5 de janeiro de 2016

Deixem-me lá olhar para os jornais

Pumba!
O primeiro artigo online que me aparece à frente dos olhos numa diz que é uma espécie de Magazine chamada VortexMag é um artigo deveras interessante cujas parangonas encabeçam a imagem de um bairro suburbano onde pastam ovelhas indiferentes.

'As 10 cidades mais feias de Portugal.'

Não lembra ao diabo as coisas que me prendem o olhar às 10h da madrugada de uma terça-feira ainda mais feia dos que as 10 cidades mais feias todas juntas.
Amadora, Loures e Agualva-Cacém aparecem nas posições de pódio.
Pumba!
Loures foi o meu concelho de infância até alguém lá do Governo se lembrar de passar o meu buraco para o concelho imeditamente mais feio a seguir. Odivelas.
Sinto-me de certa forma importante por ter feito parte desta maravilhosa seleção natural dos concelhos limítrofes fortemente industrializados.
Não admira que a minha pele esteja uma merda.
O Barreio está lá, claro que está. Não te ficas a rir ó V. Pensavas que a tua bela terra era assim uma deusa das arábias, mas não, é feia e degradada, e tenho pena que a margem sul esteja assim ao abandono, ainda para mais com tantos e fervorosos adeptos, especialmente beduínos e essas pessoas que teimam em viver nos desertos.  Aquela Av. da Praia poderia ser um oásis, mas infelizmente é mesmo realidade.
Mas isto tudo para dizer que: sim. Também lá morei os 6 meses da praxe enquanto as obras da minha casa no concelho mais feio de Portugal não ficaram prontas.
A minha pontaria é de bradar aos céus.
A Póvoa de Santa Iria nas bocas do mundo outra vez (e outra vez pelas piores razões), ocupa ali a central da tabela. Conheço um marmelo que vive na Póvoa de Santa Iria e está há uns bons 15 anos a tentar vender a casa. Se alguém estiver interessado, posso intermediar o negócio.
Sacavém não lembra a ninguém mas mora lá imensa gente. É um sitio que ninguém desconfia. Passo lá às vezes, e no passado tive por ali muitas reuniões com uma empresa que vendi fraldas para idosos. As coisas que uma pessoa faz na vida é como Sacavém. Também não lembram a ninguém.
Ora a seguir temos Valongo. Não faço a mais esdrúxula ideia de quem pára em Valongo, mas o cartão de visita é bastante agradável. Um prédioo em construção há 8 anos demonstra que apesar de estar tudo um pouco atrasado há intenção de aumentar a capacidade habitacional aquilo... é não perder a fé minha gente.
E lá está: Costa da Caparica a dar mostras de que no que diz respeito a pódios está sempre bem representada, ou não fosse o destino de férias preferio das gentes desta bela lista.
Nunca fui miúda de ir para a Costa. Em tempos muito idos, punha-me a caminho da praia de São João, demorava pelo menos 4 horas para lá chegar, fazia um joguinho de raquetes de pau, apanhava um escaldão e voltava cabisbaixa para penar as mágoas em Odivelas. Ahhh fui tão feliz em Odivelas. Caía-me a pele todos os anos.
Matosinhos aparece já mais distanciada das ovelhas lá de cima apenas porque o seu negócio é o pexum.  A rede gigante que aparece no meio da via é uma ode ao velhinho tudo o que vem é rede é peixe, e é. Aquilo é um emaranhado de estilos que mais parece uma traineira depois da faina.
Tinha um nome muito à frente (Matusiny) mas quem nasceu para lagartixa passa muito tempo ao sol, e enfim, ficam imensas coisas por fazer.

3 comentários:

  1. Penafiel, Quarteira, Felgueiras...
    Esta lista está algo estranha.

    ResponderEliminar
  2. O que já me fizeste rir com Odivelas. Vivo aqui há 37 anos e apesar de também a achar muito feia não me imagino a viver noutra terra :). Salvam-se os bairros novos. Também eu ia para a praia de São João :). Barco e meia hora a pé no mínimo para chegar à praia. E à vinda é que eram elas, com um escaldão em cima e ter que fazer o caminho a pé até ao barco. Belos tempos´, é só o que tenho a dizer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já tive uma empresa em Odivelas. Muito tempo. Depois vendi-a. Foi o melhor que fiz, que essa gente para largar um tusto upa upa.

      Eliminar