20 de fevereiro de 2015

Violência Juvenil em casais de namorados - Bates forte cá dentro!

Autor: Uva Passa Blog para UpToLisbonKids®
Todos os direitos reservados.


«O que é isso de bater numa miúda à frente dos amigos? E na televisão?
O que leva um fedelho de 20 anos, que mal segura as calças nos ilíacos, a dar uma tareia na namorada, com instintos de macho alfa, entesuado por exemplos domésticos, quiçá inocentes, permitidos socialmente através das televisões e comentários na internet?
Que fraca parede foi esta, que inútil muro é este, que ao despontar da maturidade imberbe, como desponta a barba mal semeada, não é capaz de evitar o caminho funesto da violência fortuita, experimentativa, curiosa, como o é a adolescência, e que ocupa todo o espaço da relação, caindo desamparado e deixando entulho suficiente para enterrar uma família inteira?
Poderia esculpir aqui uma teoria baseada no aumento da miséria humana, da pobreza, nas raízes secas desta gente, sem eira e nem beira, sem chão. Delinquentes, perdidos nesses bairros sociais, repletos de problemas irresolúveis, engolfados pelo sistema vigente, pobres, também no espírito acomodado.
Mas cai-me por terra a parede que tento erguer entre a plebe cicatrizada e a classe menos vadia, entre o bairro social e a classe mediana do subúrbio nascido rente ao Centro Comercial, entre os mal formados e os pouco formados, entre os que se criam na rua sem muros e sem janelas, e os que se criam em casa, atrás de 'janelas', que partem muros e partem tudo.»




A minha crónica deste mês na UpToLisbonKids
é um pântano de águas paradas, que nunca me canso de agitar.

PARA LER na íntegra AQUI! 

3 comentários:

  1. Nem é amor, nem é violência
    É inaptidão para a relação
    É incompetência
    Tudo começa na construção do edifício que eles são
    Quem os constrói, quem?

    E essa campanha, ameniza. Não muda, não.

    ResponderEliminar
  2. Gosto dessa campanha, acho que aborda todos os pontos que interessam.
    Li tudo o que escreveste com atenção e apeteceu-me comentar que também há miúdas/mulheres bastante violentas, não são só rapazes/homens e existe em todos os estratos sociais. Sabes o que acho, que isso tende a acontecer, quando o outro não é visto como uma pessoa mas como uma coisa, uma coisa que se possui. Se é uma coisa, está ali para satisfazer todas as vontades e desejos, assim como as outras coisas que se têm e que servem para usufruirmos delas, usá-las como queremos, as coisas não nos contrariam, não têm vontade própria. Quem confunde amor, relações humanas, com direito de propriedade, com posse, está a confundir o outro com uma coisa e então se a vida não o satisfaz, pode muito bem descarregar a frustração dando uns estalos, uns pontapés na coisa, afinal é indiferente se dá um pontapé na parede, se atira uma almofada ao chão, se parte uns pratos, ou se desata a dar murros naquela ou naquele que ali está, afinal são para ele/ela tudo coisas. Talvez seja urgente ensinarmos aos nossos filhos, que a vida para além de poder ser uma maravilha, também está cheia de desafios, obstáculos e chatices e que eles não podem ter sempre tudo quanto querem e têm que saber viver com isso e que também não são o centro do mundo, só o lá de casa e também têm que aprender a viver com isso e que as outras pessoas, são pessoas, não coisas que ali estão só para lhes satisfazer as vontades, (e tanto mais que já não posso escrever porque agora vou sair e isto assim também já chega ;)) talvez assim...

    ResponderEliminar
  3. Um tema complexo mas muito bem abordado Uva.
    Mentes turvas e a precisar de tratamento. Por muitos e graves que sejam os problemas de alguém, nada lhe dá o direito de ter esse tipo de atitudes. É urgente que se tratem...

    ResponderEliminar