10 de janeiro de 2018

IMUNOALERGOLOGIA

Ontem é que foram elas!
A ML passou pela situação mais dramática dos últimos tempos: foi submetida à agulha gigantesca da analista.
Coisa para medir uns 5 metros de comprimento, quase que ia do braço até ao nariz, disse-me ela, a olhar para mim com os olhos transidos de terror e o bracinho muito magrinho a gritar 'acudam' pelo buraquinho deixado pela minúscula agulha.
Fizemos as análises a contragosto. É um dó ver a miúda espernear na cadeira, eu própria fico numa tensão horrível, não sou capaz de ver, nem sei como andei a perder tanto tempo nos pré-requisitos para entrar em Enfermagem se para mim um profissional de saúde é pior que o Freddy Krueger com as navalhas transformadas em agulhas, apontadas à minha jugular.

Este filme surreal de gritaria e terror pode, no caso da ML, durar [na boa] uma hora - se a analista for uma alforreca gelatinosa. Se a analista tiver verruga e bigode e lhe abrir muito os olhos e disser: 'esteja quieta menina!' a coisa dura menos de 20 minutos.

Já os resultados das análises podem durar uma vida.

O pediatra que segue a ML, que é ao mesmo tempo o Diretor do Hospital D. Estefânia, não podia ser melhor pediatra - pese embora os 90,00€ das consultas sem convenção.
Estamos muito sossegados no que à saúde da miúda diz respeito. Já passámos por alguns sustos, e sempre que a coisa merece atenção, e é de cuidado, o Senhor Dr. não se coíbe de fazer a natural bateria de testes.
Desta vez, na consulta dos 11 anos, disse-nos que estava tudo bem, mas nós, as galinhas, não ficamos descansadas enquanto não penicarmos as crianças todas por dentro só para nos certificarmos que não há nenhuma lagarta afoita a provocar estragos desnecessários nas nossas florzinhas de estufa.

Phadiatop Inalante --------- Positivo

Epitélio de gato, Rabo de gato-Phleum pratense, Caspa de cão....
Mau!

Está a Meca em maus lençóis.
Querem ver que tenho de agarrar no meu Smart, vestir o meu casaco da Nike com gorro, e ir ali ao canil mandar a gata pela vedação?

4 comentários:

  1. Uva,

    A ML mostra algum sintoma em casa?
    O meu mais novo, 9 anos, tem alergia a muita coisa, infelizmente. Uma dessas coisas é o pelo+saliva de gato. O miudo faz análises desde 1 ano de idade e esta alergia em particular deu sempre "classificação" de nível 4 ( numa escala de máximo 6). No entanto, como sempre viveu com gatos em casa nunca mostrou sintomas. Por isso, há 9 anos que temos a convivência pacífica de uma criança super alérgica a gatos com 4 criaturas felinas!
    Não há olhos inchados, não há lacrimejar, não há reações urticarias, etc, nada. Só as análises é que nos lembram que ele tem alergia aos gatos.

    Boa sorte para a ML e muita saúde para todos.
    Bom ano.

    MB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá rapariga,

      A ML espirra que se farta. Isso é o mais visível das reações.
      Mas já me disseram (ainda temos de ir ao alergologista fazer os teste cutâneos) que a convivência com os animais até é benéfica, pelo que está completamente fora de questão (para já) o abandono do animal em casa dos avós.

      Um abraço em um ano 2018 muito abençoado pelos melhores deuses que existam na terra e nos céus!
      (Eu gosto do Deus do Vinho, mas esse não arreda pé lá de casa)

      Eliminar
  2. A minha filha desde os 3 anos que foi diagnosticada com alergia ao pelo do gato. Contudo, desde que nasceu que sempre conviveu com gatos em casa, sempre andou agarrada a eles, a levá-los para a cama, e nunca teve quaisquer sintomas. A indicação da alergologista que a segue foi sempre "deixe estar os gatos". Se os gatos saírem provavelmente ela piorará das alergias que tem, basicamente às hediondas criaturas chamadas "ácaros".
    Confesso que na altura sofri um pouco (muito) a pensar que me tinha que desfazer dos meus dois peludos.
    Espero que o caso da ML seja igual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ML também é a ácaros.
      Olha, ao todo foi meia página de alergias cá para casa.
      Até à relva deu positivo.

      Mas não, a Meca é da família e a menos que seja algo terrivelmente estratosférico do ponto de vista da saúde da menina, é que ponderamos rapar o pelo à gata.
      ;)

      Eliminar