31 de outubro de 2014

Halloween: trick or tretas?

Muito bom dia a todos, caros leitores, caros amigos e simpatizantes da Uva Passa.
Hoje trago-vos a interessante história de Halloween, de uma pequena mas tesa família do subúrbio, que também poderia ser a vossa, se os vossos pequenos dráculas, bruxas ou aboborinhas fossem colegas de turma da minha pequena fada dos dentes de vampiro.
Desde há uma semana a esta parte, que andamos de volta de capas de vampiro, de dentes de drácula, de cartolinas roxas para fazer chapéus de bruxa, de corninhos de diabo, de batons vermelhos como a Marilyn Monroe, de calças pretas, de ténis vermelhos e de tudo o que podem imaginar para o grande dia de Halloween, que é hoje.
Como podem imaginar, toda esta preparação anual, nos rouba parcos e preciosos minutos que temos ao final do dia para fazermos  as quinze toneladas de TPC diário (eu faço os de português, o pai os de matemática, enquanto a miúda dorme o sono dos justos) e por isso, esta tesa família do subúrbio, que aguenta com o mundo todo às costas e ainda alguns planetas, anda por estes dias pior que os zombies da nonagésima oitava temporada dos Walking Deads, quando só lhes resta  um pequeno cerebrozinho com perninhas e uma boca.
A professora pregou-nos uma trick e faltou (mais uma vez).
Quer isto dizer que todos os trinta e dois meninos, bruxinhas, vampiros e aboborinhas que pululavam a caminho da escola, com os seu fatinhos, com a sua alegria, um entusiasmo radioso, mostrando efusivos os fatinhos uns dos outros, e as mães, cansadíssimas mas igualmente contentes pelo resultado de tantos dias de trabalho, chegaram ao portão da escola e foram todos recambiados.

Se por acaso se encontrarem com três cerebrozinhos na rua, um deles com uma capa de vampiro, e lábios de diva, somos nós.
A voltar para casa.
É triste.

19 comentários:

  1. Vai à manif logo à tarde que pode ser que a encontres (ou não,,,)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase de certeza. E até lhe pregava uma partida, ou lhe dava uma dentada com os dentes da minha filha.

      Eliminar
  2. Com tantos professores no desemprego!!!
    Como é possível um ser humano deixar 32 meninos(as) assim, sem mais nem menos!!!
    Isto dá-me cá uns nervos!!!!
    Se é desilusão para os pais, que estão cansados, quase mirados, de tanto árduo trabalho, imagine para as crianças....

    ResponderEliminar
  3. Eu, se pudesse, passaria o dia a passear com os miúdos pelos shopping, devidamente mascarados. Deixá-los-ia ir almoçar onde quisessem e ainda iria com eles fazer "Doçura ou Travessura" às casas da minha rua e adjacentes. Mas isto sou eu que sou um coração mole que não suporta ver miúdos desolados por causa dos professores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas qual quê? Os pais vieram todos trabalhar e os meninos por aí ficaram onde puderam, com os avós ou com os vizinhos, ou sozinhos em casa, porque a professora, enfim....
      Isto é o mesmo que o Pai Natal não comparecer na data festiva. Não há presentes para ninguém..

      Eliminar
  4. Felizmente a escola do meu spiderman não fechou, mas assim que um doa colegas (não-mascarado) lhe disse que o spiderman não era fato de Halloween, deu para me orgulhar com a resposta:

    - Não é, mas alguém tem de salvar os meninos dos monstros.

    Ora toma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahahahaha muito bom.
      Os miúdos nestas idades são uma delícia.

      Eliminar
  5. era mais fácil pedir pão por deus....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois era, lembro-me bem.
      Recebia muita maçã e muita pêra...

      Eliminar
  6. Eu sei que é uma pergunta pseudo inocente, logo no dia de hoje. Mas será que não há um motivo plausível para a professora ter faltado? Por plausível, refiro-me a "saúde" ou imprevistos, não a manifestações. Não querendo justificar a sua ausência tapando o sol com a peneira, é de facto desagradável ter deixado os miúdos pendurados. Importante é que haja justificação real e credível para o ter feito, e logo hoje.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve haver, pseudo, deve haver.
      Espero que sim, porque se foi por uma reles dor de cabeça, acho cruel.
      Mas eu quero acreditar que sim, que faltou porque teve mesmo de ser.
      Mas é triste na mesma.

