11 de outubro de 2015

As coisas que a Uva descobre inusitadamente

Corria algures lá atrás, num tempo quase esquecido, o ano de 1997.
Os anos 90 tiveram em mim o mesmo efeito nefasto que a erosão tem na crosta terrestre. Arrastou muita da minha energia para lugares inóspitos, como se fosse um rolo de arbustos magros que rebola pelo deserto ventoso do Atacama.
Tivesse eu resguardado melhor os ossos e talvez [agora] não sentisse tanto o frio.
Eu era uma espiga dourada e magra que balançava ao som do House e do Tecno em cima das minhas plataformas, de braços sempre no ar e de cabeça um pouco mais acima.
Que eu saiba ninguém se atreveu a comprar umas plataformas como as minhas, encomendadas e compradas na reconhecida Gardénia do Chiado, à época (e se não me falha a memória) por quase trinta contos.
Lembro-me perfeitamente de as usar com umas calças de napa vermelho-vivo, que terminavam à boca-de-sino que badalava horas seguidas na pista de colunas do Kremlin.
Grandes naitádas!
À porta estacionava um Fiat Punto 6 speed (e perguntem-me sobre a perícia de acelerar com estes tamancos), no bolso um maço de cigarros LM lights todo escafiado, a trupe ruidosa e igualmente ataviada com as roupas fosforescentes da moda, e aí estava ela, a maluquinha das plataformas Silver, vivendo os seus tempos de Christiane F. do subúrbio, arrastando o esqueleto enrolado nas roupas justas, vendo passar nos bólides de vidros fumados as meninas Modernas, muito betas, também elas enroladas nas suas saias axadrezadas, mas infinitamente menos divertidas.
Os anos 90 tiveram em mim o mesmo efeito nefasto que a erosão tem no crosta terrestre.
Se nefasta for a erosão da juventude.
Se arrancar a crosta trouxer afinal mais pus, ao invés da pele nova.

Encontrei-as no sótão, envoltas na neblina, guardadas sabe-se lá quando ou sabe-se lá por quem, com a ternura e o intuito próprio de quem guarda o passado... para se poder rir dele.
Bons tempos.



7 comentários:

  1. Fantástico Uva, eras uma gaja muito à frente :) Guarda as plataformas que vão voltar a usar-se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca mais deixo ninguém usar aquilo. Nem no Carnaval. Já as envolvi novamente na neblina. Julgo que já matei as saudades todas desse pedaço de tempo.

      Eliminar
  2. Um dia destes, caso possa, mostro a minha última aquisição, e logo vês que, tal como diz a GM, as plataformas estão aí, para dar cartas de novo.
    Boa noite, Uva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sério??? Tens uma plataformas?? Ai Mia tu não te esfrangalhes aí de cima. ;)

      Eliminar
  3. Mto bom. Sabes q é extremamente fácil imaginar-te tal e qual como te descreves ali em cima, n sabes? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fácil? Julguei que não, que todos me viam como uma menina de coro, muito santinha, muito compostinha, na misssa.... só que não. Era uma passada da cabeça, andava sempre a mil à hora. Santa era a minha mãe coitadinha...

      Eliminar
    2. Ahahah deixa n és (eras) a única :)
      Resta saber se, enquanto mães, nós vamos conseguir ser metade das santinhas :)

      Eliminar