim de semana pensei em ti. Passei por uma loja que vende electrodomésticos novos mas para aí a metade do preço porque têm pequenos defeitos (normalmente são de exposição). Há uns anos a minha irmã comprou uma máquina de secar roupa ao preço da chuva porque a máquina tinha uma pequena mossa na pintura, de lado, num sítio onde nem se vê.
    Depois disso já comprou uma arca congeladora vertical (sem mossas, era só de exposição) e nunca teve problemas. Não há lojas dessas para as tuas bandas?

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    1. Assim de repente não estou a ver nenhuma aqui neste suburbio do fim do mundo. Mas na loja onde me deu o amoke, estava lá uma em exposição que era a que eu queria, e até tinha um risco de lado mas nada de mais, mas os gajos não faziam nem um tusto de desconto.
      Achei mal e acabei por não a trazer e calhando até vinham mais depressa pô-la cá a casa.

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  4. Eu fico possessa quando se me avariam eletrodomésticos porque não gosto de gastar o meu rico dinheiro nessas engenhocas sem as quais é bem verdade que não se pode viver. A minha maquina da roupa pifou no inicio do mês. Mas temos a felicidade de ter uma loja onde vamos aviar estas compras e onde não há chusmas de gente, onde os funcionários explicam com paciência e aconselham mesmo, onde a entrega é feita o mais tardar até 48 horas depois. Depois de penarmos em RP W e MM concluimos que não compensam as chatices todas e os atrasos todos nas entregas por um preço porreiro.

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    1. O pior são os meus horários. Chego tardíssimo a casa todos os dias. A estas horas pornográficas as lojas de comércio tradicional já fecharam e temos mesmo de comprar no hiper.
      Antigamente aqui ao pé de mim havia várias lojas desse tipo, mas fecharam todas. Todas.
      Pois possessa também estou. Foi um mês muito lixado para esta despesa adicional.

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  5. Solidariedade de quem teve de se enfiar na worten do colombo a um domingo, para comprar um esquentador - aquele modelo não havia em telheiras - e passou o fim de semana a duche frio. E a minha máquina de roupa anda com um pigarro que não anuncia nada de bom.

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    1. Ui. Eu acho que nesse caso nem ia trabalhar enquanto a água não estivesse a sair da minha torneira pelo menos a 35º. Ui ui.
      Sobre o pigarro, tens o meu chefe. Anda com o pigarro há 20 anos e olha, ainda é meu chefe...

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  6. Durante o último Inverno e sem saber o que fazer à roupa que nunca mais secava, tive, tal como a Izzie, de enfiar-me na Worten, não do Colombo mas do Vasco da Gama - venha o Diabo e escolha - para comprar uma secadora.
    A que eu queria só dali a quinze dias é que ma entregavam (nessa altura tenho a certeza de que já teria parado de chover) de modo que fiz olhos de Bambi ao empregado e trouxe a de exposição (que tinha sido lá colocada há dois ou três dias.
    Veio sem caixote mas IMPECÁBEL!

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    1. Eu não ando bem. Fui comprar a máquina num estado muito lastimável de TPM.
      Nem sequer coloquei hipóteses nenhumas, além de comprar uma porcaria qualquer.
      Quinze dias... tu nem me fales nos quinze dias.

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  7. Ohhh caragos! E quem te manda comprar assim já farta e cansada?!?!
    Eu vou aparecer de pezinhos de lã para ver a tua disposição...ehehehe!

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    1. Foi exatamente esse o problema. Farta e cansada.

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  8. Olá, Uva Enervada. O importante é saber se já pagaste, ou se pagas no acto da entrega.
    Se for no acto da entrega, menos mal que o problema cinge-se à demora, mas passado isso tudo bem e não se fala mais no assunto.
    Em todo o caso, paga depois da máquina instalada e de ter feito, pelo menos, um programa.
    Se já pagaste é que é pior. Normalmente o prazo de garantia de qualquer coisa acaba com o pagamento da factura.
    Se não pagaste e tiveres paciência para esperar mais um pouco, adia a coisa, vai ter com o teu marido e dizes-lhe que um corvo maluco com quem te cruzaste, te disse para lhe dizeres que experimente substituir o condensador electrolítico, colocado pela parte de trás da máquina, por outro novo, que deve custar para ai uns cinco euros que a máquina passa a funcionar como nova.

    Corvo.

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    1. Aquilo estava com a promoção dos 23% (IVA). Estava lá o suburbio inteiro a comprar plasmas e telefones, e eu fui-me lá enfiar. Escolhi mal e paguei. Depois de pagar e fazer o seguro disseram-me que entregavam em 2 semanas. Engoli em seco e vim-me embora. Furiosa.
      A minha máquina tinha 10 anos e queimou o motor. Sem arranjo.
      Mas vou lá outra vez a ver se consigo remediar.

