27 de agosto de 2015

Adeus Gerês. Olá Piódão!

Ninguém consegue imaginar o que sente alguém com a terrível fobia das alturas, o medo da queda iminente incrustado na pele, os músculos doridos de tão tensos que viajam, e fazer, só para realizar um sonho muito antigo, as estradas que serpenteiam a Serra do Açor - mais alta que a lua -, no caminho Sobral Gordo - Piódão - Sobral Gordo, numa caranguejola com quase 10 anos no rabo, que passou praticamente as férias todas entre a 1ª e a 3ª velocidades, relinchando nuns pneus que tiveram de ser todos substituídos algures no Porto.
Sente medo.
E cansaço.
E alegria.
Quatro dias sem rede no telemóvel, sem ligação ou notícias do mundo, sem poluição, sem ruído dentro da cabeça.
Na Serra só a vaga e madrugadora buzina da carrinha do pão, do peixe ou das mercearias, que parava na aldeola mais profunda da serra, com 32 pessoas residentes (e mais três turistas) para trazer o que é para todas elas impossível de ir buscar.
Foi uma viagem muito bonita, toda revestida de natureza.
Voltaremos um dia, quando me esquecer do medo que tive.


Eu a dizer à ML o tanto que precisávamos percorrer para chegar à aldeia de xisto mais bonita de Portugal.
Piódão.


Lá em baixo, a aldeia que nos acolheu de forma tão especial. Sobral Gordo.
Parece uma brincadeira de crianças, a vista assim, imensa, que deixa descobrir a Serra da Estrela - mas não é. É absolutamente deslumbrante e ficará para sempre na minha recordação.
Obrigada Su, pela tua simpatia e por teres aberto a portas da tua casa.


O caminho que descobrimos levou-nos a um lugar que vale tudo a pena.
Uma cascata no meio da Serra.
Fraga da Pena.






Piódão!
Finalmente!
Tão pequenina, mas tão bonita.





Depois de tanto quilometro percorrido, tanto stress por causa das alturas, a respiração entre-cortada, o coração descontrolado, sobretudo na descida onde a condução se faz sempre por fora do caminho, a um milímetro da ravina, muito mais perigosa, um tanto ou quanto louca, nada como uma bela sopa no Barril, perto de Côja.


E fim!
Cheguei novamente ao ponto de partida.
A Casa dos Pinheiros triste e fria, cerrou-se de nevoeiro para me receber e quase me fazer esquecer os dias quentes que passei em viagem.


Adeus férias. Olá Rule of Law...

18 comentários:

  1. Uvinha, darling. Não quero soar arogante ou "Mr. know it all", mas ´quando fores à Serra da Estrela, se precisares de sítios para visitar, manda um mail a este teu seguidor assíduo que eu preparo-te um roteiro!

    Espero que te tenhas divertido muito na região mais bonita de Portugal (sem discussão, mesmo)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica combinado e obrigada pela simpatia! Terá de ser no verão porque Serra da Estrela no inverno é para acabar comigo em três sopros. Tenho muito frio. Fui lá uma vez e ia perdendo as orelhas.

      É absolutamente maravilhosa, tens razão. Tive muito medo, mas valeu bem a pena.

      Eliminar
  2. Bom!, fez muito bem em recordar-me esse passeio... mas...

    eu sei que os anjos não terão costas,
    mas é apenas as costas
    o que de ti mostras

    podias ao menos esboçar um sorriso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui!
      A Uva tem uma certa vergonha de mostrar a dentadura!
      Uva Passa, ring a bell?
      Hahahahahaha



      Eliminar
  3. O acesso ao Piodão é realmente assustador...de noite então, quase que me dava um ataque. Mas vale muito a pena, é lindíssimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foste de noite?? Que coragem miúda. Assim de dia, com a luz toda, eu só rezava para não encontrar ninguém de frente. No Gerês (que também é horrível) apanhei mesmo lá em cima na parte pior, um grandessíssimo anormal que se passeava naquelas estradas de Auto-caravana. Pois só passava ele. Os outros que se cruzaram com ele nas partes mais perigosas chamaram-lhe de tudo para cima.

      Eliminar
    2. Expliquei-me mal, de noite foi ao ir embora, ou seja, fomos de manhã, passámos lá o dia e fomos embora quando começou a escurecer. Ainda assim, aterrador para ambos os lados :)

      Eliminar
  4. Sítios fabulosos. Precisamos mesmo de ficar livres de todo o lixo. Também começo terça feira.

