23 de fevereiro de 2015

Dúvidas que me encanitam

a) 'O consumo de grandes quantidades de lactose aumenta as probabilidades de cancro no ovário; grandes quantidades de cálcio são um factor de risco para o cancro da próstata e também para a osteoporose (uma diminuição da massa óssea, que leva ao aumento do risco de fractura). Frequentemente, as investigações que apontam para resultados deste género fazem-no com base no consumo de três ou mais copos de leite por dia.'

b) 'Quem tem dificuldades de acesso a alimentos de qualidade não deveria prescindir do leite, que é um complexo vitamínico em forma de alimento”.

c) '(...) este é um dos grandes embustes do leite. A osteoporose pode ser combatida com exercício físico regular, vitamina D (através da exposição ao sol, por exemplo) vitamina K (vegetais verdes) e cálcio em quantidade suficiente.'

d) ´Há ainda uma questão importante: a proteína do leite é de grande qualidade. Tem todos os aminoácidos essenciais para o restabelecimento dos tecidos. Todos os dias, o nosso corpo se renova e as proteínas são fundamentais.'
In: Jornal Público de 22.02.2015 -  «O leite já não é uma vaca sagrada»
  
Afinal pessoas especialistas, em que ficamos? 
É que isto assim já não se aguenta... sobretudo se estiver tudo no mesmo artigo, cuja conclusão é ... nim.

(E depois há umas pessoas que fazem umas coisas, nomeadamente os artistas, que agarram no assunto e pimbas! fazem do leite aquilo que mais ninguém faz, e a isto, pois a isto ninguém se opõe.)















 Créditos da imagem e ARTISTA Aqui!

27 comentários:

  1. Já conhecia estas fotos, são brutais. Fui espreitar a galeria e uau!
    Quanto ao leite é uma questão dúbia, já li tanta coisa. Macaquito é intolerante ao glúten e à lactose, tivemos de retirar a lactose à imenso tempo porque lhe causava diarreias brutais. Em conversa com a gastroenterologista frisei essa questão e ela perguntou-me apenas se conheço mais algum mamífero que continue a beber leite depois de começar a alimentar-se com sólidos. "Dê-lhe bróculos, espinafres e os legumes em geral que têm todos os nutrientes que ele precisa e são muito mais saudáveis!!"
    Mas não deixo de ficar na dúvida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não quero nada influenciar as pessoas, mas eu deixei de beber leite vai para 4 meses... e ando a fazer uma alteração radical na minha alimentação. A ver no que dá...

      Eliminar
    2. Eu ter-lhe-ia respondido se conhece algum mamífero, tirando a humana, que quinze minutos após o nascimento não corra ao lado da progenitora fugindo ao predador.

      Eliminar
  2. O ser humano é o único mamífero adulto que consome leite e logo aí é possível tirar uma boa conclusão sobre o rumo da Natureza!
    O problema do leite é que quando as suas moléculas são decompostas servem para realizar funções essenciais ao crescimento muscular e ósseo, ou seja, resumidamente quando estamos a ingerir leite estamos a dizer ao nosso corpo que ainda não está completamente formado, o que é errado pois sendo adultos já temos todo o nosso corpo (ossos, músculos, tecidos,...) completos. Então pode haver "acumulações" desses componentes que vêm do leite e que formam aglomerados que podem vir a originar problemas cancerígenos.
    Óbvio que tudo isto é no consumo em excesso de leite, sendo que um adulto não necessita de todo de ingerir leite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo 100%
      Foi preciso ir a uma consulta com um médico especialista em problemas no aparelho excretor Coloproctologista (para despistar a IU) que me disse: Parar já! com o leite. E explicou-me tudinho desde o Paleolítico (eu sou loira e ele deve ter levado isso em conta) para eu entender. Acreditas que estou muito melhor?? Mas mesmo muito melhor?

      Eliminar
    2. Acredito, eu por questões de saúde não ingiro lactose seja no leite, iogurtes ou queijo, e não sinto mesmo falta nenhuma! O glúten é outro que não nos faz falta nenhuma mas que é bem mais difícil de eliminar da alimentação!

      Eliminar
    3. Já leste este?
      http://lifestyle.publico.pt/mitosquecomemos/326306_dieta-do-paleolitico-esta-na-hora-de-mudar-o-paradigma

      (Diz que tem base científica)

      Eliminar
    4. Uii a Paleo Diet, agora está muito na moda...mas não sou adepta de dietas extremistas! O problema dessas dietas é que inevitavelmente vão haver défices de nutrientes e para além disso sou também a favor do dia da asneira em qualquer dieta até para não habituar o metabolismo do corpo e para o obrigar a acelerar o metabolismo para queimar essas gorduras extras. Acho que uma dieta equilibrada passa por evitar a ingestão de alimentos processados mas daí a elimina-los completamente da nossa dieta parece-me exagerado!

      Eliminar
    5. Tudo o que é demais é moléstia. Já dizia a minha avó.

      Eliminar
  3. Se o leite me fizer ter o aspecto destas meninas começo já a beber litros dele! Praticamente desde o ano de idade que deixei o leite.

    Beijocas, Uvinha! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não tens já um corpo escultural???? Como assim não tens???
      Olha, bem me enganaste com essa carinha laroca hum, Maria...

