29 de junho de 2015

As coisas que a Uva descobre inusitadamente #4

O meu pai é uma bomba relógio.
Dizem que sou herdeira dele e por isso tenho medo.
Mas tenho um medo muito corajoso, um medo que se põe ali a tremer de frio - mas que mesmo assim sai de casa em mangas de camisa -, só para mostrar a depilação aos pelos do peito.
É um medo pequenino mas muito estúpido, porque se fosse pequenino e inteligente, pequenino mas rebitezo, há muito que me tinha imposto a regra mais elementar da alimentação e quiçá fosse agora uma pessoa mais saudável.
Mas não sou, e a culpa também é minha.
Sendo herdeira de uma carga demasiado perigosa para andar a brincar com o fogo, e já se sabe, se o rastilho dá em rabiar por ali fora, soltando chispas como fazem as mulheres muito zangadas, pum! junto-me ao meu pai e aos seus 3 AVC, e lá andamos os dois, muito loirinhos, muito branquinhos, a tomar catrefadas de comprimidos para alargar as veias, cheiínhas de sal grosso, como se veste às sardinhas.
E por pensar que já não vou para nova, e que o sal é inimigo do insonso, ando agora numa fona a tentar desintoxicar-me deste vício malinoso, que tic tac tic tac tic tac me faz pulsar nas veias um sangue demasiado grosso, à espera do momento certo para me por a boca como o linguado.
Mas deixar de comer sal é quase tão difícil como largar as drogas duras.
E ando muito pendurada, porque a comida não me sabe a nada.
Bom.
Fui então ao LIDL fazer umas comprinhas  e aproveitei para comprar o café (Ristretto e Viola)  - maravilhoso pah!!! obrigadinhos, sois as melhores -,  e o que é que eu lá vi? 
Alface Iceberg (coisa mai linda da sua mãe, onde é que eu andava que nunca tinha comprado isto) e Joghurt Dressing para vestir a respetiva alface, que coitadinha, vem ali muito carente das suas folhas exteriores.
M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!
Perfeito para substituir o sal, o demónio branco, a tortura chinesa, e dar um sabor super leve à salada.
Guardei a azeitunça e a vinagrunça e toca de derramar este néctar dos deuses, esta maravilha das maravilhas sobre a minha salada verde. Eu que detesto molhengas fabricadas, esta superou a expetativa.
1 Euro. É mais cara a alface do que o molho!
Querem melhor?



47 comentários:

  1. Mas isso substitui no sentido de ser realmente mais saudável ou não tem sal mas depois tem 1001 coisas que mais valia estar quieta? É que ando com o mesmo problema, quero alterar alguns hábitos alimentares progressivamente e a questão do sal vem logo assim no topo (ainda só substituí pelo sal marinho, queria mesmo este reduzir), mas quando vou a ver os rótulos é uma miséria. Um pouco como a açucar vs adoçante. Se puderes ajudar aqui a freguesa, sou capaz de ir dar uma espreitadela a esse molho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu não sabes a miséria que para aqui vai nesta minha vida. Eu como sal às colheradas. Pepino com sal, tomate com sal, meto sempre sal em tudo, e na alface é o desvario. Estou mesmo a rebentar.
      O molho não sabe a sal. Deve ter outras porcarias, que tem, de certeza que tem, mas sal não tem, porque é totalmente insonso.
      E sabe bem como tudo.
      A ver se vejo o rótulo com mais atenção. Pode estar ali disfarçado e às vezes tem e não damos por ele, mas comparando ao que costumo usar, acredita que é uma grande, grande redução.

      Eliminar
    2. Eu sou como tu...não tenho historial de AVC na família mas tenho noção que isso não me protege de nada. Geralmente às refeições eu adiciono sal fino à comida porque o que me chega ao prato sabe-me sempre a pouco... metemos menos sal quando está na panela por causa do nosso filho e achei que isso me ajudaria a entrar nos eixos mas dou por mim a acrescentar depois no prato o que vai dar ou mesmo ou pior... Quero ver se me inteiro mais de alternativas com diferentes especiarias (ainda há dias vi uma receita de batatas fritas no forno só com especiarias que dizem ser muito boa, a ver vamos) porque por vezes vamos ao sal de imediato por hábito e desconhecimento do paladar de outras misturas igualmente saborosas. Agora diminuir sal para consumir carradas de produtos artificias é que não...

