24 de setembro de 2014

Vou roubar um post à Xaxia

A Xaxia lançou hoje um post muitíssimo interessante.
Falava sobre um tema querido das nossas crianças.
Os dentes de leite da pequenada, são (e sempre foram) uma espécie de amuletos para os pais.
Suponho que alguns devem mesmo ter um cofre no banco para guardar os tesouros. 
Eu não sou melhor e esforço-me para perpetuar esta tradição milenar, que é reservar, como se se reserva a água da galinha para a canja,  todos os dentes de leite da minha filha.
Não me perguntem porquê.
Acho uma coisa parva.
Podia fazer a brincadeira da fada e depois zás! com os dentes no lixo. Mas não.
Deve ser para depois dizer à miúda quando for grande: vês filhinha, estes são os teus dentinhos de leite! Vês tão pequeninos.
Sim?
E as crostas dos joelhos, também guardaste?

12 comentários:

  1. A Xaxia está em altas. Também fiz um post sobre a fada dos dentes baseado no seu post.
    A Mironinho ainda não perdeu os dentes. A minha mãe não guardou os nossos, mas tem uma madeixa do nosso cabelo de bebé (o album das fotografias tinha um envelope pequenino para o efeito).
    A Fada dos dentes que passa em casa da minha irmã só guardou o primeiro, num envelope com a data que guardou num album fotográfico. Os outros foram para "a terra das fadas" (não sei se no caixote da cozinha ou da casa-de-banho).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu não tenho nenhum dos meus.
      Mas da minha miúda estão lá todos num saquinho ao pé do album das fotografias.
      Nunca tive cabelo em bebé. Fui careca até quase aos três anos, aliás o Ruca sou eu.

      Olááááááááá! Mironinho.

      Eliminar
    2. Olá, também tenho saudades. Nestes últimos dias tens produzido com uma qualidade brutal e eu até tenho vergonha de cá vir (caramba, depois dos teus textos uma pessoa até se sente acanhada, a fasquia fica muito elevada).
      A ver se me dedico mais um pouquinho.

      Eliminar
    3. Não brinques comigo pá!
      Tu não brinques comigo....
      Alguma vez. Vira lá o espelho para ti, musa das letras, e nunca me abandones aqui no meu delirio, ouviste.
      Alguma vez...

      Eliminar
  2. Eu também guardo, sempre consciente que é uma estupidez... fazer o quê?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada. Guardas isso e depois dás à pequenada para levarem lá para casa, quando casarem. Pronto.
      Olá Teresa! ;)

      Eliminar
    2. Grande ideia! E olá! (Agora fiquei envergonhada... sou das tímidas, que só andam a ver e nunca dizem nada...)

      Eliminar
    3. Deixa lá isso. Eu então sou um megafone dos diabos. Falo pelas duas!
      Mas obrigada por apareceres. Alguma coisa, apita.
      Um abraço aqui da Uva.

      Eliminar
  3. Olha, eu sou uma desnaturada. O tolo do meu marido guardou e mandou por uma protecção de ouro na parte de baixo nos primeiros dentes que cairam a cada uma das minhas filhas e, pasme-se, trá-los, num fiozinho que usa por baixo da roupa.. Achou que eu devia fazer o mesmo com os segundos. Eu disse-lhe que sim sem convicção. E a convicção era tanta que os perdi. Acho que foram mesmo para o lixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu marido é o guarda-mor dos dentes de leite.
      A fada dos dentes deve estar-lhe com um pó que só visto.
      Eu acho que ele deve mesmo é devolver-lhe tudo.
      Tss tss, andar a gamar os dentes à pobre senhora. Não se faz.

      Eliminar
  4. A minha mão fez do meu dente uma jóia. Olha... acho que o perdi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois perdeste, deve estar preso na corrente da bina. Ora vê lá.

      Eliminar