24 de setembro de 2015

Da inépcia

Não sei de quem é a culpa.
Não quero saber de culpados e nem de inocentes; não é isso que me interessa.
A melhor frase do mês via-a eu numa daquelas molduras feitas num programa de computador que alguém com tempo suficiente, e alguma paciência, se lembrou de partilhar com os amigos virtuais, sem revelar o autor.
É uma frase bela e vou aqui deixá-la no meu blog. Várias vezes.

"A vida é feita de fases. Ou fazes ou não fazes."

E é isto:

Na turma da ML, e já no ano passado (3º ano), caiu-lhes uma andorinha de um ano anterior, no meio da sala. A andorinha do 2º ano teve aulas com uma turma de 3º ano, o ano inteiro. Havia mais 2 turmas de 2º ano disponíveis para a receber, mas não cabia lá nem mais uma palhinha quanto mais uma andorinha. A professora, sem nunca perceber como lhe caíra o passarinho na sala,  revezou-se como pode entre a menina do 2º ano e os restantes elementos da turma de 3º ano. Imagino a confusão na cabeça das crianças. Mas as crianças adaptam-se e a menina transitou. "A vida é feita de fases. Ou fazes ou não fazes."
O ano passado, uma das alunas de 3º ano, colega da ML, chumbou. É este ano repetente no 3º ano, pelo que deveria integrar uma turma de 3º ano, sendo talvez deslocada com a primeira andorinha para outra turma. Os meninos de 4º deixavam de ter uma aluna de 3º ano, a menina repetente saía também, e a professora poderia dedicar-se a um só ano letivo dentro da mesma sala.
Não aconteceu.  "A vida é feita de fases. Ou fazes ou não fazes."
A menina repetente de 3º ano transitou com a mesma turma que já tinha, para o 4º ano, mas vai levar com a matéria de 3º ano, enquanto os restantes avançam na matéria; talvez  a sentem na mesma mesa da primeira andorinha perdida, mas têm idades diferentes e não são lá muito amigas.
Talvez a professora ache assim mais simples (para ela) separar as matérias do 3º ano da restante turma já no 4º ano, mesmo sabendo que é um entroncho o que ali vai criar.
Mas, não se ficou por aqui a inépcia escolar. "A vida é feita de fases. Ou fazes ou não fazes."
Lá na escola da ML também há a professora-má, a professora que bate nos alunos, que os divide entre 'o grupo dos palermas' e 'o grupo dos espertos' e lhes dá puxões de orelhas e lambadas. A professora-má era a diretora da escola, mas depois de uma queixa concertada dos pais no respectivo agrupamento viu-se afastada da direção.
Mas manteve-se a lecionar!! "A vida é feita de fases. Ou fazes ou não fazes."
Para não tomar as crianças de ponta, os pais queixosos impediram as crianças de prosseguir para o 4º ano com a professora-má, impelindo-as a repetir o 3º.
Duas dessas andorinhas chumbadas por decisão dos pais foram transferidas para a turma da ML, porque a professora já lá tinha um mini núcleo de 3º ano caído no meio da sala - a primeira andorinha perdida e a repetente.
As crianças cujos pais se impuseram contra a professora-má, poderiam ter transitado para o 4º ano (mesmo sendo palermas) mudando simplesmente de turma.
Mas não. "A vida é feita de fases. Ou fazes ou não fazes."
Para mudarem de turma tiveram de as chumbar, passando a culpa que deveria ser toda ela assumida pela professora-má, diretamente para os meninos agredidos. "A vida é feita de fases. Ou fazes ou não fazes."

O 4º ano da ML vai ser o mais difícil da vida dela até agora. A professora que deveria estar totalmente dedicada aos seus alunos de 4º ano, preparando-os para os exames, deverá despender de igual maneira e em igual número de horas a sua atenção para os dois anos diferentes que tem dentro da mesma sala, e ainda mais, porque 3 das andorinhas são repetentes e têm necessidades educativas mais complicadas.
Afinal uma é tontinha e perdeu-se, e os outros dois são palermas.

A minha pergunta é só esta:
Quem, por Deus, quem é que definitivamente toma conta desta porra?


17 comentários:

  1. Espero que Uvas Passadas, munidas de textos enviados às DRE's e aos ministérios. Talvez com assinaturas múltiplas. Talvez discutidos entre pais. É a fase do fazer!
    Um beijo,
    Outro Ente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram Uvas passadas que tiraram a direcção da professora-má.
      Fazemos muito barulho, mete polícia e tudo, por vezes, um excitex de agrupamento aquele, mas depois vai tudo de férias, e quando voltam, é isto.
      Todos os anos.

      Um abraço Ente.

      Eliminar
  2. Isto é o reflexo do estado do ensino em Portugal!

    E é perfeitamente esdrúxulo!

    Já agora, pagam dois ordenados à professora que tem trabalhos a dobrar?

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pagam 3 ordenados. Porque também lhe pagam em férias.
      É tudo bom.

