10 de março de 2016

Deixei cair isto #3

Não aguento mais fins de semana fechada em casa a estudar.
Por mim é morte à matemática. Aquela merda é só problemas.

6 comentários:

  1. Estes últimos dias tenho usado e abusado do miúdo no que concerne à matemática e custa-me muito mas ele é diferente, tenho de arranjar mil estratégias para ensinar e outras tantas para perceber se ele percebeu, percebeste? Com ela não vou ser tão exigente, acho!
    Sei que proliferam os estudos por tudo e mais umas botas mas não podia estar mais de acordo com isto:
    http://time.com/4250968/why-parents-should-not-make-kids-do-homework/?xid=time_socialflow_facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo, claro.

      Não é uma questão de exigência, é uma questão de a ajudar nas dificuldades que ela demonstra ter, mais não seja no próprio método de estudo. Se ela fica mais confiante com as minhas explicações, com a minha ajuda e com a revisão da matéria antes dos testes, então eu ajudo em tudo o que ela quiser. Agora de me perguntares se este exagero de matéria que despejam para cima dos miúdos é inútil, que faz desperdiçar tempo que podia ser aproveitado para outras atividades, então digo-te que sim. É demais e exige demais de toda a família.
      O nível de exigência que uma mãe tem com os filhos não depende da capacidade deles. A minha filha é uma miúda inteligente, mas baldas, se não exijo dela, espalha-se. Gostava que ela fosse feliz na escola, e isso implica ter resultados suficientes. Para eles aparecerem, ficar dias inteiros a ver televisão ou a ler, sem pegar nos livros, não é solução.
      E digo-te mesmo: detesto matemática e nem sequer a sei ensinar.

      Eliminar
    2. Ainda n "desbundo" esse mundo mas do q vejo por colegas, parece-me de facto excessiva a carga.
      Ou eu apaguei da minha memória ou n tenho nada ideia de ter tido algo próximo disto, e n acho q me tenha feito falta.

      Eliminar
  2. Então aqui vai:
    este programa de Matemática é simplesmente criminoso dado o público -alvo que atinge. Não há cuidado nos conteúdos distribuídos pelo 1º ciclo, os alunos do 3º e 4º ano destes últimos tempos foram cobaias. Os professores os seus algozes, as famílias que, na VERDADE se interessam pelo percurso académico dos seus filhos, e se preocupam de VERDADE, com o tempo que as acrianças precisam de dedicar ao mesmo, são uns verdadeiros mártires. Há professores do 1º CEB a pedir à boca pequena a entrada dos aluno no 1º ano, com a idade de 7 anos, para que o seu grau de maturidade e abstração permita dar resposta ao que lhes querem exigir. Depois, temos de perceber que a tutela tem andado a brincar à apanhada com "isto da educação": «Um-dó-li-tá / Cara de amendoá / Um soleto coloreto / Quem está livre livre está»- no entra e sai de ministro, cada um escolhe para a si, aquilo que quer impor na pasta que lhe atribuíram- eram as competências, depois, vieram as metas, agora já não as querem... e antes, muito antes, eram os objetivos.
    Não sei se exagerei. É possível.
    Um beijo , Uva. Paciência e resiliência.

    ResponderEliminar
  3. Uva, só para meter nojo :))) Vai lá ver http://pensamentosdeumagaja.blogspot.pt/2016/03/uva-olha-eu-ainda-ha-pouco.html
    Jinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu sou super rápida a matemática! Erro sempre nas respostas... mas sou rápida xD.

    ResponderEliminar