11 de março de 2015

Então temos mais uma petição não é assim?

O Simba, um Leão da Rodésia com cinco anos, foi abatido a tiro com uma Flober, no domingo, por um caçador profissional.
Disse o caçador profissional - que naturalmente se recolheu à sua insignificância com medo da turba popular - ao dono do cão, que não o matou, que os tiros foram para o ar e que 'já o tinha avisado'.
Ora cá está! 
Como toda a gente sabe, em Idanha-a-Nova os cães falam e entendem muito bem o português, especialmente o português dos caçadores de animais, armados até aos dentes com ingénuas Flober´s, e será caso para dizer que este cão, o Simba, abatido a sangue frio por um vizinho que falava com ele, não morreu na ignorância.
Foi avisado.
E cai por terra mais um estúpido ditado: quem te avisa teu amigo é.
Isto seria verdadeiro humor inglês, se não fosse mais um episódio de paralisante terror português.

Mas vamos lá observar o reboliço que se gerou nas redes sociais, logo após o dono do Simba ter publicado o sucedido, na sua página da internet.
14 mil cibernautas partilharam entre si o macabro incidente, e outros tantos assinam por esta altura a petição 'Fazer justiça pela morte do Simba'.
Dos comentários que li, a grande maioria 'dava um tiro nos cornos do caçador', 1/3 'atavam-no nu a uma árvore, cobriam-no de mel e chamavam um urso polar', alguns 'pegavam fogo à casa dele e a toda a família', e um outro, muito imaginativo, 'enterrava o homem vivo, juntamente com o cão, depois do o queimar com ferros incandescentes'.
Os mais calmos assinam a petição e cumprem desta forma o dever moral para com o Leão da Rodésia e seus donos, lavam as manitas, e saltam para a próxima notícia.

Perguntas gerais:
- O que leva um caçador profissional, munido de uma Flober, a um domingo de manhã, a disparar contra um cão meiguinho, dócil e brincalhão, que ainda por cima fala português, sem motivo aparente?
- O que faz um cão de grande porte, possante, um Leão da Rodésia, solto, sem trela e sem açaime, a passear-se no terreno de um caçador profissional, munido de uma Flober, já depois de ter sido 'avisado'?
3 - O que fazem, julgam que fazem, ou pensam vir a fazer, em consciência, pelo Simba ou pelos animais em geral, as 10.725 pessoas que assinaram até agora uma petição on line? Não é tanto o que faz a petição em si, mas o que fazem efetivamente as pessoas que se mobilizaram a assiná-la on-line?

Perguntas particulares:
- O que faz um imbecil, que julga falar com cães, munido de uma Flober e de uma licença para matar?
- Este mesmo imbecil, caçador profissional, tem ele próprio cães. O que fará este imbecil aos seus próprios cães?

Micro-Perguntas:
Quando é que o meu país punirá, com a mesma justiça, o crime de violência (doméstica, animal e ambiental) vulgo, homens que batem em mulheres, pessoas que maltratam animais e pirómanos que nos destroem ano após ano milhares de hectares de florestas?
Porque será que o crime prescreve em Portugal?

Para quando um Ministro da Justiça com eles no sítio?

11 comentários:

  1. A agenda política não o permite, Uvita. Os defensores dos direitos dos animais já tiveram o seu "rebuçadinho" no ano passado, tão cedo não voltam a ter palavra na AR.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma pena sabes. Resolviam-se a grande maioria das situações que desgastam as pessoas.
      A violência deveria ser PUNIDA, assim como está nem cócegas fazem..
      Vergonha isto pah. Vergonha da minha cara.

      Eliminar
  2. Nem mais. As mesmas perguntas me assolam. Petição para se fazer justiça? Agora é à la carte? Escolhe-se a pena, etc, e depois faz-se em função do que a petição diz???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebo nada disso das Petições, mas acho que é mais lixo electrónico que outra coisa.

      Eliminar
  3. Enquanto o ordenamento jurídico distinguir pessoas de coisas e, nestas, incluir os animais, não muda nada.
    Um dia, alguém conseguirá a tripartição, e assim será.
    Não sei se depois não aparecem movimentos pró-planta, com os quais não sei se concordo, mesmo antes de se fundamentalizarem. É que, a seguir, aparecem os pró-célula, e isto nunca mais acaba.
    Mas eu punha, claramente, a fasquia nos animais, em termos legislativos, se pudesse (com rigorosas excepções para as pragas e animais perigosos).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos muitíssimo atrasados em matéria de direito penal. Mas um atraso que nos custa milhões todos os anos, já para não falar na revolta que se vai juntando nos corações das pessoas visadas.
      Acho indecente um imbecil destes ter cães e licença de porte de arma.
      Pelos comentários nas redes sociais, qualquer pessoa com dois dedos de testa percebe que de entre 10 milhões de portugueses, só 100 deviam ter esta licença.
      Eu não quero ofender ninguém, e sei que há caçadores que são uns doces de pessoas, e nem é das pessoas em si que falo, mas nutro um profundo desprezo por essa atividade desportiva chamada caça.

      Eliminar
    2. Agora é que puseste, verdadeiramente, o dedo na ferida (salvo seja): a grande questão é a da idoneidade para trazer uma arma na mão, e não já tão-só o resultado dessa detenção. O monstro matou um cão, podia ter calhado numa pessoa, ou tão somente no carro do vizinho. A gravidade do resultado é que agrava a actuação dele. Mas essa actuação nem sequer ocorreria se fosse menos fácil obter a licença de porte de arma neste país.
      ~
      Por outro lado, é muito grave e muito sério o que se passa nas redes sociais. Não é por acaso que eu não pertenço a nenhuma. Prefiro viver na ignorância do que "se passa no muno" do que ficar contaminada por justiceiros do calibre desses que descreveste.
      Aqui, onde tu e eu gravitamos, já existem fenómenos suficientemente preocupantes para ainda me ir meter numa lama mais suja :(

      Eliminar
    3. Ui! E que lama. Os jornais on line estão cheios dessa gente podre nas caixas de comentários.
      Mete medo ao susto.
      Por mim porte de arma era 0. Mas isso sou eu. Crente.

      Eliminar
  4. Concordo com tudo o que escreveste e só comento para dizer que se tivesse lido isto primeiro noutro sítio, ia ficar cheia de pena do bicho porque já sei o que a minha casa gasta e tu puseste-me a rir pela forma como abordaste o assunto. (Metade do país deve dedicar-se à caça, pelos vistos, com tanta gente a ter licença de porte de arma).

    ResponderEliminar
  5. Eu sou uma das que assinou. Não assinei para ser mais um número, assinei porque quero acreditar que o senhor vai ser multado, vai ser castigado. Imagino isso com os meus cães, e nem saberiq o que poderia fazer. A verdade é que o meu cão foi atacado por outro, esteve mal e o dono do outro nem um "desculpe" me disse. Se acho que ainda estamos muito atráss nas leis sobre animais? Acho pois, mas se ninguém fizer nada nunca mais avançamos.

    ResponderEliminar
  6. Tanta lei de caca, tanta discussão na AR, tanto tempo perdido com merdices e isto é uma anarquia total...

    ResponderEliminar