21 de março de 2014

A SUPER SECRETÁRIA!

Pergunta de partida: O que faz uma licenciada, pós-graduada, letrada, sobredotada e altamente focada, numa 6ª feira de trabalho?

Pois é Uva, se calha ao teu pai (que andou a pagar-te os estudos até lhe caírem os dentes) saber o que andas a fazer com a tua vida profissional, dava-lhe uma síncope, mas uma síncope de jeito, daquelas que não se curam com sais de fruto, daquelas valentes, que dão direito a um longo internamento na casinha amarela.
Sim, porque ele pensa que tu és uma grande senhora doutora das secretárias, que tu és aquela que passa nos corredores, altiva, esguia, enfiada numa camisa branca e saia preta travada, olhando tudo e todos através dos teus óculos pretos de massa, debitando ordens para os gabinetes, apoiada numa pasta azul com logotipo. Ele pensa que tu és A secretária da grande Administração, do Conselho e do Consórcio, de Portugal e da Ibéria, e que a Administração é um grande grupo de intelectuais de gabarito, todos de grande inteligência e saber, milionários excêntricos das capas da Forbes. Ele pensa que tua Sociedade é o píncaro das Sociedades, um exemplo imaculado do fisco, onde a faturação mensal anda ali na roda dos milhões de milhar, e onde tu, como grande governanta do grupo, debitas para a geral, o teu sensato conhecimento e enorme experiência... apesar da tenra idade.
Ele pensa que és também tu, quem decide sobre as operações da bolsa, onde a tua empresa joga balúrdios e ganha balúrdios, sem sequer saber o que é uma ação, porque tu sabes tudo isso e muito mais. Sim, Uva, o teu pobre pai, pensa que tu  tens a teus pés todo um secretariado, e ainda o departamento inteiro dos contabilistas, economistas, engenheiros, arquitetos e até a cozinheira do restaurante do Avilez, e tens também a teu exclusivo cargo, obviamente, todo um grupo de rececionistas e estafetas e senhoras da limpeza, e que controlas a grande frota automóvel, que conta com mais e 100 viaturas, algumas de grande cilindrada, e que és tu quem faz sozinha em reuniões secretas, as parcerias com as gasolineiras, que diariamente te imploram a compra do seu produto.
O teu pai, Uva, pensa que tu és dona e senhora de todo um harém de Administradores, COE, CEO, COO, CEE, CFC, CFF, SIS, BIS,  e outros senhores de bigode,  que a teus pés se ajoelham e imploram a cada passo, a tua considerada atenção. Sim, ele pensa que tu dominas, porque tu és a grande assessora, o braço direito, o esquerdo, a perna e o pé, e sem ti nada se faz porque tu deténs em exclusivo as chaves de todos os departamentos, controlas os salários, as faltas e as doenças, conheces de todos e de cada um, os problemas sociais, pessoais e sexuais, e sabes das contas na Suíça, no Dubai, nas Ilhas Caimão, e algumas no BCP, sobretudo os créditos para a compra da Bimby, e que também sabes, ó se sabes, o que fazem ao fim do dia, depois de reuniões e mais reuniões onde tu és o grande apoio moral e administrativo, e onde ninguém consegue articular uma palavra sem que tu entres triunfal, com os chás, cafés ou laranjadas que mandaste preparar a uma funcionária dessas que te veneram, mas que tu chicoteias diariamente nas nádegas, para que ande mais depressa com as infusões.
Sim, ele pensa que tu és um grande farol (e altura não te falta) e que todos te pedem douta opinião. Ele pensa até, na loucura da confiança cega que tem em ti, que a tua licenciatura em pobres, fez com que aprendesses tudo sobre dar à luz, e que fizeste inclusive o parto a alguns deles, e que sem ti, a maioria nem sequer tinha nascido.
E como nada se faz sem a tua autorização, e se há um dia em que Tu não estás, como é por exemplo o dia de hoje, então aí é: ALTO E PÁRA TUDO!
- Uva, onde estás agora que não te vejo a cirandar no escritório? Com certeza que a tratar de um assunto de suma importância para a Grande-Sociedade... 
- Nop. Estou sentada numa cozinha gelada, sozinha, sem ninguém, a ouvir uma grande aspirador sugar areia.
- Aspirador? Sugar areia? Mas estás a fazer alguma vistoria à grande sala do Conselho de Administração? Estás no controle da toda uma equipa técnica, a preparar tudo e tudo, antes da entrada dos grandes mestres do Rule of Law?
- Não. Estou a tomar conta do limpa chaminés... dou apoio para que ao ligar-se um esquentador alguém não tome banho de água fria...
- Mas o que é isso grande Uva? A fazer trabalho indiferenciado? Tu uma alma tão iluminada?
- É a multidisciplinaridade da necessidade... de uma licenciada, pós-graduada, letrada, sobredotada e altamente focada, em manter a sua existência no maravilhoso mundo do mercado de trabalho.
Eu faço tudo, pai, de cima dos meus saltos altos...

4 comentários:

  1. Raios de multidisciplinaridade mais descabida, não é??
    Tu não desmotives, Uvinha!!

    Beijinhos Marianos! :)

    ResponderEliminar
  2. A malta faz tudo por tudo para que não lhe falte nada. É assim a vida da SUPER SECRETÀRIA

    ResponderEliminar
  3. Obrigado por me adicionares através do Google+
    Dei uma vista de olhos no teu blogue e gostei.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijinhos também para ti. Passa cá mais vezes. Prometo ser uma uva de gabarito!

      Eliminar