      Eliminar
    3. Pois, isso é que não tem interesse nenhum. Eu não uso molhos em nada. Nem maionese, nem ketchup, nem nada. O molho que gosto é o azeite e a manteiga, e os refugados, de resto coisas assim em pacotes, nada. Nem no Mac Donalds gosto dos molhos e peço sempre sem molho. Mas na Alemanha eles só usam isto, o molho de iogurte, e comem salada a toda a hora. Experimentei lá e gostei e depois encontrei no LIDL. É muito bom e não sabe a sal, mas é preciso ver melhor o rótulo.

      Eliminar
    4. De qualquer das formas deixo-te aqui um link de vários temperos para saladas, alguns deles não incluem sal, como o de iogurte e pelo menos sabemos o que estamos a meter lá dentro ;)
      http://www.bonduelle.pt/reportagens/336-temperos-saladas

      Eliminar
    5. Eu adoro sal, desde catrai. Qd era miúda e ia à mercearia comprar sal p a minha mãe, misteriosamente o pacote furava-se sp :) true story
      O gajo lá de casa discute imenso cmg por causa do sal...

      Eliminar
  2. Não sei se estou a dizer o óbvio mas vê a composição porque pode ter mais sal do que o que usavas na salada...?

    Quanto ao sal na comida é algo que tem que ser gradual. Vai retirando aos poucos, de semana a semana colocas cada vez menos e vais ver que nem notas muito a diferença, no final estás a consumir muito menos sal e quase nem dás por isso.

    Cuida-te em quanto é tempo e lembra-te que tens uma menina que precisa de ti por cá!

    D.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é D. Tens toda a razão, mas é um vicio mesmo grande.
      Eu pequena comia o bacalhau salgado, coisa muito comum no Alentejo, e depois aquilo vai-se entranhando e é um vicio difícil de deixar. Comida sem sal, blhéc, não me sabe a nada.
      Mas é uma estupidez mesmo grande, porque o sal mata imensa gente, e eu sei disso.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Eu sei que sim. É um vicio e um hábito bastante enraizado na nossa cultura (é a "punheta" com bacalhau ainda salgado - que eu também adoro - é o pepino cortado ao meio com sal grosso, são as sandes de coirato...). Infelizmente a genética já é propicia a isso e a nossa alimentação não ajuda. Perdi um avô sem quase ter a oportunidade de o conhecer por causa disso e esses hábitos quase levaram também a minha avó... o colesterol alto, a diabetes e a hipertensão são o meu "património genético" e tenho um medo "do caraças" deles. Até porque vejo que nem sempre a alimentação ajuda em tudo, há vulnerabilidades genéticas que estão lá...cabe-nos a nós tentar minimizar as mesmas.

      Eu percebo que a comida sem sal pareça que não sabe a nada. É que não sabe mesmo enquanto o nosso organismo não se habituar à falta de sal [É como o açúcar e os doces]. Às vezes ajuda colocar um pouco mais de piri-piri, malaguetas ou outro tipo de especiarias, tendo também cuidado para não estar a substituir o sal por outra coisa pior...

      PS: Lembrei-me agora que existe um sal sem sódio (acho que é bonsalt ou algo do género) que dá sabor mas sem os malefícios do sal. Foi recomendado/prescrito à minha sogra recentemente porque ela é viciada no sal (faz a comida extremamente salgada e nem nota) e está com graves problemas de saúde à conta disso. Não sei se será totalmente livre de "maleficios" ou se só lhe foi recomendado por ela exagerar mesmo no sal mas não há nada como pesquisar um pouco ou até perguntar a algum especialista :)

      D.

