10 de março de 2015

Estamos entregues à bicharada

O advogado de Sócrates, João Araújo, já tinha revelado a existência de uma página no FB de acesso restrito, frequentada por juízes e procuradores do Ministério Público, onde José Sócrates era achincalhado. 
O caso não foi desmentido e surge agora numa revista social. Os posts transcritos na revista mostram que há juízes e procuradores com falta de bom-senso, que cultivam o ódio a um cidadão que está detido e sobre o qual estão obrigados a ser isentos e imparciais. A impunidade que os autores destes textos demonstram é um escândalo. Como acreditar que estas pessoas têm capacidade e estatuto para julgar cidadãos?

Visto aqui!

Com sete letrinhas apenas, se escreve a palavra JUSTIÇA.
Sete.
Letrinhas.
Apenas...

Vi agora que a palavra Bufo leva apenas quatro, mas cheira igualmente mal.

25 comentários:

  1. Isto é uma estupidez. O grupo, que conheço, é privado, só se entra por convite. Portanto, é como se de conversas privadas se tratasse. E como escreveu o outro, os juízes são seres humanos. Sim, também se fazem piadolas sobre política e futebol. Não se anda sempre ligadinho à ficha a dar a palavra aos Sôtores. São hu-ma-nos. Não robôs. E ainda bem. Eu não gostaria de apanhar um juiz frio e robê pela frente... Isto está a ficar parecido ao 1984....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto não foi uma estupidez. Foi um bufo!
      Foi um bufo amigo do cidadão Sócrates. Foi um bufo que quis que o cidadão Sócrates tivesse consciência que os Magistrados que o punem são iguaizinhos à oposição ou piores.
      A estupidez não á a página de FB para os senhores magistrados brincarem e soltarem umas larachas.
      Aqui a questão é: quem não quer ser lobo não lhe veste a pele.

      Eliminar
    2. As conversas desse grupo nunca deviam ter chegado aos olhos do público, tal como nunca deviam ter chegado o conteúdo de umas escutas a Sócrates, no âmbito do processo do sucateiro Godinho, Armando Vara e J.Penedos, entre outros, onde ele (Sócrates) também não "elogios" a diversas figuras públicas.

      Eliminar
    3. É um regabofe.
      Já ninguém dá crédito a ninguém e a confiança nas instituições é uma anarquia.

      Eliminar
  2. Se os magistrados cumprirem as suas funções com imparcialidade, se não transparecerem os seus ódios e paixão, não me choca que em privado, num grupo de amigos, se façam piadolas e que algumas sejam de mau gosto. Todos nós, entre amigos, já o fizemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, somos livres para o fazer, sim, comentar e fazer piadolas. O anonimato nas redes sociais está aí a comprovar que toda a gente o faz. Assim transpareceram os ódios ao homem. Estalou o verniz.
      Tu sabes a minha opinião sobre o caso Sócrates. Sou contra a prisão preventiva do homem.
      Mas que está aqui em causa é o público saber destas palhaçadas e aumentar o seu grau de confiança na justiça que já de si está nas ruas da amargura.
      A frase aqui é: não havia necessidade de enchovalhar por tão pouco a profissão. Bom senso.
      Nunca vi médicos a dizer em páginas de facebook que o homem que operaram ao coração hoje de manhã cheirava mal dos pés.
      É um exemplo estúpido, mas é o que me faz lembrar.

      Eliminar
    2. Nunca viste os médicos "dizer em páginas de facebook..." porque ainda nenhum se "descoseu" como aconteceu ao membro do grupo privado dos magistrados.
      Que este episódio é muito infeliuz, é. Que em nada contribui para dignificar a imagem da justiça e dos magistrados, muito provavelmente também não.
      Mas seria ingeniudade a mais acreditar que estas piadolas não se fazem.

      Eliminar
    3. Claro que se fazem. É um escape até, sobretudo para profissões tão formais, mas a realidade está pasmada no que escreveste: Que este episódio é muito infeliuz, é. Que em nada contribui para dignificar a imagem da justiça e dos magistrados, muito provavelmente também não.

      Eliminar
  3. Pessoalmente n acho q um grupo no FB seja propriamente comparável a uma conversa circunstancial entre amigos durante um jantar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem anda à chuva molha-se.
      Não foi bonito.

      Eliminar
    2. Em sendo verdade não foi nada bonito!
      O q digo é que percebo p argumento de todos terem dto a uma opinião q partilham "entre amigos" mas acho q criarem grupos de FB para rasgar o homem é capaz de ultrapassar o "opinião dita entre amigos" mm q aleguem ser posteriormente imparciais.

