1 de julho de 2015

Bolachas de água e sal? Fujam!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Não é segredo para ninguém que a Uva se perde com as entrevistas.
Para além de ser o processo fundamental e de excelência na comunicação, é, se corretamente utilizado e conduzido,  um dos mais poderosos elementos de reflexão, tanto para o próprio entrevistado como para quem se destina a entrevista.
Gosto de entrevistas de todos os tipos e a todo o género de pessoas. 
Seguindo um princípio muito cultivado pelas pessoas da minha seita religiosa, vulgo, os curiosos-abelhudos, o mítico 'perguntar não ofende' é lei, e está implementadíssimo, desde que a pergunta seja bem feita.
A Anabela Mota Ribeiro, uma das melhores entrevistadores da atualidade, faz perguntas bem feitas e transcreve de forma soberba aquilo que é importante reter do entrevistado.
Hoje, nos mais lidos do blog que leva com tremendo sucesso, li duas entrevistas. Uma à Maria de Jesus Barroso (Publicada originalmente no DN em 2004) e outra à imensa Isabel do Carmo, que julgo dispensar tanto as apresentações como a primeira.
É sobre esta [Isabel do Carmo] que vos venho falar.
Obviamente que as entrevistas estão à disposição de quem as quiser ler [há duas à Isabel, uma sobre ela e outra sobre o profissão dela, e é desta que falo], sobretudo se houver interesse na temática da perda de peso, coisa que julgo ser do interesse da maioria dos seres viventes.
Para não maçar, que a entrevista é bastante extensa, vou só deixar-vos as partes da entrevista que julgo serem mais alarmantes.

 
Aqui vão elas:

Ficar mais magro de um dia para o outro: pode-se?
Não. Pode-se ficar menos pesado de um dia para o outro se se tomaram diuréticos e laxantes. Não mais magros, mas menos pesados. (...) perde peso à custa da eliminação de água e fezes. Mas o índice de gordura é o mesmo.

Porque é que o exercício é fundamental?
Fazendo exercício pode comer um pouco mais. Porque vai gastar nesse exercício algumas calorias. Não muitas; os exercícios gastam menos do que parece.

E aí se quebra um mito: o de que a fruta não engorda.
As peças de frutas têm 60, 70, 80 calorias. Se passam o dia a comê-las, aquilo vai-se multiplicando… E tem a frutose, que se transforma logo em glicose.

Sejamos realistas: se estou ansioso não tenho vontade de comer alface e maças…
Há agora umas gelatinas com um 10 na tampa – ou seja, só têm 10 (quilo)-calorias; não é o melhor doce do mundo, mas serve para resolver essas compulsões. Também há bolachas de arroz estufado. (...) Em relação aos petiscos já há bons queijos magros, o queijo fresco, o requeijão. Os mariscos, sem molho e desde que não tenham sido confeccionados com molho. Os tremoços, os caracóis. As amêijoas, desde que não tenham sido feitas com molho nem afoguem o pãozinho no molho…

É possível mudar de corpo sem mudar de vida?
É. 

Acabar com a manteiga no pão? Deixar de pôr açúcar no café? 
Pode substituir o açúcar pelo adoçante. E em relação à manteiga, se usar manteiga magra tem menos 30% de gordura e menos 30% de calorias.

Em termos calóricos, faz uma grande diferença o vinho e uma bebida destilada?
Um copo de vinho, com decilitro e meio, tem o mesmo número de calorias que um dedo de whisky. 

A mistura dos hidratos de carbono com as proteínas é outro dos mitos das dietas.
Não percebo porquê. Os hidratos de carbono misturados com a proteína têm uma vantagem: a absorção é mais lenta. (...) o pão misturado com o leite e o queijo fornece uma dose de energia que vai dar para quase toda a manhã. 

Posso matar o buraco com uma bolacha de água e sal? Vá, duas…
Uma bolacha de água e sal, daquelas quadradas, vale meia carcaça e duas equivalem a uma carcaça. São feitas com a técnica do folhado e têm imensa gordura. 

Depois de um dia de desgraça total, como salvar a honra do convento? Passar o dia a beber líquidos, chá?
Isso não! Porque no terceiro dia vai estar cheia de fome e vai ter compulsões alimentares. Quem consegue fazer isso são as anoréxicas. Não é aconselhável e é difícil.
 
Qual é a sua opinião sobre o miraculoso medicamento anti-gordura que foi recentemente posto à venda, o (...)?
É muito simples: é a mesma coisa que o Xenical, mas com uma dose mais pequena. 

Quais são os alimentos de Verão mais perigosos e enganadores? Os gelados. São bombas calóricas, sobretudo os que têm natas por cima; os sorvetes são melhores. As pessoas não imaginam as calorias que têm: cerca de 300, 400. Valem três ou quatro carcaças. 

Pode-se comer as saladas temperadas com molho light?
Uma salada com molho de maionese é evidentemente muito calórica. A maionese é das coisas mais calóricas que há. Pode-se substituir a maionese por um iogurte branco com sal, pimenta, vinagre, uma erva aromática. Ou seja, fazer molhos a partir do iogurte magro batido.