      Eliminar
    3. Bonsalt (http://www.bonsalt.pt/)
      Granda dica!!!!!!!!!!!!!!!!!! O SITE DIZ MONTES DE COISAS!
      Fui ver e afinal o sódio é que faz mal e uma amiga disse-me que estas dor estranha nas pernas que eu tenho, assim ao nível da pele, parece que doi quando carrego, é da retenção de líquidos provocada pelo sódio.
      Vou já comprar!
      OBRIGADA!

      Eliminar
  3. Coentros ou aipo na sopa, substituem em muito o sal. Têm um sabor muito forte, quase não é preciso temperar.
    E é ir retirando aos poucos. Eu também sei o que é gostar de salgar a comida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro coentros. Fazem-me muito bem. Curam as infeções. É horrível salgar a comida. Salgo tudo no meu prato. Vem a comida para a mesa e pimbas, já estou de sal em punho antes mesmo de provar.
      Já toda a gente sabe deste mu 'problema'. Avisam-me mas eu não ligo muito, mas tenho de ligar.
      As azeitonas é outra parvoíce. Houve uma altura em que era capaz de comer 100 de seguida (e não estou a mentir) das mais salgadas que possas imaginar.

      Eliminar
    2. Ahahahahahah n tou sozinha. Ando numa luta cmg mm, e, mm assin, qd dou por mim já tenho o saleiro na mão, e ainda nem sequer provei... Ahahahahahah (rio-me p n chorar)

      Eliminar
    3. Isso para o coração é pior que os amores não correspondidos. Rebentam uma rapariga toda!

      Eliminar
  4. Desde que os miúdos começaram a comer comida de gente e como não tenho grande paciência para cozinhar, optei por temperar muito pouco a comida e fazer o mesmo tacho para todos. Para mim agora é difícil comer comida com muito sal e eu adorava tudo bem temperado. Não te rales, quando menos esperares, já estás desabituada do sal. Atenção aos produtos processados, uma grande parte dos alimentos processados que comemos contêm glutamato monossódico que serve para acentuar o sabor dos alimentos e isso é um verdadeiro veneno. (Só sei estas coisas todas desde que macaquito ficou de dieta farto-me de falar com médicos e de fazer pesquisa.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Glutamato monossódico? Ai credo, tenho de ir ver se isto tem ou não.
      Andar a fazer 'publicidade' a veneno de ratos é que não.

      Eliminar
  5. 1 Portion (25 g)
    Brennwert:
    116 kJ
    Kalorien:
    28 kcal
    Protein:
    0,6 g
    Kohlenhydrate:
    2,8 g
    Fett:
    1,5 g

    ResponderEliminar
  6. O que eu sei é que cada vez estou mais fã do LIDL.

    Essa alface eu já conheço e ando sempre à procura, nos EUA usa-se muito a Iceberg e eu adooooro por ser estaladiça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É TÃO, MAS TÃO BOA! Descobri há pouco tempo. Dura imenso tempo no frigorífico porque fica ali apertadinha. E é como dizes, super estaladiça e saborosa. Estou fã!
      Esta custou 1.60€.
      O ALDI também está a ganhar pontos. Tenho um novo perto de casa e agora vou lá de vez em quando.

      Eliminar
    2. Ultimamente as minhas compras são feitas entre o ALDI e o LIDL, aliás iogurtes ultimamente é só mesmo no ALDI. Continente ou PD só em casos em que não haja mesmo nos 2 primeiros.

      Eliminar
    3. No Jumbo também vendem Iceberg ;) quanto ao sal, nada que umas ervinhas (tomilho, manjericão, oregãos, coentros...etc) não substituam! E muito versáteis, vão bem com carne, peixe,massas, eu fiquei fã :) pois confesso que também abusava do sal; por ex as batatas fritas já não ponho sal, apenas oregãos :)

      Eliminar
  7. Glutamato de sódio é o sal sódico do ácido glutamâmico. Até aqui, relativamente pacífico. Como sabemos o ácido glutâmico é um aminoácido não essencial. O problema é que este produto é processado, logo são adicionados intensificadores de sabor que, as nossas papilas gustativas adoram , os nossos neurónios enviam a informação e as sinapses ficam todas contentes e a bater palminhas. Todos os alimentos processados são, de facto, veneno para roedores. Melhor era, Uvita, usares azeite balsâmico, vinagre e bastantes aromáticas que disfarçam muito bem. E não estou a dizer isto porque sou fanática pela alimentação saudável. Digo porque sei. Bom agora vou almoçar (almoço tarde para poupar no jantar ) uma feijoadinha de choco com umas gambitas. Comida saudável e não processada. Abracinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.bonsalt.pt/rotulo.html
      Aqui diz como ver o rótulo para saber o que tem ou não o sódio/sal.