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    2. Olha, Uva. Sem qualquer inerência de minha parte nos teus assuntos e só no intuito de te poder ser útil, uma vez que dizes que vais lá amanhã tentar remediar a coisa, por que não experimentas uma pesquisa ao goggle, “Reparações, máquinas de lavar”.
      Podes encontrar um perto de ti e teres uma agradável surpresa económica. Um motor queimado tem reparação. É só tirar os fios queimados e fazer uma rebobinagem ao induzido, acertar o veio entre os indutores, e já tá. Podes até entregar o motor avariado e receberes um reparado como novo. Bem negociado até te fazem a substituição.
      E em menos de uma semana tens o problema resolvido com menos de 100 euros. Até por metade se entregares o motor queimado.
      Boa sorte.
      Corvo

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    3. Sabes que mandei vir um técnico que me levou 50,00€ e disse que não tinha hipótese. Falou nisso de rebobinar, e até foi buscar um condensador mas não deu. Disse que não valia a pena que a reparação era mais cara que uma máquina nova. E a pessoa sabe lá se falam a sério.
      Esta malta diz que é experiente e tal, vinte anos disto. Mas conheces alguém assim mais capaz que deva chamar? Assim pela net ainda me enfiam outro barrete.
      Já sei que me devolvem o dinheiro. E vou fazer as coisas como devem ser feitas. Com cabeça.
      As pressas só dão em vagar.
      Rai´sparta.

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    4. Olha, Uva.
      Então e com cabeça, uma vez que te devolvem o dinheiro, que, aliás, nunca deverias ter desembolsado sem teres o bem em teu poder; mas uma vez que devolvem vai com calma à Rádio Popular, a maior e a mais fiável casa de electrodomésticos do país, além da mais barata, és atendida por gente honesta que te dão todas as explicações e até te aconselham o melhor para o teu caso, não necessariamente o mais caro; recebem a tua máquina e a nova fica-te muito mais barata.
      Atenção que nenhum particular interesse me move. Su apenas um cliente muito satisfeito dessa casa.
      Que tudo te corra bem.
      Corvo..

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    5. Foi nessa loja que adquiri a minha ex-máquina-nova. Fui muito bem atendida. Fui foi precipitada e comprei o que não queria, que eles saltam-nos em cima como cães, e depois o prazo de entrega um disparate. Não posso ficar mais duas semanas sem máquina, não é verdade?
      Vou avançar para o comércio tradicional. Ontem estive até à quinhentas de volta disto.
      Depois conto.
      Muito obrigada pela tua preocupação.
      Nós assim sem querer, nisto dos blogs, arranjamos uns amigos e pêras.
      Um abraço aqui da Uva.

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    6. Como referi no comentário anterior, deixei de comprar em lojas físicas, Worten e RP à cabeça. São lojas que praticam preços altíssimos, com margens de lucro enormes, e que nos iludem com as suas campanhas e descontos e o catano, que mais não são do que a mesma forma de enganar o povinho que acorre feito rebanho às lojas, literalmente se atropelando e ainda achando estar a fazer grandes negócios... Um exemplo concreto e real - A minha última aquisição foi um forno encastrável que custava, na RP, 600. Comprei na Redcoon por QUATROCENTOS (já com despesas de envio, tudo incluído)! Em uma semana (poderia ser muito menos dependendo do stock do artigo) tinha o forno em casa.
      Uva, como sabes, podes desistir da compra e devolvem-te o dinheiro - pesquisa no site que te indiquei e faz a tua opção, ainda gostava de saber, por curiosidade, as diferenças de preço...

      Continuação de Boa Sorte

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    7. Pois foi isso que vi. Preços realmente absurdos na diferença. Na loja tradicional é tudo muito mais barato.
      Vão devolver-me a massa toda.
      E nunca mais vou cair noutra.
      Assim que a coisa estiver feita logo digo o negócio que fiz.
      Um abraço.

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    8. Desculpem a insistência mas deixo os links, só para constatarem o que acabei de relatar:

      http://www.redcoon.pt/B370584-Siemens-HB74AS551E_Porta-Reclin%C3%A1vel


      http://www.radiopopular.pt/catalogo/detalhesproduto.php?idprod=34616

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  9. Seria bom se fosse possível até lá pedir uma demonstração de várias máquinas no local...

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    1. Demostrações gratuítas de um ano cada uma. Era o paraíso. E daí... passar todos os anos por isto...

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  10. Compre no comércio local!

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    1. Era o que devia ter feito. Mas ainda vou tentar.

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  11. Cara U., com 10 anos teve uma longa e próspera vida. Foi o mesmo ciclo de vida por estas bandas, aqui na estepe. Fiquei deslumbrado com as novidades. E, sim, infelizmente 2 semanas. Just in time dizem eles...

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    1. Um horror, esta coisa de não ter a roupa lavada.
      Ando para trás e para diante, ora leva ora trás, a caminho da casa da minha mãe.
      Nunca pensei que um dia também ela tivesse de lavar o cuecal e o meiol do meu marido.
      Nem ela...

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