7 de março de 2016

WTF???????

Discotecas Jamaica, Tóquio e Europa fecham a 14 de abril. (Observador)

Vou aqui colar o desabafo do meu primo J.A. no seu mural do FB.

"Gostaria de recordar os idiotas responsáveis pelo fecho do Jamaica, Tokyo e Europa, que tudo o que o Cais do Sodré é hoje, deve-o as estas três casas, assim como ao Shangrilá. Bandas como os Xutos e Rádio Macau entre outras, deram os seus primeiros concertos, no Tokyo. Foi no Shangrilá que a Assírio e Alvim lançou inúmeros livros, foi no Jamaica que o senhor Mário Dias nos ensinou a muitos o que de melhor se fez na música. Aquele senhor gago, que quando abria o micro entre as músicas, o discurso fluía e ensinava-nos o que estávamos a ouvir. O Europa é um caso mais recente, mas não deixou de ser uma plataforma de lançamento para novos DJs. No Lusitano ouvia-se o Metal que em mais nenhum sítio passava. E era assim o Cais, onde toda a gente convivia paredes meias com o alterne à antiga, sem que nunca fosse um local problemático. Trabalhei lá vários anos e nunca ouvi queixa de nenhum morador! Foi lá, no Texas, que surgiu um dos melhores espaços de música em Lisboa, o Music Box. Entretanto alguém resolveu pintar o chão de cor de rosa, abrir as pensões do amor, já as havia mas o amor era outro e foi o princípio do fim. Hoje fiquei triste, vai morrer parte da minha Lisboa, da minha noite e de muitos que amavam realmente o Cais. E sim, era o Cais, não era o Cais do Sodré. O que lá fica já nada me diz. Merda para isto tudo. Merda para esta cambada de idiotas."

E ainda do Sensivelmente Idiota, que escreveu assim:



E é isto... o nosso fado.

7 comentários:

  1. Sem comentários!

    Não que isto não os mereça, mas já foi tudo dito no post...

    :)

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, e quem diz Lisboa, façam-no de norte a sul.

    ResponderEliminar
  3. Que se lixe a memória
    quem chega e quer pernoita
    é que traz a nota

    o resto? que importa?

    ResponderEliminar
  4. Olá, Uva. Sigo este blog há algum tempo, mas nunca comentei. Por motivos profissionais tenho ido a Lisboa com alguma frequência. Já aí não ia há uns bons anos e devo admitir que estas idas têm tido um efeito estranho em mim. Sinto que Lisboa é para os turistas e tenho muito medo que o Porto siga o mesmo caminho. Estes últimos anos têm sido de grande mudança na minha cidade e se por um lado fico contente por ver a evolução, por outro fico triste e espero que nunca venhamos a perder a identidade como acho que Lisboa está a perder. Gosto muito de Lisboa, deixem-na ser dos lisboetas! Abram as portas a quem nos queira visitar, mas não mudem a decoração da casa pelas visitas. Afinal, o encanto não está na singularidade de cada cidade? :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, em vez de preservarmos o que nos torna diferentes!!!

      Eliminar
    2. Francisca bem vinda à minha humilde cesta. Eu trabalho e vivo no centro de Lisboa. Vejo isso todos os dias. Ouvi dizer que o edifício da DN vai para obras. Será mais um hostel de charme. Não será uma singularidade uma cidade lindissima, cheia de belezas que foram o mote para trazer tantos turistas, se transforme numa cidade cheia de hotéis? É a singularidade dos portugueses, que se agarram a tudo o que podem para pagar as dividas dos bancos. Nem que tenham de vender a cidade.

      Eliminar
  5. Mais do que para os turistas anda ai uma pu** de uma onda hipster (mas em mau) que não se aguenta.
    Também eu ia ao Jamaica qd aquilo ainda era uma rua de putas (sem censura agora) e ao Tóquio tb cheguei a ir 1 ou 2 vezes.
    Renovaram aquilo, achei bem. Mas desde que o "arejamento de ar" mantivesse as coisas boas...agora...agora é p inglês ver.

    ResponderEliminar