9 de fevereiro de 2015

Pragas

O veado (pobre animal) está a tornar-se numa praga para os agricultores da zona da Lombada, no Parque Natural de Montesinho. 
Os trabalhadores rurais têm revelado uma aversão crescente pela espécie, apontando-a como responsável por avultados prejuízos nas culturas.
Não os censuro. Toda a vida o homem lutou contra os animais selvagens na defesa da sua hortinha.
Mas há sempre uns chico-espertos que levam a luta ao extremo.
Parece que a bicheza (outrora em declínio e alvo de um dedicado repovoamento - sobretudo por motivos que evocam a lenda do milagre de D. Fuas Roupinho, ou lenda da Nazaré) tem uma capacidade reprodutiva acima da média (ahh granda veado!) e povoou abundantemente aquela zona nos últimos dez anos.
E agora, os dedicados biólogos da Câmara, não estão a dar conta do recado, que é como quem diz, 'seus grandes garganeiros' que não há fome que não dê em fartura.
Bom.
Todos sabemos da capacidade portuguesa para se livrar das problemáticas aflitivas do dia-a-dia, e o desenrascanço não se fez tardar.
Havendo uma franja significativa de 'caçadores de caça grossa' que não se importa de dar uns tiros certeiros entre os olhos deste animal, coisa que deve dar um tesão monumental capaz de deixar um homem a ganir, resolveram entregar estes animais aos animais que se deslocam em romarias de grande afluência metropolitana, às 'reservas ecológicas' onde se matam pragas incómodas de veados, provocadas por repovoamentos mal calculados (ou não!) em troca de uma febra e um copo de zurrapa.

Isto, ao comum dos mortais, é mais uma notícia daquelas que dá asco, mas em chegando aos ouvidos de minha mãe, a coisa eleva-se a um nível totalmente esdrúxulo.

- Já soubeste dos veados lá de Montesinho?
- Já. Parece que é o novo brinquedo sexual aí dos caçadores.
- Coitadinhos... dão-me tanta pena... é que agora as pessoas podem adotá-los, ou comprar à Câmara...

Um veado????????? Onde é que ela quer por um veado?

- Ali no jardim, tem tanto espaço... não era giro?
- Era mãe, e depois podias ir lá estender a roupa, ou isso.

8 comentários:

  1. Já conhecia esse método de comprar à Câmara. Uva, o veado não é para manter. 99.9% de quem compra os veados, querem-nos para bifes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha mãe era capaz de o querer para ´beijos'.
      Mas não vou na cantiga dela. O teu pai se calhar também alinhava... para as netinhas.
      Custa-me ver esta gente sem eira nem beira, a comprar animais, para os matar sabe-se lá como, para depois os comerem ou andarem aos tiros nese matagal.
      Pior é a caça que agora se tornou moda.
      Nojo.

      Eliminar
    2. Tornou moda? Tinha ideia de que estava a "morrer". Mas se calhar é impressão minha, que não conheço muitos caçadores, dois ou três e já com alguma idade, mas dia menos dia encostam a espingarda e as botas.

      (não tenhas dúvidas, só ainda tem um veado porque não calhou, mas a ovelhinha está mais que decidida, é uma questão de dias/semanas, logo que ela deixe de mamar).

      Eliminar
    3. Está SUPER na moda Mirone. É uma praga. A Câmara está a dar os veados porque já não cabem no território e a caça é um desporto muito apetecível...
      Fui a uma festa no Montijo e apanhei uma grupeta de caçadores, que só te digo, até tinham os olhos vidrados só de falarem na caçada de domingo...

      (Já tive uma ovelha chamada viúva Porcina. Acho que a comi, mas não devo ter dado conta, porque a minha avó mentiu-me e disse que ela tinha voltado para o Alentejo...)

      Eliminar
  2. coitadinhos dos veados.
    Gosto do bichinho...pronto!
    Mas também acho que só o vão comprar por causa da carne.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Maria...
      Nós o humanos, damos cabo da bicheza toda...

      Eliminar
  3. Ficava bem um veado a correr pelo meu quintal juntamente com o meu cão maluco. Acho que iam dar-se muito bem :))

    ResponderEliminar