6 de maio de 2015

Ele há malta muito porcalhona

Por coisas cá da minha vida de amiba unicelular (característica que não se esgota apenas no nosso Presidente da República) comprei um apartamento num prédio com café e esplanada.
Na altura aquilo até nem me pareceu mal de todo, enfim, a pessoa habitua-se a chegar a casa e a cumprimentar a malta toda do café, ora com a manita, ora com um 'olá boa tarde, tudo bem' e a coisa lá vai indo, que aquilo está sempre à pinha, mas a mim não me incomodam nada, antes pelo contrário, que sempre vou deitando um olho à rapaziada.
O problema não é a rapaziada, dizia eu, o problema é que justo em frente à esplanada, ou seja, mesmo em frente à porta do prédio, há um poste de electricidade com um balde do lixo acoplado, daqueles verdes, pequenos, para colocar o lixo ocasional, tipo beatas de cigarros, lenços de assoar o nariz, pacotes de qualquer coisa, e enfim, o lixo miudinho que é precisamente para o que serve o dito baldinho.
Pois que não.
A minha amiba unicelular deveria ter sido um bocadinho mais esforçada e ter optado por comprar uma casa num pais desenvolvido, que é como quem diz, à escala, num prédio desenvolvido.
Então não é que a vizinhança, oiçam isto, usa o baldinho acoplado ao poste de iluminação situado em frente à esplanada do café onde PESSOAS comem e bebem, para despejar o lixo comum? 
O lixo cheio de cascas de batata, cocó de gato, restos do jantar, pensos das raparigas cheios de menstruação, a nojeira doméstica, e toca lá para dentro do baldinho, COM O CAIXOTE DO LIXO A DOIS PASSOS DO PRÉDIO?????

A sério pessoas, acham mesmo natural que uma pessoa saia de manhã para trabalhar, ou que um comerciante abra a porta do seu café para receber os clientes do pequeno almoço, e dê de caras com uma lixeira imunda cheia de lixo doméstico, a transbordar do baldinho, pelo chão, tudo espalhado, porque vocês não se dignam a ir despejar o lixo ao caixote?
Ide-vos encher de moscas pah.

17 comentários:

  1. Uva é deprimente porque a nossa compreensaozinha não consegue, de facto, digerir ou compreender semelhante. Mas deixa-me que te diga que nesse teu caso ao menos as "pessoas" sempre vão, com seus bracinhos e perninhas, colocar o lixo nesse baldinho. Já tive vizinhos que atiravam para a rua o seu saco, do alto do seu quarto andar. Consegues imaginar o que acontece ao saco quando chega cá em baixo, certo? E a correr muito bem, a sua trajectória descendente é mesmo em linha recta senão os carros estacionados em baixo deste varandim vão ser decorados à rebelia dos seus proprietários. Para nós peço muita paciência. Para esses era esfregar-lhes o focinho na porcaria que fazem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 'Já tive vizinhos que atiravam para a rua o seu saco, do alto do seu quarto andar.'

      Hellllllllllllllllllpppppppppppppppppppppppppppp!!!

      Eliminar
  2. tenho vizinhos tão civilizados.... o que lixa tudo é a ciganada quando decide fazer a ronda pelos caixotes do lixo e deixa tudo espalhado no chão, isso e os putos da escola em frente que ás vezes usam o relvado frente ao prédio para fazer os seus picnics enquanto esperam pelo autocarro e deixam pacotes de leite, e guardanapos, e copos de iogurte.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A malta que anda aos caixotes do lixo, pelo menos aqui na minha zona, são do mais civilizado que há. Mesmo pobrezinhos, na maior miséria, não deixam nada revolto.
      As pessoas que andam em AUDIs e Mercedes é que é de bradar aos céus. Tinha uma que deixava o lixo no elevador, tipo, deixa lá deixar isto aqui que eu agora tenho de ir fazendo a pose até ao bólide.

      Eliminar
  3. Achar, não acho. Mas não me espanta.

