1 de setembro de 2015

Últimas sobre dietas

Caros todos,
Se pertencem ao grupo dos infelizes que ganham peso nas férias, não deixem de ler esta pequena grande novidade.

A Uva, senhora de grandes conhecimentos ao nível dos contactos com pessoas (seja lá o que isso for), teve há poucos minutos um encontro muito produtivo com um médico de renome, e fora de brincadeiras que o médico é mesmo um peso pesado da medicina, que notando-lhe uma figura mais adelgaçada (só Deus sabe o que eu pedalei na iron-bina) lhe perguntou, por mera curiosidade médica - ou outra que não é agora para aqui chamada e que tem a ver com o género -, se estava a fazer [a Uva] a nova dieta dos hidratos de carbono.
A Uva, que não quer saber de abandonar os hidratos de carbono para nada (um parêntesis para a metáfora que aqui se criou para o caso da gata Mecas - que só lhe faz mal mas ela nem pensar em subtrai-la à equação familiar), disse ao senhor Dr. que não, que o que tinha era suado as estopinhas durante 3 longas semanas (as das férias) e que podia mostra-lhe já o repertório do Endomondo para lhe provar.
- Ah, mas então deixe que lhe diga minha cara Uva, perder assim tanto peso (cof cof) em tão pouco tempo, só com a alteração da hora da ingestão dos hidratos de carbono.
Beca beca beca - pensei eu, mais do mesmo, o mesmo de sempre.
- Com certeza Sôtor, bem sei - disse-lhe eu, enquanto ele voltava a botar os olhos na minha espetacular silhueta - devemos comer os hidratos de manhã porque de noite a sua absorção é bastante mais lenta.
- Não, minha cara.
- Não?! Então mas...
- Oiça - diz-me ele pausadamente e com aquele ar de quem vai fazer uma declaração só comparável à alteração da rotação do eixo da terra - os hidratos de carbono devem ser comidos na parte final do dia, respeitando sempre o jejum matinal apenas interrompido pelo almoço. A questão é simples: o nosso metabolismo mantém-se inalterado desde o início da espécie, pelo que se os nossos antepassados se levantavam de manhã para caçar e procurar alimentos, tratando durante a tarde da sua preparação, só à noite se sentavam a comer e é nessa altura que o organismo emprega as suas melhores energias para absorver tudo o que tem de absorver para voltar a ter energia acumulada de manhã. Também por isso os povos que albardam o pequeno almoço têm quase sempre excesso de peso.

E agora a conclusão da Uva, só comparável à alteração da rotação do eixo da terra:

Se pertencem ao grupo dos infelizes que caçam de noite, fiquem sabendo que se caçarem de manhã perdem muito mais peso (na consciência) e não comprometem a refeição familiar, existente desde o início da espécie humana.

17 comentários:

  1. Querida Uva Passa,
    Eu sabia que havia uma razão existencialista para o meu pequeno almoço limitado a café acompanhado de cigarro. Afinal, também há uma razão "cientista".
    Um beijo,
    Outro Ente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quer isto dizer que desde hoje (e graças a este contato privilegiado do senhor dr. médico), que lhe pesa menos a consciência de não se alimentar convenientemente (como as mães querem e gostam) pela manhã.
      Tempos houve que eu fazia jejum até perto das 16h, e os cigarros eram uma belíssima companhia.

      Eliminar
    2. Eu só almoço e janto.
      Pimba.
      E estou um bisonte.
      Incha.

      Eliminar
  2. Minha amiga, antes das más notícias, uma breve nota ao post da meconas (desculpa lá, mas com aquele tamanho, há muito que deixou de ser "inhas"):
    Lamento, mas adoptaste um pequeno diabo. Amanda-la para cá que eu educo-ta. Nem a ias reconhecer.

    Agora o pior, muito pior do que os hidratos, à noite, de manhã ou à tardinha:
    O que causa o aparecimento das rugas é o açúcar.




