5 de fevereiro de 2016

Envenenamento por cloro

Parece que o tema do post 60% suscitou algumas dúvidas, sobretudo no que toca ao envenenamento por cloro.
O envenenamento por cloro é altamente perigoso e pode levar à morte, caso os sintomas não sejam detectados a tempo. Acontece mais vezes do que seria expectável, e na maior parte das vezes assume uma perigosidade alarmante porque se confunde com uma mera intoxicação alimentar, gastroenterite, insolação, ou tosse passageira.
Mas não é, e pode matar, sobretudo as crianças que engolem grandes pirolitos na água da piscina acabada de tratar. O que é aconselhável é não mergulhar as crianças na piscina às primeiras horas da manhã, horário em que normalmente se faz o tratamento com cloro, e ter muita atenção perguntando sempre se a criança engoliu muita água. O cloro é um veneno e como está presente em toda a água de consumo, imaginamos que seja inofensivo.
Mas não é.
Segundo o site da Toxipedia, 2,5 mg por litro de cloro terá efeitos fatais sobre o corpo, mas 0,15 mg por litro também pode ser fatal.
Actualmente, para evitar o erro humano, as piscinas usam o método do difusor de cloro. No entanto os acidentes acontecem e se durante uma aula de natação a energia acabar, pode acontecer que ao voltar a energia o difusor avarie e liberte uma quantidade da substância superior à prevista, o que acabará por atingir quem está na piscina.

Os primeiros sintomas

Depois de sair da piscina, o criança pode não apresentar sintomas imediatamente. Pode demorar algumas horas (ou até 72 por afogamento secundário ).
Nesses momentos iniciais, os sintomas são:
- dor de estômago
- vómitos
- tosse persistente
- dificuldade em respirar e /ou fadiga

Os sintomas mais tarde 

Quando os primeiros sintomas são muito leves e passam despercebidos ou não ocorrerem de todo, mais tarde os sintomas acabarão por ocorrer. Nas 24 a 72 horas depois de sair da piscina, uma criança com intoxicação por cloro terá problemas de:
- visão
- inchaço e /ou ardor nos olhos, garganta, nariz e orelhas do excesso de cloro .

Vítimas de afogamento secundário terão maior dificuldade em respirar, sintoma que se verifica juntamente com tremores incontroláveis, calor e ondas de frio, e tosses persistentes.

Todo o cuidado é pouco.
Pirolitos sim, mas no mar!

5 comentários:

  1. Estou sem palavras desde esse post. A Mironinho farta-se de beber água da piscina. Eu digo-lhe que é nojento, mas nunca me passou pela cabeça que, mais que nojento, fosse perigoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. Estamos sempre atentos desde que a ML está na natação, e desta vez, digo-te, fiquei mesmo alarmada.
      Vi uma vez um documentário sobre a morte de um menino de 9 anos, perfeitamente saudável que tinha estado apenas a brincar na piscina. Os sintomas aparentavam uma intoxicação alimentar normalíssima. A criança morreu intoxicada porque andou a beber a água da piscina na brincadeira com os amigos. Ainda há pouco tempo 9 crianças foram hospitalizadas por envenenamento por cloro depois da aula de natação.

      Eliminar
  2. Que horror Uva, nunca tal me passou pela cabeça quando mandei os meus filhos para a natação para aprenderem a nadar. Felizmente nada lhes aconteceu, mas agora vejo que é mesmo perigoso e que todo o cuidado é pouco. E a tua menina está melhor? Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Agora que mencionas... eu sempre bebi muita água da torneira. E cheguei a comentar algures que sim, deve-se beber (supostamente) pelo menos um litro por dia a dois e meio..Mas por vezes beber água faz-me sentir mal imediatamente após a ingestão. Pelo que era capaz de água fazer mal - como se debatia no post. Agora pergunto se o facto de se beber muita água não fervida mas tratada pela EDP acaba por prejudicar a saúde. Afinal... 20 anos a consumir água da torneira lol :)

    ResponderEliminar