10 de março de 2015

São rosas meu Senhor, são rosas...

Lembro-me bem desse quente mês de abril, quando o denominado (por mim) processo 'corta-Relvasgate' atingiu o seu momento épico, e Relvas quase morreu pela insanidade política de um camarada-amigo, um demónio à solta pela nação, um vira-casacas.
Nuno Crato, homem de fortes convicções políticas, mas de pouco rasgo intelectual, alegando possíveis abusos no processo de obtenção do prefixo 'Sôtor' resolvia enviar o processo de licenciatura de Miguel Relvas para o Ministério Público - decisão da qual se irá arrepender a-m-a-r-g-a-m-e-n-t-e, numa altura que lhe será ainda mais amarga a lembrança, que tu podes fugir mas não te podes esconder, e o Ex-Sotôr Relvas, agora só Miguel, sabe bem o que fizeste em abril passado, nos idos de 2013.
Mas vamos ao que interessa.
No presente ano, e ainda agora começou março, já se anteveem muitas e cobiçadas notícias de abertura, dessas que ocupam as televisões meses de seguida, só para a malta não se encanitar com o real problema  que lhe vai estalar em cheio na ventas, aquando da chegada da 1ª prestação do IMI.
Mas também não me alongo neste tema. Lá chegaremos caros leitores. Não quero excisar já, esta que será mais uma das minhas ereções blogueiras.
Falo pois, retomando aquele abril, das novidades já vestidas e engalanadas para formal apresentação nos meios da confusão-social, pelo Ministério do Corta-Relvas.
E perguntam V. Exas., caros leitores, que novidades serão estas, que a nossa mais nobre e oleada 'máquina de bricolage´ e a que melhor prepara os nossos alunos para trabalhos 'em casa', vai oferecer aos seus pupilos mais lindos?
A Uva esclarece, porque a Uva é sôfrega por censurar, deplorar e punir, tudo o que se lhe assoma vil. 

O adrenalínico Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, resolveu juntar-se a uma mesa para garatujar um Relatório.
Um relatório... 
Abolindo pontualmente a sua ronceira profissão, juntaram-se para dar uma ajudinha ao Pedro, coitadinho, desmemoriado e sem cheta, para ver se homem sai da cepa torta e traz mais algum investimento a este pobre país de pobres.
É uma revolução meus senhores!
Tempos excitantes, estes.
Assim de uma penada, e de mão beijada, o Pedro pôde vislumbrar, pela mão de grandes mestres Reitores, a possibilidade de mais de um milhão de licenciados pré-Bolonha regressar às cadeiras da Universidade, para beneficiar da grande oportunidade de passar quase diretamente ao mestrado, sem passar pela casa da partida, isto é, sem regressar ao ponto zero, e encher novamente as Universidades de outra coisa que não sejam moscas.
Mas, infelizmente, como é tudo neste país, dos dois contos não se livram os pseudo-mestres, não, que para serem mestres (de obras) têm de se chegar à frente com a maquinaria pesada, que é como quem diz, com a gravilha, com o graveto, e pagar 6 meses ou mais de propinas, duração prevista pela nobreza reitorícia para terminar o mestrado dos licenciados que já são mestres sem certificado.
E os mestres serão doutores, e o céu é o limite.
Tempos excitantes estes! E que novidades!
Voltam os licenciados às Universidades, pagando vil metal, porque vamos lá ver, isto de ter lá andado 3 + 2 anos PAGOS! não valeu de nada, e águas passadas não movem moinhos.
O grande Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, vem pois, dar-nos a possibilidade de pagar 2 vezes a mesma formação.

E correm os burros atrás de um tubérculo.
E diz o Senhor ao jumento:
- Não são tubérculos, burro, são rosas!  
Eu nós a ver que não. 



7 comentários:

  1. Eu, que nem tenho muitos cabelos brancos (apenas porque os pintei há coisa de duas semanas), ainda sou do tempo em que os mestrados e doutoramentos representavam uma especialização, um aprofundamento de conhecimentos em determinada área...

    Dizem que a cenoura faz bem aos olhos, não é? E em terra de cego quem tem olho é rei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E são cara Mirone, e são.
      Mas neste país tudo serve para extorquir o Zé povinho e enganar a Europa com números faraónicos de mestrados e doutorados, que injustiçam que lá andou a fazê-los segundo as regras do passado.
      E contra mim falo.. que tanto jeitinho me dava agora um mestrado para florir o meu CV... mas não vou pagar 2 vezes a mesma formação. Temos pena.

      Eliminar
    2. Ainda aqui há uns anos tive colegas a quem foi dito q tinham excesso de habilitações p os cargos (tinham mestrados, daqueles à séria, dos antigos).

      Eliminar
  2. Cara Uva,
    Pois que está encontrada a cura, para qualquer polidepressão. Ainda haverá traçadinho?
    Bom dia,
    Outro Ente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ente, traçadinho não sei, mas a cada dia que passa me encontro mais deprimida...

      Eliminar
  3. "albarda-se o burro à vontade do dono", ou ainda, "sou doutor ou não sou doutor?" (Vasco Santana em Pátio das Cantigas). e por aqui me fico.

    ResponderEliminar
  4. Bom, já que andei a "esfalfar-me" toda para fazer o mestrado como manda a Lei, será que agora me dão o Doutoramento.
    É que se se pode tirar a licenciatura na farinha amparo porque não o doutoramento ou o mestrado.

    ResponderEliminar