6 de maio de 2015

Qualquer dia faço um blogue


Numa dessas entrevistas, perguntaram-lhe porque escolheu não ser uma figura pública.
“Talvez por qualquer desejo neurótico de intangibilidade”, respondeu. E ainda que o anonimato lhe permite maior liberdade, livra-a de qualquer espécie de auto-censura. “Escrever sabendo que não vou aparecer produz um espaço de absoluta liberdade criativa.” Talvez esteja aí a génese de uma escrita tão limpa quanto furiosa, “brutalmente honesta”, quase sempre sobre mulheres em situações limite, desapontadas, marcadas por um passado de que não se conseguem livrar, a viver momentos de paixão ou abandono; uma escrita capaz de descrever o asco que tantas vezes faz calar quem o sente e baseada numa premissa: a de que se a realidade permite a mentira, a escrita não.


Na verdade hoje é isto que sinto. 
Neste trecho de prosa que fui encontrar nas deambulações internáuticas à procura de Elena Ferrante, tive um momento patológico muito comum nos leitores: a 'leitura identificatória'.
Não é segredo para ninguém que não há pior inimigo da Liberdade do que o escravo feliz.
E eu estou feliz aqui no Uva, que estou, mas a linha estreita-se e não posso negar, que por vezes me sinto uma escrava feliz, porque de certa forma perdi uma boa parte da liberdade para escrever o que gosto de escrever, e talvez me tenha transformado num bagaço mal amanhado porque me escuso muitas vezes de fazer certos malabarismos com as palavras por causa da chamada responsabilidade moral, mormente a que se encontra prevista no Código do Trabalho, da Família e dos Amigos.
Confesso que gostava mais de mim quando podia ser mais eu, isto é, quando podia ser totalmente sincera na escrita, sem impor limites à minha criatividade, opinar sem mais, sem barreiras psicológicas, sem aquele espelho dos outros que sistematicamente me perguntam: aquilo hoje era para mim?
Não, não era. Era para mim, posso? 
Não posso, porque ninguém está imune à leitura identificatória. 

E tudo isto me inquieta.
E sou bem capaz de começar isto tudo de novo.

17 comentários:

  1. O espelho que são os outros pode ser também uma janela se lhe retirarmos o nitrato de prata :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu escrevo sob um pseudónimo. Há tempos publiquei um post sobre esta questão. Se estiver interessada, pode ler aqui:
      http://notasdecha.blogspot.pt/2015/04/miss-smile.html

      Eliminar
  2. A ver se eu percebi bem: a Uva Passa está a defender o anonimato? É isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a dizer que anonimamente se consegue a absoluta liberdade criativa.
      Ser criativo não é ser malcriado e rude com e para os outros, é poder escrever o que sentimos em nós próprios sob a influência dos outros sem sermos identificados socialmente e particularmente com isso.
      Não sei se me faço entender.
      O anonimato vil é absolutamente execrável se quer a minha opinião. Esse anonimato ao qual se refere na tentativa vã de me pregar uma rasteira, não obrigada!
      O que eu digo é escrever sobre nós, sobre o que sentimos, despir a alma, isso é que anonimamente é muito melhor.
      O Uva não é anónimo há long time ago, e não deixei de escrever tudo o que penso dos outros da mesma maneira, mas já não digo tudo o que penso de mim.
      É este anonimato que falo.
      Não o de andar nos blogs a incendiar caixas de comentários sob anonimato.

      Eliminar
  3. Escrevi depois de ler-te.
    Compreendido!

    ResponderEliminar
  4. Uvinha, tu solta lá esse schhhhh que há em ti! (Mas se criares outro blog, avisas aqui a gente, avisas?)

    Compreendo muito bem o que dizes, muito bem, arrependo-me um bocado de não ter sido logo de início a Maga Patalógica, não achas que ficava gira? só que nunca pensei vir a ser lida por "tanta" gente, a sério que não. ("tanta" nem todos os dias atinge 3 dígitos, mas ainda assim...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Soltarei sempre!!
      Talvez faça outra coisa, talvez acabe mesmo o raça do livro.
      Maga patológica era mais giro. O Blog Patológico. Hum?
      3 dígitos é muito bom Susana. Muito bom. Aliás tens aqui uma fã, como sabes.

      Eliminar
  5. Se eu tivesse um blogue não dizia a ninguém, calava-me bem caladinha, o blogue seria o meu espaço de liberdade para dizer tudo o que me apetecia, como me apetecia, como faço quando comento, da mesma forma que as pessoas próximas sabem que eu gosto e acompanho alguns blogues, mas não lhes digo quais, é um prazer meu, uma coisa minha e uma pessoa tem direito a ter as suas coisas sem ter que andar sempre a anunciá-las ao mundo que a rodeia, porque, lá está, mais tarde ou mais cedo isso vai acabar por limitar a nossa liberdade e ao limitar a liberdade rouba o gozo em igual proporção, ou pelo menos, eu penso assim. Tal como aquela coisa dos blogo-amiguinhos ou blogo-inimiguinhos, passado um tempo uma coisa que era um exercício de liberdade, (de liberdade de quem sabe viver com ela, ou seja, desta forma que tirei de uma resposta tua a um anónimo, "não é ser malcriado e rude com e para os outros, é poder escrever o que sentimos em nós próprios sob a influência dos outros sem sermos identificados socialmente e particularmente com isso.") passa a ser mais uma prisão cheia de limitações. Giro mesmo, acho que é ter um espaço onde somos nós sem amarras e pelo caminho encontrarmos outros que se identificam e passam a acompanhar-nos e nos seguem também desamarrados e livres, seguem-nos por gosto, para mim, esta é, a principal magia disto, mas eu não tenho blogue e portanto estou para aqui a dizer coisas sem conhecimento de causa, é o que eu penso vendo do lado de fora.
    Se este é um espaço para seres saudavelmente livre, se começares a limitar-te, vais deixando de gostar disto aos poucos, acho eu. Se perderes seguidores e visualizações, perdeste, o que é isso comparado com a liberdade de dizeres o que te apetece? sabes aquela música "It's my party and i'll cry if i want to, cry if i want to..." pois, é o TEU blogue Uva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Uva Passa,
      Andaria por aqui, embora tenha um blogue.
      Beijos,
      Outro Ente.

      Eliminar
    2. Querida Cláudia. Eu gostava muito de ver um blog teu.
      Tenho a certeza que ia ser assim mesmo em bom. Tens muita qualidade de escrita e tens uma cabeça muito boa. Boa mesmo.
      O blog é meu, mas já foi mais meu. Agora já é mais vosso que meu.
      Um dia faço um só meu e não digo a ninguém. Mas o Uva vai andando. Tenho muito orgulho neste bicho.

      Querido Ente.
      O senhor é um bálsamo, sabe?
      Um bálsamo.

      Eliminar
  6. Concordo Uva, com o tempo vão-nos identificando e descobrindo, uns dizem-no, outros não e acabou-se a liberdade criativa. Há muito que tive de mudar os temas, a escrita, as opiniões, nunca se sabe quem nos lê e quem nos conhece e como nos interpretam... Podes fazer outro blogue mas com o tempo vai sempre para ao mesmo. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai dar tudo ao mesmo. Right! Já me descobriram a careca, agora se fizer outro não conto a ninguém, nem às paredes confesso!

      Eliminar
  7. Talvez sem deixar este, começar outro e deixar-nos algumas pistas para podermos passar por lá, mesmo que seja sem sabermos quem é o seu autor...

    ResponderEliminar