    Durante uns meses, trabalhei e vivi em Santa Maria da Feira onde, por razões que não vale a pena explanar aqui, não há caixotes do lixo -- há cinco anos não havia, pode ter mudado. A recolha é feita quatro dias por semana, num regime dia sim, dia não, e sábado à noite. O problema é que nos átrios dos prédios não há esta informação, pelo que tenho conhecimento, e o pessoal não sabe.

    Conclusão, era ver os sacos do lixo em montes à frente dos prédios, dias inteiros à espera do camião que os levasse.

    Agora imagina o que é viver por cima do prédio das Finanças e ver as pessoas a fintar lixo para irem tratar de assuntos.

    Bem, as pessoas também podiam dar-se à observação para perceber quando passava o camião. Como não o faziam...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é em Espinho, se não estou em erro, que também não há caixotes do lixo na rua, na zona velha. Não entendo.

      Eliminar
  4. Nunca mais me queixo de nada sobre o meu prédio e vizinhança . São todos muito civilizados e asseados !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O próximo passo é a retirada do caixote do poste. Não sabem ser civilizados é terapia de choque.

      Eliminar
    2. Eu faria o mesmo !!! Tive uma situação parecida mas o caixote era castanho e estava no chão! Num Inverno rigoroso e num dia de Vento que derrubou árvores, o dito caixote que já estava meio solto, de manhã estava no chão!! Ao fim da tarde, da m. janela, vejo um vizinho a apanhar o dito caixote e voltar ao sitio! Como estava solto e já partido nalgumas ripas, de noite agarrei nele (bem que me custou) e ala para o contentor!!! Paz á sua alma!! Senti um Alívio enorme!! (desculpe o post longo)!

      Eliminar
  5. Tem gente que não tem nenhuma noção de vida em sociedade.
    Cadinho RoCo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nenhuma.
      Tive uns vizinhos que faziam fogueiras na sala.

      Eliminar
  6. No prédio do meu avô, em Lisboa, há uns anos desistiram de ter caixote do lixo, uma vez que ninguém estava para lavar o dito. Então passou tudo a deitar o lixo nos dos prédios vizinhos, eles que lavem. Tem sido uma boa vizinhança que só visto. Mas, melhor, agora surgiram no prédio dois caixotes novos, um com tampa amarela, outro azul, para a reciclagem que, a acreditar num panfleto da Câmara que deixaram no correio, irá ser recolhida a dias certos. Além do absurdo de um prédio não ter caixote para o lixo doméstico normal e ter dois para a reciclagem, é fácil imaginar o que vai ser colocado dentro dos simpático caixotes coloridos, não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas fazem coisas de bradar aos céus.
      Se há coisas feias na humanidade, uma delas é o comodismo.
      Os outros que façam.

      Eliminar
  7. Xii Uva! Há cada coisa neste mundo!! Eu já ensino o meu filho de 3 anos a respeitar e fazer reciclagem! Esta história fez-me lembrar um livro: "A coisa que mais dói no mundo", em que uma lebre resolve dar uma lição a uma hiena, colocando uma valente "poia" à porta do castelo, dizendo que tinha sido a hiena. Até que era merecido para essas pessoas..Enquanto, o universo não se encarrega de lhes dar uma lição, tem paciência Uva! Respira fundo..mas cuidado, não o faças pelo nariz, quando estiveres a sair de casa. Penso que a melhor solução será uma apneia temporária!
    Abraço!
    p.s. já agora, para "amiba" escreves sempre muito, mas muito bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Credo! Já se fez baixo-assinado para 'desacoplar' o baldinho.
      Sem baldinho não há lixinho e têm de ir despejar ao caixote que até vão de bonió!

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Sim, também.
      Pode ser amiba (aprendi assim e dá-me mais jeito amiba) ou ameba.

      Amiba, também denominada vulgarmente por ameba, é um protozoário do filo rizópodes, cujos elementos têm a possibilidade de emitir projeções corporais denominadas pseudópodes.
      A espécie mais conhecida é a Amiba proteus.

      Eliminar