      Eliminar
  3. Acho que depende muito do número de alunos na sala. A minha filha fez o 1º ciclo num colégio muito pequeno , com muitos poucos alunos. Os alunos do 1º e 2º ano estavam juntos e os 3º e 4º também. Nunca houve problemas e todos os alunos tiveram bom aproveitamento nos exames finais.Saíram do colégio para diferentes colégios ou escolas públicas e nunca tiveram quaisquer problemas decorrentes desse facto.
    Se não forem muitos alunos, provavelmente vai correr tudo bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tudo se desenrasca neste país.
      Os alunos vão desenrascar-se, a professora também (já se desenrascou no ano passado), foi pena que não tivessem desenrascado os meninos palermas que chumbaram por causa da professora-má, que não a tivessem despachado para o monte para cavar batatas em vez de manterem uma professora que faz linhas a marcador no chão da sala (literalmente) dividindo-os por 'capacidades', os palermas e os espertos, é também uma pena que a ML não possa usufruir do tempo e atenção total da professora nas matérias do ano dela e constantemente tenha de ver a professora acudir a 4 alunos cheios de dúvidas de 3º ano, que se sentem também eles possivelmente inferiorizados relativamente aos outros que 'são mais espertos' e até estão mais crescidos, embora sejam todos da mesma idade, and so one, and so one....
      A ML tem 26 alunos na turma dela de 4º ano, ficou com 30. Nada mau hem?
      Olha Anita, queres que te diga o que eu acho do ensino em Portugal?
      Um autêntico desnorte.

      Eliminar
    2. 30, ainda que todos do mesmo ano já seria demasiado...

      Eliminar
  4. É tão mau que uma pessoa nem sabe o que há-de dizer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente. É mesmo mau.
      Não imaginava obrigar a minha filha a reprovar só para não apanhar a mesma professora no ano seguinte.
      É que nunca o faria. Nem que obrigasse o agrupamento a inscrever uma menina do 4º ano juntamente com os colegas do 5º (2º ciclo) e na outra escola.
      Comédia.

      Eliminar
    2. Também não imagino, e quando disseste isso, questionei-me se os pais não achariam, no fundo, que eles não estavam preparados para transitar, juntando as duas coisas. E é muito diferente haver poucos alunos que se dividem por diferentes anos do que um ou outro gato pingado. Essas crianças certamente que já estão a crescer com um auto-conceito muito negativo. Os estudos comprovam que, excepções à parte, os primeiros anos determinam a vida escolar dos alunos. Penso sempre que os pais não se mexem o suficiente. Por norma há um ou outro mais empenhado em mudar as coisas, que fica abafado. A passividade é tremenda e esse é um dos principais motivos para termos a educação neste estado. E aqueles que barafustas, muitas vezes é por coisas estúpidas, sem razão nenhuma, do estilo "mas porque é que o meu filho tem um arranhão na perna?", legitimando aquela coisa de que os pais de hoje em dia são uns chatos. Fiquei chocada com isso dos marcadores no chão. Não sei como é que ainda consigo ficar chocada...

      Eliminar
    3. Houve uma vez que aqui no blog denunciei um professor (cheio de boas intenções) que fez uma turma (um gueto) só de ciganos, na cidade da Amadora.
      Lembrou-se a aventesma de ir escurrupichar todos os ciganos de todas as turmas e de todos os anos (e um pobre professor contratado - o elo mais fraco) e metê-los numa sala, todos juntinhos, mas todos iguais.
      É mais ou menos isto. A professora / DIRETORA analisou os meninos, dividiu a sala em dois, uns eram os palermas, os outros não, aos palermas dava calduços e aos outros não.
      Bonito.

      Eliminar
    4. Realmente não lembra a ninguém!! Eu hoje fiquei a saber que a professora de Inglês do meu filho ( 3º ano ) castiga os meninos que se portam mal com flexões no meio da sala enquanto a aula continua a decorrer normalmente :). Vou dar o beneficio da dúvida visto ter havido só 1 aula ainda mas o meu filho garantiu-me que já houve 1 menino que passou a aula a fazer flexões.

      Eliminar
    5. Olha pelo menos pô-los a fazer exercício. Há uma malta muita doida!
      O pior será quando o professor mandar um menino fazer flexões e ele estiver proibido pelos médicos de fazer exercício... ups...

      Eliminar
  5. E os professores, sim que os há e mais do que se pensa, que têm os 4 anos de escolaridade TODOS na mesma sala, anh? A turma da sua ML ainda não é das piores.Quanto ao assunto dos alunos de etnia cigana( o politicamente correcto assim o obriga) só quem os tem nas turmas sabe o calvário que passa, e sim, há excepções e blá blá blá , eu é que nunca por nunca vi um que se portasse normalmente (o mal deve ser meu, tal como é de todos os professores )

    ResponderEliminar
  6. A forma como o ME trata a educação é de bradar aos céus! Sim, há professores maus! Assim como médios, bons e excelentes. Vivem todos no mesmo "saco", em angústia permanente sem saberem como será o ano seguinte.

    Beijos, Uva. :)

    ResponderEliminar
  7. Já li o texto três vezes, e acho que preciso de o ler uma quarta vez (ou quem sabe repetir o 3.º e o 4.º ano), porque estou com dificuldades de interpretação/compreensão.
    Isto acontece numa escola pública????!!!!!!!, Aquela que deve ser tendencialmente gratuita, e onde cabem todos, ricos, pobres e remediados, pretos, brancos, amarelos, às pintas, com ou sem credo, saudáveis ou com doença, aquela que assegura o direito constitucional à educação (ainda mais tratando-se de escolaridade obrigatória)?
    Seria igualmente grave se se passasse numa escola privada, mas caramba, ninguém é obrigado a andar numa escola privada. A escola pública deve ser o exemplo. Este não é o exemplo de escola que eu gostava de ter para as nossas crianças.

    ResponderEliminar
  8. Se a minha por ter uma substituta logo ao primeiro dia, já me causa apreensão, não me vejo mesmo nesse filme:S

    ResponderEliminar