      (O que eu gosto de choco e gambinhas....)

      Eliminar
    2. Opá mas se me tiram o sal...deixei o tabaco (pelo puto, admito), dizem-me q o Gin tem resmas de calorias (bem como o vinho)...bolas, o que vem a seguir??!! :)

      Eliminar
    3. Vinho podes beber bués! Dizem que emagrece e que desentope a canalização interior.
      Eu é resmas de copos de vinho. Não dou à conta de comprar vinho lá para casa. Desaparece tudo.
      (cof cof cof) Estou um nadinha alcoólica, mas os AA têm um método muito bom.
      Em setembro abrem as inscrições. Queres que marque uma cadeirinha para ti?

      Eliminar
    4. Canalização interior???????Muito bom????Eu uso flor de sal,e muitas ervas aromáticas!!! Já experimentou cortar um tomate e em vez de sal, um fio de azeite, manjericão, ou orégãos????

      Eliminar
    5. Querida Uvita, não vou entrar por um campo altamente especifico, penso até que nem terás interesse. Os processados tem sempre sal, não há por onde. O sal existe sob variadíssimas formas, não é só o sódio que é sal. Aliás, para ser mais precisa, o sódio não é sal se não estiver ligado a outro elemento químico, vulgo, cloreto de sódio. O potássio se ligado a outro elemento também é um sal. As nossas céluas tem umas maquinetas chamados canais iónicos, por exemplo a bombas de sódio, potássio, protões etc.... Esses canais permitem que a célula execute o transporte desses elementos intra e extra celular e, é aí, que pode ocorrer graves problemas porque tanto o excesso (ou deficit) de sódio como o excesso de potássio e,e,e,e, alteram as concentrações dentro e fora da célula e essas concentrações têm de estar equilibradas. Alterações neste equilíbrio provoca problemas de contraturas musculares, entre outros e o coração é um musculo e o primeiro a ressentir-se.
      Vê lá é se o sal sem sódio tem muiiiittto potássio.

      Ó pá desculpa lá esta "coisa" tão comprida.

      Eliminar
    6. Ai Fernanda, agora é que me baralhaste. Então se tem muito potássio para compensar a falta de sódio também faz mal?

      Eliminar
    7. Yap, mas não penses muito nisso. A minha filha que já é grandinha cada vez que se senta á mesa traz o sal refinado, independentemente de estar tudo bem condimentado. Eu tiro e não deixo. Ponto. Há uma aromática no Lidl, que eu nem conhecia e não me lembro o nome, que está escrito no involucro, que substitui o sal. Vê se encontras, ao pé das frutas e legumes. É de envasar. Não tenho grande taras por sal mas também não gosto de comer comida deslavada e desde que comecei a utilizar mais as aromáticas noto bem a diferença. Por exemplo, nas saladas ponho mengericão, tomilho, coentros,tomilho e orégãos. E não são demais. Fica muito bem.

      Eliminar
  8. Vou experimentar! Obrigada pela dica.
    (Já que escreves tão bem, permite-me que escreva que "AVC" (siglas ou acrónimos) não tem plural. ;) )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora sou eu que agradeço a dica!
      AVC não tem plural, pois não tem não senhora.
      Obrigada e já corrigi.

