31 de maio de 2014

"O inferno são os outros."



Às vezes é difícil entender essa coisa 'dos outros'. Os outros são um chatos, uns pirosos, só pensam em coisas sem sentido, fazem comentários estúpidos, abusam, são insolentes.
É.
Mas o que seria da minha vida sem os outros? Sem os espelhos?
Surgiu-me ontem este diálogo, é uma brincadeira (séria) que muito espelha o que é isso de ser 'o outro' em tão ilustres casas alheias, vulgo, os consagrados.
E espero, sinceramente, que na vida real as pessoas que julgam ter uma sombra maior que os 'outros', nunca tenham se se sentir ostracizadas e agredidas, por gente mais ou menos anónima, que prolifera na rede.
A crueldade é uma coisa que se paga muito caro.
E não fica nada, mas nada bem, a gente inteira e bem resolvida.

- O que eu gostava mesmo de ver, era quanto tempo duravam os blogs, sem a ´mítica' caixa de comentários. Sim. Como é que os blogs se faziam blogs de 'referência' sem a 'mítica caixa de comentários´ dos outros blogs ´consagrados'. Mas isto sou só eu a dizer, que não entendo nada disto dos blogs.
- Pois não entendes. Essa coisa de ter comentários e likes é um vício. Blog que é bom blog não gosta dessas coisas, quer é discorrer, falar, e dizer tudo o que lhe vai na alma, sem trânsitos matinais. É muito normal haver monólogos em blogs. Não sabes tu?
- Cala-te! Para mim um blog é uma companhia, melhor se for também para os outros. Se assim não fosse, lá se ia a graça disto. Então e a partilha? As outras opiniões? Como é que se fazem amigos? O objetivo disto não é a diversão com-os-outros-que-nos-lêem?
- Eu cá não acho.  Sim, porque é uma chatice imensa ter ali aquelas coisas a saltar e a fazer imenso barulho. Tou aqui, tou aqui! Ainda por cima com opiniões contrárias, sem jeiteira nenhuma?
- Barulho? Já as letras fazem barulho? Pois já eu, acho que quem não se sente não é filho de boa gente e que não tem mal nenhum fazer barulho com as letras. Querer dar a conhecer aos outros bloguers, e aos seus leitores, uma opinião diferente, ou fazer saber que há quem tenha mais a dizer, coisas, assuntos, alguns de grande interesse. E também te digo, há por aí muito comentador que se devia dedicar a isto dos blogs. Haviam de ser grandes contribuidores. Já assim o são. São a meia-alma daquilo. Mas isso às vezes não é fácil de compreender. Também há quem não goste, mas assim nunca saberá se vale a pena.
- Pois sim. Estás a falar daqueles que se metem ao pulos é? Insoburdinados, sempre a gritar. Já tenho visto alguns. Sempre a tentar que os grandes bloguers os visitem. Venha cá, ó Senhor? Olhe o que lhe trago hoje! É muito aborrecido. Os grandes bloguers também têm o seu emprego, as suas vidas. Havia de ser lindo se passassem o dia a visitar standérs de compota e de colarinhos com lacinhos.
- E que mal tem se quisermos que eles também visitem o nosso espaço, e nos digam o que pensam sobre aquilo que escrevemos? E porque não um link a piscar o olho e a dizer, estou aqui, estou aqui?
Estou aqui porra! Pois com certeza que estou.  Isto da bloga é uma coisa unidirecional, é?
- Pois, mas sabes bem que a maioria só fala da vida quotidiana (que é um tédio). Para não te falar daquelas que ganham dinheiro com o blog. Um horror.
- Ganhar dinheiro com um prazer? Que mal tem isso? Só lá vai quem quer. Eu não quero, não vou lá.
Eu até tenho uma box daquelas de gravar os programas para não levar com a publicidade, calha bem!
- Isso és tu falar, miúda, aquilo não vale nada.
- E se não valer? Ninguém pode ter um blogue de merda? Tem de ser tudo maravilhoso e lindo, e bem escrito? Tenho mesmo de seguir em modo privado aquele blog das unhas às bolinhas? Então agora já ninguém pinta as unhas, é? Há todo um público que pinta as unhas, caramba.
- Pois, passa-lhes a mão pelo pêlo. E quando aquilo muda de tom e às vezes puxam do vernáculo, as malandras?
- Ainda bem que falas nisso. Estou muito triste porque uma bloguer que eu admirava muito, disse caralho. Nunca pensei...
- Contigo não se pode falar, está visto. Sempre no gozo! Pareces aqueles que fazem bonecos!
- Bonecos? Já sei de quem falas. Para aí de TODOS, não?
- Não. A blogos(fera) é uma coisa séria. Tens que ser tu própria, tal e qual. Assim como vieste ao mundo.
- Hahahahaha. Não tinha escrito uma única linha deste blog se assim fosse. E já me divorciava, a ver pelo posts sobre o alérgico. Façam-se bonecos, porra! Que interesse podem ter as experiências da minha vida se não as posso contar por um lado à séria, com sentimento, e por outro a aldrabar, a deturpar, a exagerar, a fazer um boneco de mim própria e rir-me disso? Quem é a Uva Passa? Quem é a Loira? Quem é Pipoco? Picante? Doce?
- Assim ninguém quer saber de ti. Ninguém te visita. És mázinha, estás sempre a inventar.
- Ah, eu não gosto que me leiam, isso de ter seguidores, não gosto. Gosto mais do sossego... Também gosto imenso de cozinhar. Cozinho sempre para dez, mas como lá em casa só eu é que janto ... sobra imensa comida... Contem-me histórias.
- Histórias, histórias. Só pensas nisso. Nas histórias que te vão na cabeça.
- Queres ver que agora não podem as pessoas expressar-se livremente? Não é assim que funciona esta coisa da escrita, da literatura, da linguagem? E nascemos ou não todos com o livre arbítrio? Posso ou não escolher o que leio? Posso ou não separar o trigo do joio, mesmo que num mesmo blog, hoje seja trigo, e amanhã joio?
- Mas à que ter cuidado com isso das letras. Não achas tu? Escrever só sobre coisinhas interessantes, sem abusos.
- Concordo. Mas lá vou eu outra vez para a liberdade de expressão. Olha, agora não quero ninguém a escrever sobre sexo porque o meu marido é eunuco. Olha agora não quero ninguém a escrever sobre o marido dela que é eunuco, porque o meu tem uma grande pila. Olha agora não quero ninguém a gozar com a pila....
- Mas então resumindo. Já que tudo aceitas e tudo compreendes, como se fosses o grande mestre tibetano, o que é que aflige e te faz alergia?
- O bullying. A provocação malcriada. A falta de senso. A falta de respeito pelos leitores e por si próprio. Mas lá está, isso sou eu. Até lá, dou a todos o benefício da dúvida, porque também sei que às vezes um mau dia, é só um mau dia.
E eu farto-me de ter maus dias.
E talvez hoje seja um deles.

