24 de novembro de 2014

O direito ao Fónix!

Entre a UVA PASSA, e o Blog Relevante, doravante BR, foi aberta a seguinte sessão, o que se fez nos seguintes moldes e com os seguintes artigos:


Artigo 1º 

Começei um blog por sim.
Posso, ou tenho de pedir algum certificado?

Artigo 2º

A idade e o ano (sim, no singular) que levo de blogosfera, quase que não me davam o 'direito' de ter sequer um blog irrelevante, mas há razões que a razão dos BR desconhecem, e eu, uma Uva qualquer, sem objectivos claros, ou cínicos (como gatos?) permitiram que - com serenidade, sem culpas e sem complexos de inferioridade (ou superioridade) - abrisse um blog, e nele escrevesse as minhas futeís e irrelevantes coisas, que não consigo vender a ninguém, bem sei, mas que é um blog que se sente, porque é filho de boa gente, e se mostra sentido com certas palavras.
O direito ao fónix não pode ficar só na esfera dos que se consideram relevantes, porque todos somos relevantes, todos temos coisinhas para dizer, todos somos LIVRES de fazer, e discorrer sobre o que nos dá na real gana. 


Artigo 3º

Portugal não é só teu, e a Bloga não é só tua, poderá ouvir-se nos ecos desta segunda-feira tão negra, e se alguém de enorme relevância decide dizer o que quer, pois arrisca-se a ouvir o que não quer. 
A liberdade de expressão não pode pois ficar só do lado de quem se considera superior e relevante, e acredito mesmo que a democracia das palavras só se faz se alguém as escrever, ora de um lado ora do outro, equilibrando pólos, evitanto monopólios e ditaduras extremistas, que todos sabemos onde vão desaguar.

 Artigo 4º

Os BR, só são relevantes porque muitas pessoas os visitam, e porque são conduzidos por bons bloguers que de algum modo se destacaram da maioria numa determinada área.
O caso em apreço é um deles. Caramba!
Muitos motivos podem estar na origem desta relevância e deste interesse (não vale a pena dissecar a sociedade portuguesa neste âmbito), no entanto parece-me óbvio que em chegando a um certo nível de audiência, a responsabilidade do blog sobe em flecha, e, ou a pessoa demonstra carácter para continuar, ou a pessoa é atingida em cheio pelo Princípio de Peter e começa a ser incompetente para ocupar aquele lugar, nos moldes com que o faz na atualidade.
É preciso não perder a humildade e a capacidade de resistir a provocações. Quem cede são os fracos e dos fracos .... já todos sabemos a ladainha.
É preciso não fazer tábua rasa e atingir à razão de juros (ou de fónix) toda uma blogosfera amiga, porque um mau post quando nasce é para todos, mesmo para os bons bloguers. 
É preciso (coisa que se ganha em pouco mais de 3 anos, vá) interiorizar a crítica, porque tudo o que escrevemos atinge sempre de alguma forma, alguém. 
A nossa liberdade acaba lai lai lai..


   Artigo 5º

Gosto muito de os ouvir falar.
Gosto sobretudo de os ver trabalhar para o bem comum, sempre a pensar nos leitores, nos seguidores, nas pessoas a quem acreditam mudar a vida, que lhes dependem, que gravitam, que se encontram ligadas a eles como o paralítico (e o político), à cadeira, mas não gosto mesmo nada de sermões aos peixes.  Não sou religiosa.

Artigo 6º

O pior não é toda a gente querer ser bloguer, que isso era das melhores coisas que nos podia acontecer (tudo a escrever, tudo a aprender), o pior é haver pessoas de classe (e da classe) achar que o perfil de um bloguer pode ser avaliado como um perfil de calça-casaco.
O bloguer não tem perfil. 
O bloguer tem ou não capacidade de atingir mais ou menos pessoas com a sua escrita e com os seus interesses.
A blogosfera não é uma escola no sentido restrito da palavra, para agora haver professores de régua em punho. A palmatória é do tempo da Maria Cachucha.
Os bloguers podem aprender com os outros e ajudar os outros a crescer, não é envinagrando as expetativas de quem quer ser bloguer que se demonstra o carácter.
A humildade é o papão do Princípio de Peter.
Sócrates tinha uma frase muita boa para isso.

  
  Artigo 7º

Para mim, o que melhor define o carácter de um ser humano, é a forma como um individuo trata outro indivíduo, grupo ou instituição, sabendo de antemão que este não lhe vai trazer benefício algum. 
Não gosto de os ver trepar com a soberba nos queixos, ditando regras comezinhas que todos percebem que têm um intuito unicamente comercial: declarar guerra à concorrência, mesmo à que julgam ser muito má.

