22 de junho de 2015

Uma espreitadela ao Museu Ludwig em Colónia?

Peter Ludwig tinha uma coleção particular de arte estimada em 20 mil peças - das quais 774 obras eram de Picasso - e uma fábrica de chocolates.
Não.
Na verdade o museu Ludwig era a sua fábrica de chocolates. É indiscutível que, a meus olhos, todo o edifício se assemelhe a uma gigantesca fábrica alemã. O telhado de zinco em forma de ziguezague, as secções separadas por compridos corredores iguais a linhas de produção, as janelas cheias de luz que convidam o operário a produzir alegre, sem parar, durante todo o longo dia alemão, é a maior prova disto mesmo.
270 milhões de marcos numa espécie de instalação fabril repleta de quadros, é algo verdadeiramente espetacular. Mesmo para a rica Alemanha.
E não bastou a este visionário colecionador entregar-se a doces devaneios. O museu foi erigido na Heinrich-Böll-Platz, mesmo ao lado do indiscutível símbolo de Colónia, a imponente Catedral Gótica, o que instiga a que todas as pessoas que visitam a enorme Catedral, visitem também, mesmo que só com os olhos, o Museu Ludwig.


Foi o que fiz. 
Não pude estar além da 1 hora que tinha disponível para visitar a exposição (escolhi a happy hour - 8,00€ em vez dos 14,00€ para a livre visita) mas tive sorte de apanhar a exposição temporária de Sig­mar Polke (1941-2010) e de por os olhos numa imensidão de Picasso, onde se incluem as obras mais enigmáticas e uma escultura belíssima.
Picasso também esculpia, aliás a obra dele é tão vasta em pintura quanto em escultura, mas foi a primeira vez que vi uma escultura dele ao vivo.
Foi emocionante.
A minha máquina disparou fotografias até se finar num último suspiro.
Trouxe comigo uma doce memória.
Abençoados chocolates.
 









As fotos são minhas.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Cortei-lhe ali a cabeça mas já andavam 15 guardas com um pau atrás de mim e a dizer que já tinha acabado a visita.
      O meu marido tem alguma razão. Só dou barraca...

      Eliminar
  2. O Museu Ludwig é imperdível, Uva! Parecemos uma baratas tontas a absorver e a querer fotografar tudo. Como a compreendo!

    ResponderEliminar
  3. Hum, tou mm a ficar com o bichinho da curiosidade :)

    ResponderEliminar