12 de dezembro de 2014

Welcome to the jungle!

Levanto-me da cama quase sempre às 7.30h.
Enquanto não me curo - coisa que parece suscitar a toda a classe médica uma esquizofrénica e insondável estranheza - o meu primeiro pensamento, ao acordar, é quase sempre seguido de um arrepio de frio. 
E, é só nesta situação muito particular, que me convenço que o frio pode ser psicológico. 
Podereis pensar que me deito nua, ou que travo longas e desordeiras batalhas noturnas com as mantas que me cobrem a silhueta, destapando-me, mas asseguro-vos que se há pessoa que se mantém imóvel e se acasalha até à testa, mesmo que no quarto se verifique uma canícula insuportável, essa pessoa sou eu, a Uva.

Mas como ia dizendo, que o post é sobre a sociedade atual, e não querendo afastar-me muito do tema, senão já se sabe, não tarda estou a falar sobre minhocas, eu até que gostaria de vos presentear com um post inteirinho sobre o meu acordar, numa dessas cozinhas tão brancas e luminosas que chegam a cegar uma pessoa, onde vos descrevesse uma Uva muito prazerosa, numa camisa de linho impecavelmente gomado, como se dormisse de pé, aquecendo as manitas e a alma num copinho de leite muito quente, que lhe soubesse pela vida.... só que não.
Há muito que me proibiram o leite e que o meu acordar é frio e desconsolado. Como um arrepio.
Engolir num copo odioso, meio litro de água fria, lá com um nível de PH que os médicos dizem ser mágico, e tragar oito ou vinte comprimidos, sei lá eu quantos são, do tamanho de caracoletas, é o mesmo que me prantar na varanda, descalça, acabadinha de sair do vale-dos-lençóis-polares para apanhar a orvalhada fedorenta do subúrbio.
E hoje.... hoje o arrepio foi mais intenso. 

Além de me encontrar gelada no espírito, e na garganta, e depois de engolido um mar de água (que por pouco não era salgada), secou-se-me a boca.
Na televisão, a imagem de um canil. 
A câmara, que filmava uma senhora respondendo a perguntas, focava ocasionalmente os olhos enormes e derrubados de um cão, suponho que abandonado.
- Sim, recebemos muitos animais abandonados. Mas o pior nem é isso. Veja que há uns meses atrás tivemos aqui uma senhora que nos adotou um cão. Voltou com o animal pela trela. Veio devolvê-lo. 
- Devolvê-lo?
- Devolvê-lo não é a palavra certa. O que me disse foi: desculpe, adoptei este animal aqui, mas como cresceu muito, vinha perguntar se podia trocá-lo por outro mais pequeno!

Levanto-me quase sempre às 7.30h.
Mas enquanto não me curo destes ANIMAIS, o melhor é ficar na cama.


Reflitamos.

12 comentários:

  1. Uvinha, sabes que há quem o faça com crianças, por que motivo não haveria de existir quem o faça com animais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei tão bem Mirone, tão bem... mas é que isto assim ao vivo e a cores, com os olhinhos do cão ali a olhar para mim, o tal que cresceu demais e já não serve... realmente são animais, grandes bestas, como diria o meu avô, quando se referia ao seu gado muar.
      Há gente para tudo.

      Eliminar
  2. Isto de confundir animais com camisolas, encomendas da Avon ou outras coisas que tais …. (espaço para preencher a gosto pessoal com um palavrão) …. Passa a barreira do mau-carácter e da imbecilidade gratuita!!! E a melhor palavra para descrever estas pessoas podia ser animal, se isso não fosse um insulto aos próprios Animais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente! Um insulto aos próprios animais. Esta gente é ignóbil. Achjo mesmo que ainda não inventaram uma palavra para este tipo de pessoas.

      Eliminar
  3. Esses é que são os verdadeiros animais.....

    Bom fim de semana :)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, às vezes apetece-me trazê-los a todos para casa... mas eu tenho consciência que não posso. Bastava esta capacidade de aferir o meio e as possibilidades que cada um tem de possuir animais, e metade estaria a salvo.

      Eliminar
  4. Chamar animais a estas bestas é uma grande desconsideração... o mais perigoso de todos os animais é o Homem, ou melhor... algum tipo de Homens que se julgam pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho visto este programa de manhã porque a minha filha é doida por cães e enfim, está hipnotizada. Chama-se Boing! e passa na SIC Mulher. Agora por alturas do Natal, já se sabe, enaltecem as adopções. Tenho visto cada coisa. No outro dia era um animal LINDO deixado preso na linha do comboio e que foi salvo por um triz pelo maquinista que ficou com ele... ó pah.., estupores.

      Eliminar
    2. Essa história que relatas é de um sadismo...crueldade pura. E não me venham com tretas que são pessoas com dificuldades, ou que por razões várias não conseguem manter os animais..isso é maldade de gente criminosa.

      Eliminar
    3. É gente BURRA. Não têm capacidade intelectual para mais.

      Eliminar
  5. Gostava de me surpreender com estas histórias de abandono e devolução (e não acontece só com animais). Mas os episódios já são tantos que nada ou pouca coisa me surpreende. Infelizmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é isso é que é assustador. Nunca devemos deixar que a repetição dos episódios lhes tira a importãncia. Deve ser antes um sinal de alarme.
      Eu fico cada vez mais surpreendida, porque deveríamos estar cada vez mais civilizados... só que não...

      Eliminar