Artigo 7º

A soberba é lixada.
Esta vida é lixada, esta classe é ainda mais lixada e eu, lixada estou, porque agora sou compulsada a dizer aqui no meu espaço público, quatro vezes a palavra fónix, só para demonstrar que o fonix faz parte desta classe, como o apêndice faz parte do intestino.


Lisboa, 04 de novembro de 2014


__________________________                                        _________________________
            Uva Passa                                                                      Blogues Relevantes

13 comentários:

  1. Para mim és bem relevante!
    (e por isso te tenho na minha lista)

    ResponderEliminar
  2. Uva, pá, nunca me desiludes melhér!

    ResponderEliminar
  3. há aqui alguma guerra surda? há necessidade de abaixo-assinados? ser ou não relevante, é o mote? quando te descobri, e foi através de outro blog, "alapei-me" aqui todos dias. isso define," ser relevante"? é que eu nãou nada importante aqui, nisto dos blogues, mas gosto de cá vir. até ao próximo post. claro que só venho, se for relevante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há cá guerras nenhumas, que eu sou da paz.
      O que há (parece-me) é uma soberbazinha de pessoas que gerem blogs com muita pinta, e que são pessoas com pinta, mas que parece (nestes últimos dois dias) que se acham o Ricardo Salgado da Blogosfera e vá de passar atestados de não-relevãncia aos pequeninos, e que querem que os pequeninos façam tudo como eles acham que deve ser.
      Ora discordo. E discordando, escrevo.

      Eu cá tenho em ti uma moça de grande relevância (já se sabe que livro sem rodapé não é livro), por isso é que te tenho ali na minha lista (aproveitando as palavra de Mirones), mas isso tu já sabes.
      Ou não?

      Eliminar
    2. ora muito bem. eu explico, nisto de blogs eu sou muito distraída, não no sentido de estúpida, mas distraída mesmo, às vezes perco informação e fico sem conseguir contextualizar corretamente, daí as minha perguntas, se calhar de coscuvilhice, mas , mesmo assim , para perceber. uma vez discordando, acho bem que fique registado. e que registo!!! quando digo que sou pequena neste "mundo" não é falsa modéstia, cada um sabe o seu valor. eu conheço o meu, e sim, sei, que pelo facto, de morar aqui ao lado...não me alongo nessas considerações. é mais no sentido, de que existir no wordpress, não é o mesmo que existir aqui no blogger. lá, a exposição é diferente. às vezes, aqu,i parece haver um regime militar; ou marcha tudo como "il faut", ou então, não és ninguém, não existes, ou ficas fora! vou ver se já há medidas de coação relevantes ali para o campus.

      Eliminar
    3. "existir no wordpress, não é o mesmo que existir aqui no blogger´'
      "lá, a exposição é diferente. às vezes, aqu,i parece haver um regime militar; ou marcha tudo como "il faut", ou então, não és ninguém, não existes, ou ficas fora"

      Troca lá isto por miúdos. Fiquei hiper curiosa.

      Eliminar
    4. mandei um mail. se tiveres paciência...

      Eliminar
  4. Eu e o meu blog irrelevante subscrevemos tudo o que dizes e por isso ainda aqui ando a escrever merdices irrelevantes e um ou outro fónix sempre e quando me apetecer... Gosti, não tens papas na língua! :)

    ResponderEliminar
  5. Nem de propósito, quando comecei nisto dos blogues era tão naba, mas tããão naba, que nem sabia editar, apagar textos ou comentários. Vai daí os meus promeiros postes (ainda são uns 4) titulam-se: Fóni!
    E lá continuam, contentinhos por não lhes ter calhado um "delete" em cima:D :D

    E sim, como compreendo e como concordo com cada linha deste Tratado Uval!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava aqui já muito preocupada, a achar que era só eu que estava maluca (eu, a panda e a gaja maria) porque mais ninguém disse nada sobre o debitar da rapariga em apreço (coisa feia) e que se calhar era eu a fazer um grande filme de ela nos chamar a todos uns bloguers sem jeiteira nehuma e de nos dizer que temos todos uns blogs irrelevantes.
      Estou mais descansadinha....
      ;)))))) Olá Dinada!!! Estás boa miúda.
      Já sei, já sei que estás toda contente.... a ver vamos no que vai dar este circo.

      Eliminar