E a cerveja, que se consome em grande quantidade no Verão?
Só com a cerveja, pode engordar-se. A barriga da cerveja é gordura. A verdade é que os bebedores de cerveja não bebem só uma: vão umas atrás das outras. E como não é muito alcoólico, não sentem grande efeito e vão por ali fora. No Verão, um dos riscos é a cerveja. 

Não é contra o pão. É outro dos mitos: que o pão engorda muito.
O que engorda é o que se põe no pão. Uma fatia de pão de mistura de pão de quilo ou uma carcaça têm cerca de 100 calorias. É o mesmo que um copo de leite e um pouco mais do que uma peça de fruta.


E por aí fora, tudo coisinhas que devemos saber.
Boas leituras que eu entretanto vou ali deitar as bolachas de água e sal ao pombos.
Inté!

22 comentários:

  1. Caraças para esta conversa das bolachas de água e sal. Já tinha lido qualquer coisa do género, mas opto sempre por ignorar. É que é a coisinha mais simples de ter à mão para enganar a fome...vou ali chorar e comer mais uma...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sabes que quatro inocentes bolachinhas de água e sal equivalem a duas carcaça, não sabes? Então não digas que não te avisei.

      Eliminar
  2. Tchiiiii ainda ontem enfardei umas 10 (das redondas pequenas!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E meteste manteiga?
      Eu antes era sempre, bolachas de água e sal com manteiga.
      Era gorda que eu sei lá!

      Eliminar
    2. N, curto mm as bolachitas assim, ou entao com uma rodelita de queijo fresco :)

      Eliminar
  3. Por acaso aboli as bolachas de água e sal lá de casa. costume ter sempre é aquelas de arroz ou de milho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahah. Nisso as de milho dão 15 a 0 às de arroz. Mas tens umas de arroz com iogurte que são boas

      Eliminar
    2. Não posso ter nada disso em casa. Papo tudo.

      Eliminar
    3. Ahahahahahahahaah!!! Farto-me de rir com os seus comentários!!!1 "papo tudo"!!!!!Também eu!! Mas há umas de "esferovite" cobertas de chocolate muuuuuito boas!!!Compro no Bio de Alvalade!!

      Eliminar
  4. "vale meia carcaça e duas equivalem a uma carcaça"!!!!! Bolas! Alguém quer as minhas? É que se é para engordar, antes prefiro atacar as carcaças ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha
      AO ATAQUEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!

      Eliminar
  5. Oh pá... está visto que não consigo emagrecer sem passar fomeca...

    ResponderEliminar
  6. Os caracóis - e já agora as caracoletas - será que engordam? Isso é que era importante saber, ou se calhar é melhor não. :)

    ResponderEliminar
  7. Um cornetto de morango tem 130 calorias. 300 tem o Magnum.

    ResponderEliminar
  8. Já vi que nem por isso..."desde que não confeccionados com molho" ou seja é melhor não pensar muito nisso...os meses sem "r" não são assim tantos!

    ResponderEliminar
  9. Só tenho uma questão, se ela, Isabel do Carmo, sabe tanto porque é que é gorda?
    Bah, endocrinologista TEM de ser magro. Pronto!

    ResponderEliminar
  10. Vou comer a minha caixinha (600 gr) de bolachas de gengibre que trouxe do Ikea. Alguém é servido. Menina Uva, essa da frutose se transformar logo em glicose, não é bem assim, depende das necessidades energéticas do organismo. Quer na via glicolítica, quer na gluconeogénese ainda existe por aí uns intermediários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Isabel do Carmo comete algumas imprecisões, nesta de quebrar mitos. A minha mãe teve a gentileza de me oferecer o livro dela, há uns anos. Encontrei pérolas, mas tb contradições.Do tipo, nas Faq's pergunta-se se ao comermos menos, emagrecemos, ou se comer menos é essencial para emagrecer. Ela responde que sim, que as calorias são menos logo o corpo, mantendo a mesma atividade física, naturalmente emagrece. Passadas umas páginas, a pergunta: Se passarmos a comer só sopa ao jantar, emagrecemos? E a Sra responde pura e simplesmente "Não"! Pra mim é um "não" paternalista, à moda do, "Deixem-se de disparates, para emagrecer, a solução não é deixar de comer". E é também um "não" errado, cientificamente reprovável e que não se espera de uma endocrinologista. Há médicos que só sabem o que vem nos escaninhos, e simplesmente não pensam mais além.

      Eliminar
    2. Concordo plenamente! Há médicos que simplesmente só deitam cá para fora. Leu o meu post - Últimas sobre dietas?
      Leia e tire as suas conclusões! De chorar a rir.

      Eliminar
  11. Realmente, essa sra. não é gorda é "disforme ao quadrado".

    ResponderEliminar
  12. Mitos alimentares e mitos no ginásio. A malta a fazer abdominais para perder barriga, exercícios com pesos em geral para "atacar" a gordura. Uma canseira inútil.

    ResponderEliminar