      Eliminar
  7. conheço escolas/agrupamentos, onde caso se verificasse uma ausência dessa natureza, nem que fosse resultante de um imprevisto mesmo, mesmo de última hora, as crianças iam ter alguém a abrir-lhes a porta, recebê-las garantindo-lhes o dia a que tinham direito. serão poucas, mas existem. eu conheço mesmo. é mesmo muito triste que não o possam ter feito.

    ResponderEliminar
  8. Mas não lhe disseram que o motivo da falta foi a greve da função pública? Provavelmente a professora até veio mas não havendo auxiliares a escola não pode funcionar. Na escola do meu filho são as auxiliares que fazem as greves e não os professores, esses cumprem o seu horário. Na escola do meu filho o ATL assegurou a permanência das crianças na escola agora quem não tem ATL é mais chato. Esta greve foi tão pouco divulgada que os pais foram apanhados de surpresa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma professora que se preze sabe a data exata da greve do seu sindicato ou da sua classe profissional. Uma professora que se preze sabe que as auxiliares da escola farão greve no dia seguinte porque sabem tudo da vida umas das outras. Uma professora que se preze, avisa os seus alunos que não vale a pena comprar a cartolina, fazer os pais ficarem até às quinhentas a fazer o chapelinho roxo de bruxa, gastar pipas em fatiotas e o diabo a quatro e depois, no dia da festa, dá de pinote e os meninos que se lixem. Todos e mais o Hallowenn que os pariu.
      Pronto. É isto.
      Lucia, desculpa. Não há pachorra.

      Eliminar
    2. Desculpa meter-me, Uva, mas sem quereres estás a dizer-me que eu sou uma professora que não me prezo, pois só ontem, quando saí da escola é que soube que a função pública, onde a minha classe profissional se insere, tinha uma greve convocada para hoje. Uma professora que se preze não sabe quem fará greve no dia seguinte nem eu sei tudo da vida dos outros na escola onde trabalho. Agora nem gostei e quem não se sente não é filho de boa gente.
      Continuo a achar que tens toda a razão em estar aborrecida, furiosa com a situação; mas alguns daqueles argumentos do comentário à lúcia100 são incorrectos.

      Eliminar
    3. Compreendo que te tenhas sentido com o meu comentário.
      Ele acabou por te atingir enquanto profissional. Não era a minha intenção. Não era sequer para atingir a classe, era para envolver a professora, esta professora, na situação que criou hoje ao faltar, no casao de ter sido devido à greve.
      Mas imaginando que era: a professora soube ontem à noite (admito) que iria haver greve de professores hoje, como tu também soubeste. Eu já sabia há mais tempo e não sou professora, mas estou ligada aos sindicatos. Dá-se o caso desta professora andar há uma semana com a treta do halloween, com a festa do halloween, e os miudos entusiasmadissimos com isso tudo e o dinheiro que se gastou e o tempo que se perdeu. Pois assim que soube da greve, mandou tudo para as ortigas e sem uma palavra (tem os e-mails de todos os pais), fez a greve (um direito seu que aplaudo de pé - por mim poderia fazer greve uma semana inteira, até duas) e deixou os miúdos todos mascarados às porta da escola.
      Não se faz. É feio. É cruel.
      Tem milhares de oportunidades de fazer greve, Para a proxima semana há outra e haverá mais cinquenta até ao final do ano. Podia ter feito um esforço. Não fez. Não faz mal. As ações ficam para quem as pratica.
      E no entanto, mais professores da mesma escola, concerteza também descontentes com a sua situação profissional, lá ficaram, a receber (neste dia) os alunos mascarados e felizes.
      Possivelmente ficarias tu também. Eu ficaria.
      Mas na verdade não sei porque motivos faltou ela. Se calhar nem foi pela greve. Teve problemas pessoais, talvez. Não a critiquei no meu post, só achei que foi azar para os miúdos.
      E eu abispinhei-me ali no comentário porque a Lucia100 colocou essa hipótese da greve.
      Se foi por causa da greve, fico zangada. Se não foi, fico também, mas ela não tem culpa. Fico zangada com a situação, mas olha, para o nao há mais.
      Um beijo.

      Eliminar