      Eliminar
  4. Uma página de FB de acesso restrito. Ora parece-me um grupo privado. Assim como um email que se envia para vários amigos.
    Vai daí, que juízes, procuradores ou trolhas, todos eles têm direito a opinião própria, piadas de caserna ou tiradas filosóficas. Não interessa desde que os julgamentos sejam imparciais, desde que as decisões sejam baseadas em factos e não em emoções.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois têm, pois têm. Mas com decoro e cuidado, que é para não acontecer esta palhaçada que foi uma espécie de feitiço que se voltou contra os feitiçeiros.
      Todos temos podres, mas não há necessidade de manchar as instituições. É a única coisa que nos resta.
      Já toda a gente sabe que o MP e a PGR detestam o Sócrates, mas assim ainda dão mais razão ao homem quando dizem que é uma cabala.
      Não digo que não o façam, mas pelo menos honrem a sua profissão e a sua hombridade enquanto profissionais.
      A bufaria é deprimente. Ainda foi pior a bufaria que o caso.

      Eliminar
    2. Isso mesmo, a bufaria incomoda-me mais do que as conversas que se tiveram naquele grupo de FB.

      Eliminar
    3. Mas é normal criarem grupos no FB para falarem mal de outros??? Sou eu q estou desactualizada?
      Epa, q o façam enquanto jogam golfe ou jantam é uma coisa, mas criam-se grupos no FB p isso???!!!
      Eu com as minha amigas crio grupos p partilhar fotos das nossas crias...

      Eliminar
    4. Eu não tenho nenhum grupo de FB, tenho a minha página normal, só, nem percebo muito bem como funcionam, mas o que se diz é que é um grupo a que só se acede por convite e que só os seus membrtos podem ver ou comentar.

      Eliminar
    5. Faço parte de vários grupos temáticos no FB. Um desses grupos chama-se Alentejanos no Facebook.
      Nunca falámos ali mal de nenhum nortenho ou lisboeta. Fala-se bem da terra e só!
      Agora um grupo de FB só de juízes e Magistrados do MP criado para achincalhar o Sócrates parece brincadeira de crianças.

      Eliminar
    6. Exacto!! É isso q tb acho. Não considero mto normal juízes e magistrados criarem um gripo para isto.
      É como digo, que falem mal durante jogo de golf, uma jantarada, um copo em casa duvidosa...mas um grupo no FB!
      É mm isso, parece coisa de garotos.

      Eliminar
    7. E é!
      Tanto é que um até se bufou.
      Acontece amiúde. Quem brinca com crianças acorda mijado.

      Eliminar
  5. Resisto a avaliar a justiça pelo que no face se passa
    Mas, de facto, a justiça é uma desgraça
    Não, certamente, por isso
    Que por aí aparece escrito


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A justiça está entregue a Juízes que se divertem no fazebook a falar mal do presso 44.
      Tudo normal no reino de chocapic.

      Eliminar
  6. Mas o q me espanta mais (independentemente de criticar o "bufismo") é haver quem ainda se meta a jeito desta forma. Pessoas, teoricamente, instruídas e com conhecimentos. Nos dias que correm ainda há quem meta coisas destas por escrito em pagina da net?
    É mm estar à espera q lhe venham morder no rabo, não é?

    ResponderEliminar
  7. Sabes o que realmente me chateia nisto Uva. É que eu gostava que os seres que estão nos tribunais para julgar os outros, para aplicar a justiça, fossem seres superiores, que as pessoas que estão nos tribunais no estrado mais elevado, fossem muito melhores que eu, muito melhores que todos nós os outros, ó pá, a segurança que isso me dava. Afinal, há lá uns que confundem uma sala privada no FB, com uma sala lá na casa deles, há uns deles que pensam que uma sala privada no FB é mesmo privada, logo eles que deviam saber que não, que não se deixam rastos daqueles escritos, não quando são magistrados, não quando sabem que na profissão deles, todo o cuidado é pouco, que aquilo da mulher de César se lhes aplica na perfeição. Bolas! nós, no fundo, sabemos que eles não são superiores a nós, que somos todos humanos e por aí fora...mas também não era preciso que afinal alguns deles fossem estúpidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É precisamente isso Claudia, é a de nos fazerem perder a confiança nas instituiçõe que eles representam, que NOS representam em última instãncia.
      Aqui trata-se de elevar a instituição e a justiça acima do individuo comum que é um Juiz, é o de elevar e munir, dotar, de confiança aquilo que eles representam.
      E o que no fundo me entristeçe é que afinal é tudo erva rasteira e estarem lá aqueles ou os imbecis da Casa dos Segredos a julgar cidadãos, é exatamente igual.
      Calhando também comentam no Blog Azul.
      Calhando ...

      Eliminar