      Eliminar
  4. Já agora e só p clarificar aqui um ponto, a lactose n é leite. A lactose é um açúcar presente no leite (só sei isto pq a minha cria é alérgica à proteína do leite de vaca, q é diferente)
    Retirar a lactose não é retirar o leite.

    E sim, tb acho q vivemos lindamente sem ele. E cada vez mais conheço pessoas q em idade adulta desenvolvem intolerâncias (mta dificuldade em digerir...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já larguei da mão. Faço praticamente 3 meses seguidos de praia, mais uns 30 kg de sardinhas assadas e caracóis, uns 20 lt de vinho e outros tantos de cerveja, acho que o leite só ia estragar... ;)

      Eliminar
    2. Ahahah parece-me uma excelente dieta, vá tirando ali as sardinhas, que no me gusta :)

      Eliminar
  5. Quanto menos melhor;) e os antibióticos e hormonas que as bichas comem para produzir leite!? isso obrigatoriamente passa para nós.

    Normalmente leite de soja, mas à procura de outras alternativas, pois a soja tem muitas "hormonas" e se de origem não geneticamente modificada pode mexer connosco...

    Qualquer dia não comemos, não bebemos e o melhorar é não respirar, mas vai-se tentando, nem 8, nem 80;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que já não dão antibióticos nas rações. Vi isso num documentário há pouco tempo.
      Mas há sempre gente a furar regras.
      Sim nem 8 e nem 80. Eu por exemplo sou incapaz de largar a paiola, o chourição, a entremeada, os piques, e tudo o que faz mal.
      Faço é um esforço para não me deixar engordar (já estou a apitar no 40 e enfim, já não emagreço facilmente) e para me manter saudável.
      Deixar de fumar foi o que fiz de melhor, agora falta-me o exercício fisico...

      Eliminar
    2. O exercicio é então a parte mais fácil;)

      Mas cuidado que às vezes também se torna um vicio, porque nos faz sentir bem física e psicologicamente:) (e não é mito, depois dos primeiros treinos)

      Eliminar
  6. Pois bem, aqui no meu palheiro (devia ter dito palácio, não era? mas olha, saiu-me assim), só se bebe leite sem lactose. Desde que se descobriu que o miúdo era intolerante à dita. Deixar de o ingerir por completo, é que seria difícil, já que o miúdo gosta daquilo à brava (ele é no nestum, é nos cereais, é com chocolate ou simples). Vai daí, que passámos todos a beber do mesmo (e olha que notei mesmo muita diferença, ao nível da intestinaria). Já o preço, é que é de bradar aos céus (o dobro, do normal). Vai daí, que aposto que as (magnificas) fotos, são com leitinho com lactose (e quiçá marca branca).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá em casa também toda a gente bebe leite.
      Ainda não estou preparada para retirar da ML e o rapaz, pois o rapaz já é crescido e não o posso obrigar às minhas loucuras de gaja ;)
      Mas sim, intestinos é onde noto mais melhoras.
      Realmente é mesmo. Não tem nada a ver. E estou muito feliz porque tive muitos anos muitos problemas.

      Eliminar
  7. Também li esse artigo, precisamente porque em agosto deixei de beber leite de vaca. E tudo o que seja sobre o assunto, chama-me a atenção. Iogurtes são quase sempre de soja. Só o queijo é que ainda não consigo deixar de comer, porque gosto muito. A verdade é que desde que risquei o leite, ando muito melhor.
    O próximo passo é a carne...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A carne...... a carne.... ai meu Deus. A carne de vaca só picada (tenho uma tara por carne picada), mas lá em casa é peru, peru, peru, peru, frango, franco, porco e coelho (raramente).
      Mas sim. Deixámos pela mesma altura e sinto-me bastante melhor.
      Avante!
      Soja usei ontem pela primeira vez na quiche... pela 1ª vez... não sei se repito....

      Eliminar
  8. :)

    Penso que também somos o único mamífero que consome chocolate negro.
    Só não somos os únicos no cocktail químico porque infelizmente o resto da cadeia alimentar também necessita manter o vigor.

    Então cara U.?! Outro post acerca de freiras malandrecas?! Ou serão arcanjos?! Sem óculos não vejo bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Penso que também somos o único mamífero que consome chocolate negro."
      Hahahahahahaha

      Este post só tem uma única freira non-malandreca que nem sequer bebe alcoól... muito menos agressivo do que o outro, não achas?

      Eliminar
    2. Please... que ninguém se lembre de fazer teorias sobre o chocolate negro :)
      P.s.- fui só eu que de repente fiquei comaágua na boca??
      AM

      Eliminar
  9. O operão LAC é indutor logo a sua estimulação leva á produção de determinadas proteínas que, poderão por sua vez, estimular outras proteínas indutoras de cancro.
    Na realidade não deveríamos beber leite, no entanto este assunto é controverso (apesar de já estar cientificamente comprovado), especialmente se houver interesses monetários.
    Em relação á osteoporose, como se sabe, consiste numa espécie de "rendilhado" nos ossos. Uma vez instalada, jamais se poderá recuperar. Nem que se beba litradas de leite, se tome cálcio etc...

    ResponderEliminar