25 de maio de 2015

Claro que fui ao Museu dos Coches! Era de borla!

No sábado resolvi levar a pequena (e o grande) ao novo Museu dos Coches.
Sim. Estavam filas intermináveis mas a certa altura lá nos organizaram e ficámos todos à sombra. Se estivemos 45 minutos à espera para entrar, foi muito.
Não valeu a pena.
O edifício está inacabado. Aliás, tudo está inacabado naquele projeto, inclusive os miolos dos que pensaram transformar aquilo no Museu dos Coches.
Não existe verba para terminar a ponte pedonal que liga o novo museu à zona ribeirinha e o mais engraçado é que a inauguração se fez sem se preocuparem com a identificação do espólio.
Fui pela primeira na minha vida visitar um museu, e já calcorreie milhares e milhares quilómetros de  museus e exposições, caramba, sem ter ficado a saber o nome da peça, de que ano é, de quem era, quem a utilizava e para quê. Incrível.
É simplesmente decadente inaugurarem assim um espaço. É como ir ao Louvre e não saber onde está a Mona Lisa porque, olha, que pena, não está identificada.
O espaço em si, pois, mais do mesmo, um autêntico armazém de legumes muito parecido com o M.A.R.L. de Loures. É um espaço grande, amplo, cheio de luz natural, mas é só isso, um grande pavilhão branco dividido em duas partes por montras iluminadas, e inacabadas, que expõem o trajes dos cocheiros e afins, estes sim, identificados com papelinhos escritos com coisinhas do tipo: 'Estes sapatinhos eram do senhor que levava os cavalinhos.'. Não era tanto, mas o investimento na identificação destas peças ficava a este nível de interesse.
A luz que aquilo tem é impressionante, claro, Lisboa é luz, mas as janelas têm de estar todas fechadas porque coches com 700 anos (digo eu que não sei quantos anos têm) calhando não se dão muito bem com a luz.
Não percebo.  A luz maravilhosa que entra por ali adentro vinda do espelho do rio, e que podia ser aproveitada para as artes que necessitam de luz para se afirmarem e imporem, põe antes a descoberto num punhado de monos com rodas, que são o ex-libris em matéria de museus em Portugal - e ninguém nega a sua beleza- mas que requerem reparações urgentes para serem apresentadas ao público daquela maneira tão exposta.  
As características do novo museu obrigam a uma reparação total do espólio, e diz quem sabe, que isso representa um investimento ultrajante para o qual não existem verbas, além de totalmente desnecessário tendo em conta que o antigo edifício era afinal o mais indicado para aquele tipo de exposição. 
A minha alma está (cada vez mais) parva. Com os artistas (e tão bons) que temos, a morrer de fome de exposições e de partilha, e ali um edifício maravilhoso, super central, super turístico, super super, e foram logo enchê-lo de coisas velhas que ainda por cima já estavam bem instaladas na vida.

É assim o meu Portugal, e não é só nos museus, infelizmente, mas em tudo.
A antiguidade é um posto insubstituível e por isso é que temos a taxa de desemprego jovem no estado em que a temos, a delinquência a trepar para cima de nós com facas e ferros por falta de ocupação dos miúdos, e uns iluminados, quero dizer, uns queimados da cabeça, resolveram utilizar um espaço que respira potencialidades, para instalar os coches que as princesas e as madames (que já na altura ninguém as suportava) usavam para fazer afrontas de riqueza ao povo.
Descobriu-se a cura para o cancro. Só temos uma injeção. Vamos dá-la ao Manoel de Oliveira.

Deixo umas fotos para abrir o apetite, mas cuidado, como não sabemos o nome das peças, vejam lá se não comem o gato pela lebre.
E o dinheiro que esta gente gastava só por motivo de aparências?
É incrível como tudo permanece igual. Continuamos os mesmo atrasados de sempre.






A Uva já tinha botado faladura sobre o tema aqui, e não foi bonito.

9 comentários:

  1. Eu até andava com vergonha de achar que só eu é que não atribui assim tanto valor a um monte de coches.
    Sinceramente, conhecia o antigo museu e não achava assim nada de mais. Ok, são giros e então? Vê-se uma vez, está visto. Não sei se este museu vai ter interatividade (quanto a mim, imprescindível) ou algo como um centro de interpretação. Se for só assim para ver os transportes de suas excelências agora num espaço modernaço não contem comigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pérolas a porcos. E que porcos. Gordos que nem, fartinhos de comer.
      Não há paciência para este ataque constante à nossa cultura.
      Aterraram ali com o coches e pronto.
      Está uma bela MERDA!

      Eliminar
    2. Eu sou a favor de museus, história, preservação e conhecimento.

      Mas não assim minha gente, não assim.

      Eliminar
    3. Ai não mesmo. Aquilo é desolador. Desolador.
      Estou desólé!

      Eliminar
  2. "Continuamos os mesmo atrasados de sempre."

    Continuamos?

    Nós? Nós, quem?

    ResponderEliminar
  3. Nunca fui e ainda bem pelos vistos :)

    ResponderEliminar
  4. é o brilho, é o ouro, é o barroco num país de bacocos.
    Bom dia, Uva.

    ResponderEliminar
  5. ah, as vantagens de morar no norte (interior) e raramente remar a sul...
    como diria o Professor Marcelo de um dos seus livros, 'está muito bonito'
    deviam fazer um com guilhotinas...

    ResponderEliminar
  6. Sou arquitecta com mestrado em museologia.
    Lágrima de sangue: é o que tenho a dizer.

    ResponderEliminar