    Eu avisei que trazia más notícias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meconas até que não é mau hahahahaha hahahahahahaha
      Amando-la sim. Isso é onde? É que vai já de bonió. For sure!!

      O açúcar????????????????????????????????????????????????????
      Aquela coisa que metem nas bolas de Berlim que as pessoas comem bué nas praias e depois no inverno comem em forma de fartura nas feiras?????????????? Logo vi.

      Eliminar
    2. Mas por acaso até julguei que era o sol e tal, razão pela qual este ano tenha a cara da cor do meu rabo...

      Eliminar
    3. Deixa-me recuperar do choque que explico melhor.
      O pior é que não há nada que não tenha açúcar. Aliás, a malta sem açúcar, capute.
      Ainda não estou em mim.

      Eliminar
  3. Que grande treta a do sr. dr, "to say the least". Para dar um ar de "esperto" (como dizem os nuestros hermanos) serve esta para salientar que a regulação metabólica ocorre em períodos de tempo que vão dos segundos (a fina) até horas (a grosseira). Quer dizer, a expressão de genes envolvidos no catabolismo dos hidratos de carbono pode ser um bocadinho mais rápida do que o período de tempo que decorre entre o paleolítico e 2015.
    João L.
    João L.
    João L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo.
      Sou a maluquinha das dietas. Sei perfeitamente o que me engorda.
      Comer os hidratos à noite, jejuando de manhã, se calhar não é assim tão disparatado, mas cada caso é um caso.
      Eu não o posso comprovar, nem tentar, não consigo não comer de manhã, impossível mesmo.

      Eliminar
  4. Não se fie no doutor... Os nossos antepassados tb dormiam no chão, actualmente o seu corpo não está preparado para tal (explicação mto simplista, mas estou no tablet e é uma seca escrever aqui). Comia hidratos à noite e estava assim para o roliça, a partir das 18h evito, 12kg já se foram. E não, nem faço exercicio nem comia exageradamente. Cada caso é um caso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hidratos à noite toda a gente sabe que engordam. Ponto.
      Venha lá quem vier.
      Esta teoria era muito bonita que era, mas jejum até à hora do almoço era para me matar em 3 dias.

      Eliminar
  5. É como a fruta, antes ou depois, ninguém se entende. Sabes que mais, se eu quero emagrecer tenho mas é de fechar a boca. Não me interessa se é de noite ou de dia. Se entra muito, fica demasiado e é nisso que me baseio, num todo, principalmente porque preciso de comer como deve ser tanto de manhã como ao final do dia e não consigo passar fome com uma cenoura de manhã ou uma simples sopa ao jantar. De manhã tem de haver pão e à noite algum hidrato também, senão uma hora depois ando de volta das bolachas e é pior. Uma coisa que ajuda muito é o stresse. Bastam-me uns dias de ralações e é ver os quilos a voar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu achas que se pode dar ouvidos a tudo o que é 'modas'? Tens tanta noção como eu da quantidade de dietas que aparecem diariamente para vender livros e comprimidos.
      Eu sei perfeitamente que se me albardar em pão é noite, é certinho que vou engordar. Não rebento, mas fico ali com mais 2 kg irritantes.
      De manhã se me puserem duas fationas de pão à frente é o que marcha, e somos muito parecidas, se houver bolachas e fome, é certo que não lhes resisto.
      Sabes a minha técnica para fugir às bolachas aqui do escritório? Pastilhas elásticas quando não tenho mais nada. E água. Se ataco a copa estou desgraçada.

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Muito obrigada. Já está corrigido. Contatos é para a grafia brasileira.

      Eliminar
  7. Eu perdi os meus queridos 10kg num desses doutores dos famosos. Não me ensinou nada que não saibamos todos (mas eu precisava de um polícia a quem dar contas) que é comer comidas simples a horas certas, eliminar gorduras e açúcares e... mexer a bunda. Hidratos, a partir do almoço nem vê-los. Mas como digo, nada que não saibamos.

    ResponderEliminar