21 de maio de 2015

O prometido é de vidro

É um ditado antigo que decidi modificar à ultima da hora.
Julgo que não é difícil perceber o porquê.
Frescas e algumas boas, são as propostas que nos traz um PS populacho, muito focado naquilo que foram, ou pensa serem, as maiores manifestações públicas contra o Governo de Passos.
É só um projeto, vamos ver o que nos traz de definitivo o António Costa.


1 - O prazo para as decisões do Tribunal Constitucional vão encurtar e bem. Escusa o povo de tinir durante seis meses para saber se o corte nas pensões sai ou não sai e depois lavar com retroativos em cheio nas fuças. Acho bem. Se os juízes lá estão, pagos a peso de ouro, é para trabalhar; se não trabalham ou só trabalham quando bem lhes apetece como se fossem intocáveis, há mais quem queira. Eu quero. Quero sobretudo contar com o meu partido e com o seu programa eleitoral e não com um punhado de velhos decadentes que se acham os donos do mundo. Já vai sendo tempo destes senhores serem postos no devido lugar.

2 - Devem mexer nas responsabilidades dos enfermeiros e outros profissionais de saúde. Julgo que isto vai dar molho e greves à fartazana. O óptimo é inimigo do bom. O médico é inimigo do enfermeiro, especialmente se o último puder receitar. A ver vamos quantas consultas e cirurgias vão ficar comprometidas no choque dos titãs.

3 - Mexer (outra vez / mais uma vez) nos concursos de professores. Ui. Até me arrepio. Dizem que vão dar 4 anos de permanência nas escolas para evitar o fandango do costume. Talvez deixem de ver o ensino como profissão-itinerante e deixem a malta dormir em casa pelo menos aos fins de semana. A estabilidade do corpo docente é uma utopia que muito faria por este país.Ficamos à espera. Mais um ano.

4 - Acabar com a funesta prova de conhecimentos que chumba os professores quase todos por erros ortográficos. Vai apanhar uma catrefada de votos com esta medida. Oh Costa, a vida assim não te Costa. Resta saber a quem vais dar a pasta. Não te ponhas a escolher velhos do Restelo, ou é pior a emenda do que o soneto.

5 - Destruir definitivamente tudo o que é negócio de ATL que gravita em torno das escolas. Vai dar escola gratuita e a tempo completo até aos 14 anos. As crianças vão deitar escola pelos olhos. O absentismo vai aumentar mas os pais podem estar mais tempo nos empregos a viver uma vida (ainda mais) miserável em frente aos computadores. Boa medida. Quem é que fica na escola com os meninos de 14 anos até às 19h e com que atividades? Os professores não colocados? A ver vamos.

6 - Vão relacionar o valor máximo das rendas com o estado de conservação dos edifícios. Olha! Vai andar para trás com o a Lei do Arrendamento. Boa, Costa! Vais arranjar muito amigos assim, especialmente as pequenas empresas de construção que já iam levantando a cabeça com as remodelações nos prédios. Olha, é a vida. Os outros também fizeram desemprego. Não te podem acusar de seres pioneiro. 

7 - Um banco ético para ajudar os pobres e os endividados. Mas já não temos isso? E não se chama Segurança Social. Sempre a inventar. A DECO é que vai ficar furiosa por perder assim de rajada tantos sócios/contribuintes.

8 - Lindo! L-I-N-D-O! Regime excecional de proteção do devedor perante a execução de imóvel garantido por hipoteca. Até que enfim uma medida com dois dedos de testa.  A entrega do imóvel extingue a dívida até ao limite da avaliação bancária efetuada. Toma lá e vai buscar! Pena não salvarem os fiadores do esterco onde se meteram (para ajudar os outros), mas talvez numa próxima legislatura. Até lá alguns andam a passar fome para pagar a fiança.

9 - A pena contínua de prisão na habitação com possibilidade de ir trabalhar é boa para poupar nos alimentos, água e luz que os reclusos gastam na choldra. Boa Costa! Prende-os a todos em casa com acesso à Internet e aos telejornais. Espero que tenhas dinheiro para lhes forneceres anti-depressivos e psicólogos ao domicilio.
Agora pergunto: não estamos nós todos em prisão contínua na habitação? É que pelo que vejo, a malta mal tem dinheiro para pagar os transportes quanto mais sair para arejar.

10 - As ações de discriminação positiva no apoio à natalidade também lá moram. Espero que desta vez deixem os rapazes adotar e as mulheres pedirem barrigas emprestadas. Já é tempo de acabar com o poderio religioso neste país.


