2 de março de 2016

Vou mudar o nome ao blog

Este blog, a ver pelo avançar das coisas, vai passar a chamar-se:
A UVA PASSA-SE!!!
Com três pontos de exclamação e tudo.

Primeiro vivia numa cave minúscula com quintal, 2 assoalhadas e um baloiço.
Quando lhe começaram a crescer as maminhas, a mãe achou que ela devia ter um quarto só para ela, não porque tivesse umas mamas grandes, nada disso, mas é que ter a gaiata a dormir no móvel da sala a dividir o espaço com os dois canais da RTP era acanhado, e a cama ficava curta.
O bairro era comunista e os comunistas foram sempre muito poupados.
Investir na coisa pública, no ordenamento do território, na reparação das ruas e dos edifícios ao seu cuidado, nunca foi um ponto da ordem de trabalhos, mas em vésperas de eleições lá se iam pintando uns muros, mudando as tábuas à escola 'provisória' de madeira, que afinal é permanente há mais de 40 anos.
Quando a gaiata cresceu tornou-se numa insubordinada de primeira contra a Junta de Freguesia por causa do estado em que estava o bairro. Buracos na estrada, tudo o que era muro branco grafitado, prédios abandonados a meio da construção, passeios com armadilhas de partir as pernas, torres de 14 andares e prédios sem varandas, enfim, uma visão dantesca, e um profundo lamento.
Chega. Farta desta merda. Não são capazes de arranjar nada! Não sei o que fazem ao dinheiro! Custava alguma coisa arranjar isto? Chove dentro da escola, a praça está um nojo.
Chega! Quero um sítio onde possa sair à rua e ver as coisas arranjadas, pessoas a arranjar as coisas, um jardim, árvores, e ruas onde possa passar sem partir os dois pés.

Há uma frase muito engraçada que me lembro sempre que morro pela boca: tem cuidado com aquilo que desejas.



E pronto. Era só isto.
Duque de Ávila rocks! (ainda bem que apanhei a roupa a tempo)

5 comentários:

  1. Caramba, já posso dizer à minha mãe que a vizinha tem mais força que ela nos pedidos à Junta. Já agora, pode fazer a mesma ladainha para a zona de Picoas? É que ninguém joga ao berlinde na zona, pelo que queremos e muito alcatrão por lá....não sabemos é se os prédios ficam de pé, mas isso fica para nova ladainha. Passando a brincadeira, há mais de 20 ano que se aguardava por alcatrão nessa zona. M.Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou atarantada com tanta máquina, tenho de dar voltas e voltas para estacionar o carro na garagem, mas vai ficar giro. A parte que aparece vai ser em calçada só para para esplanadas e ciclovia, isto é, igual à restante avenida Duque de Ávila, mas é que a minha mudança coincidiu com o início destas obras, ou seja, ainda não consegui ter sossego.
      Alcatrão na Vilhena, sim, aquilo está demoníaco.

      Eliminar
  2. eu levo com 3 doses disto - as da foto (escritório a 200 metros), em caminho, e ao pé de casa. mal posso esperar pelo final das mesmas.

    ResponderEliminar
  3. Tem lá calma Uva. Pensa no resultado final. Boa sorte :)

    ResponderEliminar
  4. Era onde ficava a casa da minha avó (entretanto, já lá não está o prédio, acho que era o nº 86)

    ResponderEliminar