8 de maio de 2016

Dos colecionadores

Aquilo que mais tenho colecionado na vida são pessoas perdidas.

Tive uma pessoa na minha vida, numa altura em que andava escondida - para não ser sovada -, que se chamava Josina. A minha amiga Josina foi a primeira pessoa negra que tive na vida e tive-a precisamente numa fase muito negra. Era muito sisuda e irascível, mas quando me via, largava a correr em cima das grandes pernas ossudas, e ainda hoje me espanta, como é que [nessas alturas] conseguia fazer um sorriso tão alvo, numa escola tão escura.

Tive uma ginasta na minha vida, numa altura em que fazia muito bem o pino. A Susana protagonizou os melhores recreios de que tenho memória porque foi ela que me ensinou a chegar com os pés à cabeça, apoiando-me apenas nos braços. O flick à frente, que eu fazia aos 5 de seguida, desde a porta da secretaria até às escadas da cantina, perdiam a graça toda quando ela fazia um mortal atrás, a partir do muro alto do pavilhão de ciências. Ainda hoje me espanta, como é que se perde a melhor amiga, por um salto no crescimento.

Tive um génio na minha vida, numa altura em que ainda não havia testes que testassem isso. Sentava-se em meditação, com as pernas muito cruzadinhas, em cima duma secretária na aula de português. Calem-se, dizia a Sara de olhos fechados, estou a tentar perceber de onde me vem a alegria. Era tão inteligente que resolvia problemas através da poesia, e resolvia a vida com cálculos de cabeça. Ainda hoje me espanta, como é que uma menina tão pequenina pode deixar uma saudade tão imensa.

Gosto muito de coleções.
Acho que era bom começar uma coleção nova.
A coleção das pessoas achadas.










Scientific Collections of D.C.’s National Museum of Natural History 

6 comentários:

  1. Coleccionar pessoas é como coleccionar ternura. É tão bom!

    Beijos, Uvinha :)

    ResponderEliminar
  2. Começa lá essa coleção, vais ver que enches a caderneta num instante :)

    ResponderEliminar
  3. Pois, a vida devia ter um ficheiro de rasto qualquer para conseguirmos encontrar aqueles que fomos perdendo.

    ResponderEliminar
  4. Sabes aquela, bago a bago, e assim se começa uma coleção;)

    ResponderEliminar
  5. tu podes começar a colecionar, mas aposto que já fazes parte da coleção de muitas pessoas.
    beijinhos, Uva e boa semana.

    ResponderEliminar
  6. Pessoas perdidas traz-me tristeza e também tenho algumas. Pessoas achadas é uma bela ideia e combina mais com alegria.
    ~CC~

    ResponderEliminar