9 de novembro de 2015

Sobre o texto da Clara Ferreira Alves

 Imagem/Escultura: Adam Martinakis

Ainda estou toda a tremer.
Do choque!
Suspeito que toda a gente já o leu, mas deixo-o aqui para o revisitar a modos que... só naquela de me auto-beliscar.

Isto aconteceu?

8 comentários:

  1. Diz que sim, que aconteceu. E não discordo com a senhora. Chamou os bois pelos nomes, fulanizou a questão sem medos e disse o estado em que está o nosso país. Uma MERDA (com o devido perdão à Uva pela escatológica palavra) pegada, em que quem lá não está anda em biquinhos dos pés para ver se lá chega e quem já lá está tenta por tudo não ser corrido (a pontapé, como deverá acontecer) enquanto vai mamando o mais que pode.

    Isto está feio, Uva. Muito feio. Fede de feio que está...

    Agora vamos ver o que nos espera!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fede e está feio. Mas há que apresentar alternativas. Isto do bota a baixo também eu.

      Eliminar
  2. Não entendo o seu espanto. Pode (e deve) ser-se anti-fascista, mas não anti-comunista?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu espanto advém de uma só coisa. Espanta-me sempre quando uma pessoa se diz anti-qualquer coisa que apesar dos seus defeitos (nada é perfeito) contribuiu de alguma forma para a nossa Liberdade.
      O respeito é devido e deve ser reposto.
      Como boa individualista que é, tem horror a coletivismos impostos, diz CFA. E diz ainda que acredita num capitalismo regulado. Ora se quem regula o capitalismo é o Estado, que é uma coletividade eleita pela democracia, logo imposta por esta, afinal em que ficamos?
      O trabalho regula-se a si próprio?? Queria ver, queria.
      Um texto brilhantemente escrito, como é apanágio de CFA que muito admiro, mas muitíssimo falho por não apresentar alternativas, e porque pelo que leio, chutou no rabo de toda a gente.
      Foi individualismo a mais.

      Eliminar
    2. Muito bem! Há uvas que nunca deviam "passar".

      Eliminar
  3. Dois (comentários) em um

    Primeiro - «Pois bem, senhora de cabelo curto e russo que comenta num programa qualquer de televisão, que escreve num jornal qualquer, que faz na vida não sei o quê, que pensa não sei como nem quero saber, de agora em diante existe uma razão para eu ser comunista, é a senhora não o ser.»

    Segundo - «“Pai Nosso” é o título do primeiro romance da colunista do Expresso. A obra vai ser apresentada no final de novembro na Fundação José Saramago» Na Fundação Saramago? Ena c´um carago!

    ResponderEliminar
  4. Olha, eu espanta-me que não haja mais pessoas a chamar os bois pelos nomes!

    Nem todos conseguem ter a percepção do problema de forma a apresentar soluções! Ninguém fora do governo tem todas as informações e creio que, mesmo dentro do governo haverá quem não as tenha!
    Mas pôr o dedo no sítio e espremer a ferida poderá fazer alguma coisa sair lá de dentro!
    Sim ela bateu em todos! Chamou anti-democrata ao PCP porque o PCP é anti-democrata e sempre o foi! Falou dos piquetes de greve como um atentado à liberdade individual, à capacidade que cada individuo deve ter de decidir por si, e é verdade!
    Disse que o PS estava gasto e apenas à espera de uma oportunidade para "apanhar" de novo a máquina nas suas mãos e satisfazer os seus clientelismos e é verdade.
    Depois há coisas que não acho que sejam tão assim, mas no básico não andará longe da verdade! Surpreendes-te? Eu não!

    Mas é, sem dúvida, mais um dos sinais deste extremar de posições que se tem assistido por culpa, sobretudo, do PS. PS esse que, se este acordo não der certo, desaparecerá, bem como o BE! Já o PCP permanecerá, porque o seu eleitorado se manterá...

    :)

    ResponderEliminar
  5. Se isto aconteceu? A resposta mais próxima da verdade é que foi acontecendo.
    Durante os programas do 'Eixo do Mal', a única mulher no painél e o único elemento que não usa barba, sempre demonstrou uma aversão ao comunismo. Tem direito a uma opinião, como qualquer um de nós, o que não tem é a necessidade de ser ignorante quando diz que o Partido Comunista Português é estalinista.
    Uma pessoa que escreve tem obrigação de beber cultura dia após dia, como se não houvesse dia seguinte.
    O que me incomoda é a forma como Clara 'vê o mundo' com os comunistas. Neles tudo é mau. Vê injecções atrás das orelhas e criancinhas a serem comidas.
    Fica-lhe mal, não há como negar.

    ResponderEliminar