22 de fevereiro de 2016

A alegoria da caverna



A cultura do medo. A ridicularidade a tomar conta de tudo.
Escondam as crianças, guardem as mulheres, porque 'quadrilhas' de pedófilos andam à caça de mulheres com filhos que postam no Facebook.
Que mais nos vais acontecer? Seremos uma humanidade de totós, responsáveis por criar filhos ermitas, fechados em casa a apodrecer os neurónios com imagens da vida em vez da vida real. Voltámos a Platão e aos homens das cavernas, presos e obrigados a olhar para as sombras alegóricas que decidimos impor a nós mesmos. 
Pedófilos? 
Os pedófilos estão quase sempre dentro das nossas casas, das nossas cavernas, na família e nos amigos. Saiam de casa com os vossos filhos, fotografem-nos bastante, e metam TUDO no Facebook. De certeza que os pedófilos terão muito poucas oportunidades de abusar deles, porque verão, no mínimo, que as crianças que vêem agarradas às sua mães em fotografias numa rede social, estão muito bem acompanhadas por elas, felizes a tirar fotografias.

12 comentários:

  1. Nem sei o que te diga Uva. Também fui desafiada para isso e não participei. Várias foram as razões mas a principal foi que ambos os meus filhos já são adultos e nunca me iriam perdoar, nem eu, por expor a privacidade deles quando eles proprios não o fazem nos seus murais....
    Continuo a achar que cada um é que sabe de si e mostra o que quer como quer, mas depois não venham com mimimis que o face isto e as pessoas aquilo, bla bla bla whiskas saquetas.
    Beijinhos Uva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora cá está! Os seus filhos já têm uma opinião. E como sabe que provavelmente não iam aprovar, não arrisca. Mas as crianças que ainda não têm tanta idade, a meu ver, têm o mesmo direito. Não é por não terem noção do que se está a passar que devem estar privadas dele. Quando crescerem e forem de idade, aí sim, escolhem se querem ou não se expor. Como, quando e em que forma.

      E ia participar no desafio com que intuito? Para que servem as fotos de tanta criança? Há algum prémio? Vão sair na revista Maria? :D
      O que a motiva, o que a faz sentir vontade de mostrar aos outros os filhos quando todos têm filhos para mostrar? É vaidade?

      Eliminar
  2. Eu diria q a visualização indevida começa-se por evitar tendo uma boa restrição ao acesso das mesmas. As minhas coisas são p os meus amigos verem, vá e alguns conhecidos. Bem sei, uma vez na net, para sp na net e ao alcance dos mais entendidos mesmo com 50 mil regras de privacidade. Mas ai só procura quem sabe, e esses até no pc de casa através do nosso wi-fi devem conseguir entrar.

    ResponderEliminar
  3. Honestamente, e tendo em conta o que leio por aí na blogosfera, temo não compreender alguma revolta que existe contra as bloggers que publicam fotos dos filhos, por exemplo. Disse "temo não compreender" porque é bem possível que me esteja a escapar alguma coisa, afinal nem sequer tenho filhos. Mas parece-me ser a mesma mentalidade que está por detrás do "Ah foi violada? Pudera, olha como é que ela ia vestida...".

    Perdida em Combate

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nádia, isso é outra coisa completamente diferente.
      As bloggers que metem fotos dos filhos nos blogs é para viverem à custa deles. Algumas até as cuecas dos filhos deixam antever. Estão aí para toda a gente ver.

      Eliminar
  4. Cara Uva.
    Parabéns por este texto. É exactamente o que eu penso. Não diria melhor.

    ResponderEliminar
  5. Cara Uva o problerma da publicação na net de fotos dos filhos no meu entender é o qualquer pessoa poder usar as fotos dessas crianças como bem entender,como campanhas publicitárias em outra parte do mundo, sites de pedofilia, etc e em como as redes de tráfico de crianças tem acesso em muitos casos à vida familiar e habitos dessa criança/familia sendo mais fácil a existencia de raptos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo por um lado, por outro não. Depende do tipo de informações que se postam e por aí fora.
      Num blog não colocaria porque há centenas de pessoas com acesso, no facebook também não sou fã dessa exposição e só tenho fotos mesmo antigas do meu filho, creio que será irreconhecível (e já o era quando foram colocadas).

      Mas para ser sincera, se a visualização de fotografias de crianças em circunstâncias e poses normais fosse suficiente para os pedófilos eu até cedia de livre e espontânea vontade todas as minhas fotos de quando eu era criança para que se divertissem com elas e deixassem qualquer criança em paz.

      A maioria dos pedófilos e dos violadores de crianças estão ao nosso lado, são nossos amigos e conhecidos, pessoas nas quais confiamos, pessoas com as quais os nossos filhos se dão habitualmente. Esse é o perfil de um pedófilo e pessoalmente tenho bem mais receio dessa hipótese, de um qualquer lobo em pele de cordeiro. E esses pedófilos sabem onde encontrar os nossos filhos...por norma até somos nós que lhes abrimos a porta de casa.

      Eliminar
  6. Eu tenho algumas fotos da ML no Facebook. Tenho cerca de 300 amigos. Tenho FB desde 2008. Conheço-os a todos pessoalmente. As fotografias da ML são todas com a menina vestida, atenção, vestida, e agarrada a mim ou ao pai. A maioria já tem mais de 3 anos. A partir de certa altura deixei de meter.
    É um risco que corro e é também uma violação da privacidade dela, porque publico fotos dela que podem, eventualmente ser copiadas e republicadas,nisso concordo a 300%. Agora quadrilhas de pedófilos atrás de pessoas que meter fotografias das suas crianças numa rede social parece-me um bocadinho out of the box, e uma cultura do medo que não me faz sentido.
    Pedófilos que olham para fotos e se masturbam, pois isso é impossível de evitar porque crianças há em toda a parte,agora 'quadrilhas' de pedófilos que nos vão arrebanhar as crianças para as violar e ai, cuidado não as levam para parte nenhuma nem as mostrem a ninguém, parece-me uma coisa muito tacanha.
    Protejam as crianças com roupa, tenham bom senso com o que metem no FB, e tudo corre bem.
    Uma fotografia minha com a ML num restaurante, em que juntámos as cabeças para a foto, ambas com a língua de fora, pode ser sugestivo, mas não vou deixar de o fazer porque há uma suposta quadrilha de pedófilos à cata desse tipo de fotos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou mais longe, com o q tantos pais metem na net...Há fotos bem mais "interessantes" (aos olhos deles, claro) do q essas.

      Eliminar
  7. Eu acho que não é prudente usar a rede para alimentar uma fogueira de vaidades. E como tal não concebo essa exposição gratuita de crianças. Se só somos maiores aos 18 e para as redes só é permitido ter conta aos 13, com que direito têm os progenitores de se apropriarem da vida dos filhos e a expôr ao mundo global??

    Eu sei que as pessoas têm filhos e que gostam muito deles. Mas quando postam imagens não sinto alegria, sinto-lhes tristeza. Sei que os filhos são a oitava maravilha do mundo e ninguém tem um melhor que «o meu» mas se os filhos pudessem perceber como são usados pelos pais na net... É uma sobreexposição que tanta vez leva a que se vejam fotos horrorosas dos petizes que assim são submetidos ao horror perpétuo. Acho que as crianças se soubessem melhor abriam na hora um processo parental, ahaha.

    Usar crianças para alimentar vaidades próprias ou para preencher algum buraco emotivo... Poucas são as vezes em que o que vejo postado não recai numa destas categorias.

    ResponderEliminar