6 de abril de 2016

Na consulta médica

A minha médica é fantástica.
Digo isto para não ter aqui o anónimo mauzão, fantasma da Uva sempre que fala dos médicos.
Chô.
Dizia eu, a minha médica é fantástica. Preocupou-se comigo, percebeu a coisa, acalmou as hostes, encostou os óculos ao nariz e foi mãos largas nos exames.
Não é costume. Tem medo da inspeção.
Não me sacudiu do gabinete com a desculpa dos 20 utentes para atender até às 11h da manhã, como é apanágio, e perguntou-me, e notei-lhe uma certa pena, se tinha seguro de saúde para aguentar a caterva. Não tenho. Pago 90 euros de consulta pediátrica da ML quando dela necessito, e é o V. que tem essa mordomia. Os homens precisam mais.
Trata-me por tu porque me conhece bem. Desenrasquei-lhe um bom médico para uma utente dela, do país dela, sem papéis, sem nada, que se viu em palpos de aranha com uma coisa mal feita. À época, e em desespero de causa, olhou para mim e achou-me com cara de Assistente Social. Já não sou e nem era, mas tenho cá os meus contactos. Os médicos são pessoas como nós.
Nestes anos todos que foram poucos, ela fez por mim aquilo que é natural os médicos fazerem: receitou-me um medicamento milagroso que custa 3 euros na farmácia (sem receita médica), depois de anos sem fim a aturar um médico que me ignorou as maleitas e me receitava placebo.
Eu andava desde os 25 anos a triptanos, e antes disso chegava a comer 17 comprimidos para manter a minha cabeça fora da lista de mártires. Se não explodiu até agora, a ela lho devo.
Andei um ror de estações de metro para chegar ao Centro de Saúde. Já não estou habituada. Dezembro já vai longe. Mas a minha médica, que é fantástica, deu-me um ótimo conselho:
- Onde vais fazer estes exames?
- Não sei, talvez em Lisboa. Mudei-me para lá.
- Mudaste??!! Ahh vai lá, vai lá. E mudas também de médico, ficas mais perto.
- Mas se já nos conhecemos...
- Não! Muda, muda, que eu já tenho 2 000 utentes.

Vou ter saudades disto.

18 comentários:

  1. Tens que mudar, Uva....por causa da morada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso manter o Centro de Saúde. Mudei morada fiscal mas mantenho a casa antiga em meu nome. Se eu quiser atura-me até aos 100.

      Eliminar
    2. Isso depende. Se ela n quiser mesmo, espeta-te com uns comprimidinhos maravilha q a fazem ficar com 1999 utentes ;) hehehe

      Eliminar
    3. Boa ideia
      Serve-me de conselho
      A minha médica
      é a melhor médica que eu tenho!

      Eliminar
    4. As pessoas podem escolher o Centro de Saúde que quiserem. Perto de casa, perto do emprego, o que lhe der mais jeito. Só não é possível ser atendido em mais do que um como "residente".

      Eliminar
  2. Tens mais sorte do que eu. Tenho um relato alucinado no meu blog sobre a minha consulta de segunda-feira no Centro de Saúde, aqui, da minha área. Aguenta-te com essa médica. Vale quantos cêntimos ganha.
    Abraço, Uva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou mudar, ontem diagnosticou-me de tal maneira que até pensei fazer um testamento.

      Eliminar
    2. apre, para não dizer outra coisa!! já li mais abaixo que não é o que parece. ainda bem. há cada susto!!!

      Eliminar
  3. O teu anónimo mauzão é pelos médicos? Olha, a minha é professora. Há muito tempo que não me aparece. Não tenho dito mal d' "a classe". Para a semana tenho uma tourada com uma, depois escrevo sobre isso, e ela aparece, vinda lá de cima aos rebolões, a morder-me toda, ai que medo.

    As melhoras, Uvy.

    ResponderEliminar
  4. Poe-te fina Uva. Com a saúde nao se brinca:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não, mas até aos 40 quem é que pensa em coisas sérias. Somos todos imortais até percebermos que podemos efetivamente morrer.

      Eliminar
  5. Eu acho que mesmo assim não mudava, encontrar um bom medico e atencioso é raríssimo.
    Beijinhos Uvinha...

    ResponderEliminar
  6. Antes de tudo, espero que não seja nada de grave e depois queria perguntar que remédio é esse de 3 €, se é para as enxaquecas faça lá publicidade sff.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou dizer isto porque sofri muito, mas muito mesmo e tenho pena de quem gasta rios de dinheiro a comer Zomig e outros que tais, que foi o que fiz durante anos. O medicamento é o CATAFLAN. Para mim é milagroso, para ti não sei. As enxaquecas tem origens diferentes, e raramente se sabe a causa. Eu posso tomar 6 trifenes e 4 ben-u-ron 1000 e fico na mesma. Tomo 1 CATAFLAN e passa-me em 5, 10 ou 15 minutos dependendo se ataco logo ou acordo já desvairada com dores. Vê a bula, pergunta ao teu médico, faz as coisas com cabeça. Mas que foi um milagre foi.

      Eliminar
  7. Às vezes pondero seriamente trocar os médicos por um veterinário. Pelo menos, os que conheço são bem mais delicados e atenciosos que muitos médicos.

    ResponderEliminar