8 comentários:

  1. Gosto tanto de leis "aprazadas", feitas para vigorarem durante uma legislatura, que a seguir outro galo há-de ocupar o poleiro e outra lei há-de "cantar".
    Acho que foi aqui que me queixei disto. Que é impossível um país erguer-se de forma sólida quando a cada 4 (quando as legislaturas duram esse tempo todo) anos as leis mudam. Andamos todos a brincar ao "experimentismo legislativo", faz-se uma lei, experimenta-se um bocadinho, faz-se outra, experimenta-se mais um pouco. Assim não vamos lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem tirar nem por Mirone. Adorei a primeira frase. Que belíssima metáfora.
      Ainda ontem estava a ouvir na televisão que o top das reclamações dos empresários portugueses é o facto de estarem constantemente a mudar as regras do jogo, fazendo com que as empresas nunca se conseguissem ajustar ao que muda durante tempo suficiente para fazer render a alteração.
      Assim é como dizes, não vamos lá e é uma canseira ver um país em constante reerguer, sem nunca levantar definitivamente a cabeça.

      Eliminar
  2. 11 - Quer repor os 4 feriados abolidos e as 35 horas de trabalho para a função pública.
    Independentemente do número de votos que esta angaria, giro é fazer a análise da iniciativa política que deu origem a esta medida, literalmente 'Dar o ouro ao bandido', por parte do governo PSD, que já se estava mesmo a ver que seria uma das bandeiras políticas do próximo que viesse fazer-se ao poleiro. Chama-se a isso, seguindo a mesma linguagem, engodo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 'são as propostas que nos traz um PS populacho, muito focado naquilo que foram, ou pensa serem, as maiores manifestações públicas contra o Governo de Passos'
      Pois claro.
      Olha essa não vi, mas até gosto. É um PS popular. Podem-se juntar todos e fazer um trio.
      As 35 horas da FP discordo veemente. Sou TOTALMENTE a favor da equiparação das condições de trabalho, pensões e outros benefícios para ambos, público e particular. Acho uma afronta haver portugueses de primeira e segunda categoria só por trabalharem em locais diferentes.

      Eliminar
    2. Estão, certamente, estudados os números todos, até à última casa decimal, de quantos funcionários públicos, vivos e não só, existem neste país. E as famílias, que também contam como votantes, se ainda existirem, claro.
      (Eu também concordo com a equiparação, embora eles não concordem, e é essa não concordância e essa não equiparação que vão dar votos)
      Fico sem saber o que pensar destes engodos todos, a não ser que são isso mesmo: atractivos para a passarada cair que nem tordos (credo, devo ter sonhado com pássaros :))

      É que, ou a memória me está a falhar (corrija-me quem quiser, eu dou o corpaço às pedras :)), ou, por exemplo, a medida dos feriados foi decretada pelo PSD, sim, mas por imposições da Troika que, ou muito me engano, ou foi o próprio PS — que agora preconiza o fim das medidas — que requereu a sua intervenção.

      A confusa não sou eu, são eles.
      Só malucos, a porem-nos a todos doidos.

      Eliminar
    3. Tu tens um belo corpaço (a ver pelos bikinis que nos apresentas SÓ para nos fazeres sentir umas baleias com pernas) e por isso não tenho pena nenhuma de ti.

      Foi o PSD que solicitou a Troika porque não quiseram o PEC 4. Mas a quem gastou a massa foi o Sócas? Não. Quem gastou a massa foi o CAVACO!
      A troika não impôs nada sobre feriados, e foi a partir dessa altura que se começou a dizer que o Passos era um ordinário porque tinha implementado medidas que iam muito para além do que a troika advertia.

      Já viste ali as barraquinhas da feira do livro? Hum? Vais lá?

      Eliminar
    4. E tu gostas muito de exagerar, tanto no que me toca a mim como no que te toca a ti. Também não tenho penas, a não ser quando me dá uma de galinha, isso então...

      Vou pois, isso é sagrado! E tem que ser antes que comece a chover (não está previsto, mas parece que Feira do Livro sem chuva...). Se já não for este ano, terá que ser no próximo que armamos a tenda, tu a dares à caneta e eu lá, com as minhas cuecas amarelas. Isto não pode continuar ;)

      Eliminar
  3. Eu não digo que o Passos é bom mas o Costa vai-nos afundar a todos!
    E vai! Porque infelizmente é de populismos que a malta vive e a malta ainda não viu que ele não pode cumprir tudo o que promete, excepto claro, se quisermos convidar a troika para cá mais uns anos.

    O Costa é o tipo de politico do qual eu fujo a sete pés!

    ResponderEliminar