      Eliminar
  9. Eu habituei o meu paladar. Fui colocando cada vez menos sal na comida e agora não me custa. :)
    Essa alface... adoro alface. Tenho de experimentar. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há no LIDL e no ALDI e chama-se alface Iceberg. É ótima.
      Não tens cá as folhas murchas e amarelas e rijas que nem pau. São sempre tenras e ao mesmo tempo estaladiças. Estou rendida. E para cortar é um espetáculo. Passas a faca e já está.
      A bicheza não entra ali dentro pelo que é meio caminho andado para não trincares um caracol sem casa, daqueles castanhos que também adoram alface. Blhéc.

      Eliminar
    2. Hum, vou ter de indagar isso da alface.
      Epá, essa coisa das ervas é mto bonita, q é. Eu por exemplo, amo coentros, meto em resmas de coisas, mas mm assim o sal tb tem de lá estar.
      Mangericão, excelente! Mas se leva tomate, leva sal :)

      Eliminar
    3. Faça separada. Alface para um lado e tomate para outro. Tempere igual.

      Eliminar
  10. Alface iceberg? Uva, ouvi da boca de James Oliver, o tal rapaz dos tachos ingleses, que é melhor a nossa do quintal. E agora? Que novidade. Espero não ofender o propósito da escrita de hoje.
    Boa semana. Bem temperada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa do quintal é boa, que é, pois então 'não havéra de ser'!
      Mas esta é sempre estaladiça e muito doce. É como se fosse só a parte de dentro da nossa.
      Não ofendes nada, ora essa!

      Eliminar
    2. Por acaso não gosto dessa alface. É tara minha. Não gosto, mesmo.

      Eliminar
  11. Já vi aqui escrito duas vezes "Mangericão" mas escreve-se Manjericão!!!!

    ResponderEliminar
  12. Cá em casa somos fans da tal alface iceberg!!
    Agora o que quero saber mesmo é... qué lá isso do café Ristretto e Viola??? É do Lidl? Dá para as máquinas Nespresso? É que já comprei o do Minipreço, quando li por aqui, e gostei bastante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este: http://www.lidl.de/de/bellarom-espressokapseln-viola-10er/p172313
      e
      Este: http://www.lidl.de/de/bellarom-espressokapseln-ristretto-10er/p108396

      São do LIDL e dão para as máquinas Nespresso. Algumas meninas aconselharam. É muito bom, saboroso, eu gostei. O do DIA roxo adoro e tem uma coisa a favor, não tem aquela espuma toda. O do LIDL tem espuma, mas o sabor é mais potente. Comprei agora uns quantos e como tenho ido lá mais vezes (ando a descobrir o LIDL) calhando mudo de vez para estes. O preço é 1.19€. O site é alemão pelo que é mais caro.

      Eliminar
    2. Obrigada Uvinha... quando for ao Lidl, compro para experimentar.

      Eliminar
  13. Xina pá! O bom de vir atrasada é ler os posts e os comentários, fica-se com as dúvidas todas esclarecidas. O molho de iogurte já conhecia pois já viajei muito para a Alemanha e países nórdicos, comi lá muito disso e ficou-me o gosto de ir ao Lidl e Aldi à procura de algumas coisas que lá comi. Primeiro fazia o meu próprio molho de iogurte, mas depois descobri esse. Adoro! E spatzle? Comeste lá? Gosto tanto, vou sempre ao Aldi comprar, assim como outras coisas que só se encontram nesses dois hiper. Sal, ponho pouco na comida, o pessoal cá de casa é que vai sempre buscar sal extra. Mas é uma questão de nos irmos habituando se assim o quisermos. Boa sorte nisso e cuida-te.

    ResponderEliminar
  14. Não há nada que substitua o sal e que não faça mais ou menos o mesmo mal. Mas abusando de outros condimentos, de preferência naturais (como ervas aromáticas) a comida não fica (tão) deslavada! Há um truque para intensificar o sabor do sal, tanto em saladas como na carna, no peixe e nas massas (no arroz, purê, e assim, nem por isso): o limão. Muito sumo de limão misturado com um bocadinho de sal, intensifica-lhe o sabor. Para quem gostar de agri-doce, açucar e vinagre também "imitam" o sal (mas qual faz pior? o sal ou o açucar?)

    ResponderEliminar