    ResponderEliminar
  5. Olá. Os país do namorado da minha filhota têm uma casa aí perto ,Mestras,ela ficou encantada com essa zona,andou bastante a pé e adorou essa nascente .O tempo por aqui realmente...... Está um pouco triste , à noite fica cheio de humidade.
    P.s Estou pertinho de ti ahahah

    ResponderEliminar
  6. Olha, andastes p os "meus" lados :) tb estive lá na semana passada, o meu pai é da serra do açor. Pertinho do piodão mas ainda com um acesso mais tramado, é mais acima (imagina a estradinha a subir, onde em mtas zonas n passam 2 carros lado a lado). Mas vale a pena :)

    ResponderEliminar
  7. Bonitas paisagens, bonita boneca a tua (a piquena), saudades tuas ;)
    Bom regresso ao trabalho!
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. E pronto, voltam as rotinas, mas cheia de boas recordações, cheia de felicidade. o Piodão é lindo mesmo. Bjs

    ResponderEliminar
  9. Passa Uva Passa. O medo passa. Passa depressa se fores de bike Uva.

    Isto a propósito de quê? Disto:

    http://bateoventosopraachuva.blogspot.pt

    Acho que pelo menos vais sorrir caso dês um pulo ao meu tasco no endereço ali em cima.
    Falta ainda uma parte, aquela em que passei na cumeada com Souto da Ruiva, Sobral Gordo e Mourisca lá ao fundo.
    Para a próxima, se puderes, leva a bike porque pedalar por ali é uma sensação indescritível, avassaladora.
    Eu pedalo por ali, sobretudo no Verão em modo o-tolo-que-vai-sózinho-e-anda por-ali-o-dia-todo-sem-ninguém-saber-dele.
    Além do último post os anteriores são também sobre o Açor mas do lado Sul relativamente à encosta do Piodão.

    João L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou já ver carago! De bike na serra???? Ai que não me aguento!

      Eliminar
    2. Dominado pela nostalgia dos Andes, onde nunca estive (passar a 10.000 m de altitude não conta), regressei às cumeadas do Açôr. Às pedaladas nos estradões das eólicas que nos levam numa ilusão controlada ao reino de Sabá, e aos braços da sua rainha.

      (aaaaaaahhhhh, supiro)

      Pronto, é só para dizer que tenho lá mais algumas no meu tasco e desta vez com Sobral Gordo no horizonte. Hope to make you go whoa ;)
      Ifeiunouuóráimine

      João, o chato


      PS. A propósito do teu último post ("39"), onde não quis a despropósito lançar o comentário idiota ali de cima, já deste conta que à nossa volta há pessoas que deram mais voltas ao Sol do que nós e outras menos.
      Eu, por exemplo, já dei umas quantas mais que tu :)

      Eliminar
    3. E até fiquei com a boca aberta a ver as fotos das tuas pernas....
      Fui logo mostrar às amigas. Quer maravilha João. Fiquei pasmada com aquilo que consegues fazer.
      E também tens uma de estrada não é? Pois, eu acho que também gostava de ter uma.

      Grande João. E já viste isto: http://azoreschallengetrail.com/ ???? Bamolá?

      Eliminar
    4. Uva, tu és o meu clube de fãs :) Vou fazer um post só com as minhas pernas. Dá-me meia hora.

      O trail dos "Azores" só a pedalar. A cartilagem do meu joelho esquerdo impede-me de correr.

      A de estrada permite viajar para longe. Tem uma elegância e uma subtileza que não se encontra no BTT. Já reparaste nos pelotões das grandes voltas (tour de France, por exemplo)? Aquilo parece um bailado. O BTT é uma coisa mais terra-a-terra, conceptual e literalmente. É uma coisa de contacto mais íntimo com o que nos rodeia. Isso para mim quer dizer que, no caso do BTT, o local onde pedalo determina o prazer da coisa. E tenho tido sorte por pedalar na Costa Alentejano e nas serras da Estrela, Açôr e Lousã. Depois tenho umas pedaladas "internacionais" por cidades onde tenho tido actividades no âmbito da minha profissão.
      As bikes de estrada são muito mais baratas que as de BTT. Arranjas uma facilmente.

      Meia-hora, OK?

      Eliminar