21 de abril de 2018

FELICIDADE INTERNA BRUTA [FIB]

Aposto os meus dentes da frente em como a maior parte dos meus leitores nunca ouviu falar nesta temática.
Felicidade Interna Bruta é um conceito maravilhoso, usado por pessoas de verdade, para definir o que é afinal importante desenvolver num país (local), para que a Humanidade (global) seja cada vez mais completa e satisfeita.
Surge no Butão em 1972 como resposta a críticas mesquinhas e desconstrutivas de países vizinhos, acusatórias de uma economia miseravelmente sustentável por parte dos butaneses.
O Butão, o país da felicidade e dono de um misticismo único e abrangente, decide reverter a critica e criar uma nova forma de definir 'economia sustentável'.
Qualquer país materialista, que identifica pessoas com números e que se preocupa unicamente com os aspectos quantitativos do resultado do trabalho de todos, é um país longe de ser prazeroso, pelo menos não tanto como são os países que descolam as pessoas de conceitos frios e materialistas como são os 'produtos'.
As pessoas não são produtos, os recursos não são humanos, o que interessa é desenvolver [e mensurar] os aspetos qualitativos de um determinado grupo, em vez de avaliar o que determinado grupo é capaz de produzir.

Aposto os meus dentes da frente em como a maior parte dos meus leitores vive uma Felicidade Externa [muito] Bruta, que provoca uma Infelicidade Interna [ainda mais] Bruta.
Aposto mesmo todos os meus dentes em como muitos leitores pensam em si como produtos das condições adversas de uma Infelicidade Bruta e como Recurso Humano para a Felicidade Interna Total de outras pessoas vizinhas.

Confesso que toda a infelicidade que sinto é por efetivamente ainda ter os meus dentes todos.


2 comentários:

  1. Apostaste os dentes porque sabes que o risco é mínimo. ;)
    Já nos mudávamos para o Butão, não?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu sabes porque é que os botões são tão felizes?
      Porque, prepara-te, estão sempre a entrar e a sair...

      Eliminar