15 comentários:

  1. Estou a ver que quando tens maus dias escreves imenso.É catarse?
    Opiniões são opiniões...Valem por si e até isso é relativo..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escrevo imenso. É sim, catarse. Não te zangues. Estive muito tempo sem escrever. Agora começei e ninguém me agarra. E tenho dificuldade na sinopse...
      Estou muito de acordo contigo. As opiniões valem o que valem. E tudo é relativo, até deixar de o ser.

      Eliminar
  2. Comentário praticamente off-topic:

    Infelizmente essas regras enumeradas na fotografia não são intuidas por todos, é preciso lembrá-las, deixá-las escritas, preto no branco e mesmo assim há quem não as entenda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo miúda. Se todos tivessem respeito mútuo, andávamos todos muito melhor nisto.

      Eliminar
  3. Blogs são aquilo que nos apetecer. Vais aqui e comentas. Gostas? Melhor! Não gostas? Deixas de lá ir. Gostam de ti? Melhor. Não gostam? Paciência.
    Chateiam-me os comentadores anónimos mas... não somos todos mais ou menos anónimos? Eu chamamo-me Maria e Marias há milhentas por aí! Confesso que me zangaria com comentários absurdos e mal educados mas só os atura quem quer. Quem não quer, modera-os.

    Beijinhos Marianos, Uvinha! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E são Maria, são mesmo. E eu gosto imenso de blogs. Os da minha lateral sigo-os a todos. Cada um no seu registo, mas todos muito bons. Todos.

      Eliminar
    2. Oh pá! Não estou na tua lateral! :) Paciência, né? :)

      Beijinhos Marianos! :)

      Eliminar
    3. Maria, deves ter sido para aí a minha primeira 'comentarista'. Gosto muito de ti, mas isso já sabes. Penitência feita e voi lá!

      Eliminar
  4. A minha graça não é Dinada.
    Mas na foto sou eu.
    E chega-se fácilmente à verdadeira identidade.
    Quando abro o bico, sei bem disso
    Nada me rala :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Dinada! Já sei de tudo. Tu abre o bico miúda. Eu também nunca me escondo. E dou o peito à balas. Pum, pum, pum!

      Eliminar
    2. Eu não me calo.
      Mas também nunca amuo, lá está :D:D:D

      Eliminar
    3. Já amuei aí um dia com um anónimo que me chamou umas coisas. De resto levo bem. Espero que me levem a mim também. De resto é a primeira vez que entro no buzz, mas lá está, acho que se é para opinar, que se opine. Com jeito.

      Eliminar
    4. Mai...Nada (NADA is my middle name ;) )

      Eliminar