2 de fevereiro de 2016

A grande proposta #sóquenão

Estava eu de boca muito aberta (acho sempre tudo caro) a contemplar o preço dos bilhetes na FIL, quando se acercam de nós dois gingões adolescentes, bonitochos, ela muito sorridente e ele muito afoito, de bloco e caneta em punho, lançando olhares 'profissionais' à minha pinquinhas.
- Olá!
- Olá?
- Esta menina é sua filha? - dizem os dois em uníssono, perante o ar incrédulo mas divertido da ML.
- É? E vocês?
São da Comissão de Protecção de Menores é? E vieram retirar-me a filha porque não ficámos a estudar português foi?? 
- Nós somos de uma agência de modelos, e achamos que a sua filha tem muito potencial.
Potencial!? Quélá isso do potencial? Estais doidos? Ela anda na PRIMÁRIA!!! 
- Ahhh, de uma agência de modelos... sim...pois... mas a menina ainda é muito pequenita para essas coisas de mostrar as pernas na TV, talvez quando for mais velhinha, quem sabe...
- Sim, compreendemos a sua preocupação, mas ela já não é assim tão pequena. Hoje em dia as modelos começam logo aos 11 anos. Queres fazer passagens de modelos não queres?
- Queroooooooooooooooooooooooooo.... ó mãe, dei.....
- Hahahahahahahahahaha, muito obrigada mas não, muito obrigada. 
Qual foi a parte do andar na primária que não entenderam? 
- Mas minha senhora, vai deixar passar esta oportunidade?
Vou.

Agora a sério.
Eu a achar que isto só acontecia nos filmes, ou na melhor das hipóteses à Cláudia Schiffer, descoberta numa disco enquanto dançava louca no meio da pista, e afinal eu é que me estou a ver num filme, com a minha bebé ML a ser 'descoberta' à porta da FIL, de laço branco na cabeça, enfiada dentro de um grande casaco de penas, onde só se viam os olhinhos, com uma mãe a praguejar contra o preço dos bilhetes, enquanto outros visitantes se deliciavam a apanhar os cocós dos seus PETs, também permitidos na feira, enquanto esperavam a sua vez de entrar.

Foi uma cena cómica.
Se calhar o melhor é fechar-me a estudar com a ML, até ela ter (pelo menos) 30 anos.
Help me!

15 comentários:

  1. a mesma cena que descreves, ouvi-a também da boca de uma amiga. ela acabou por ir a uma "reunião". na verdade, aqueles vendiam cursos/formações para modelos infantis. nada baratas por sinal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anda meio mundo a enganar outro meio.
      Era o que mais faltava.

      Eliminar
  2. Bem que cena caricata! Um dia destes a fazer zapping, apercebo-me de um bebé pra'i com 6 meses de idade numa novela...e fiquei a pensar no que estaria a pensar, quando uma das cenas era a suposta "mãe", atriz...a falar à bebezês com ele...enfim! Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, crianças a trabalhar é mato, com os pais a ganharem dinheiro à custa deles.

      Eliminar
  3. Aconteceu a uma amiga minha (temos 26 anos actualmente), ela teria os seus 12 anos na altura, estava com a mãe e vieram ter com a mãe um senhor com cartões profissionais, disse que a filha poderia fazer moda infantil e que seria tudo muito sério. Que só passaria a fazer moda para adulto após os 16 anos, se quisesse, etc.
    A medo, a mãe dela levou-a (com o pai) a um local e realmente era para moda infantil, para fazer portfólio, etc - tudo pago pela agência - a mãe deixou-a viver aquilo durante algum tempo, enquanto não passava de um part-time, até ao dia em que disseram à minha amiga já de si magra e alta que teria de emagrecer mais.
    Ora a mãe não achou piada nenhuma e tirou-a daquilo.

    Lembro-me de andarmos no nosso 11º e ela gozar dizendo que podia ser uma grande profissional da moda em vez de estudar para o exames nacionais ;) mas na realidade essa também não era a paixão dela. Facto é que pelo que ela nos disse sempre houve uma grande pressão para serem perfeitas e ela preferia comer um bom pão do que passar fome para ser como eles queriam.

    E falamos de uma pessoa naturalmente alta, magra, sempre com problemas em engordar e sempre no limite do IMC saudável... e queriam que ela emagrecesse ainda mais...

    Tive também 2 outros colegas/amigos que fizeram trabalhos de vez em quando como modelos, até de desfiles mas que sempre foi por vontade deles e sempre visto como um hobbie, uma actividade extra-curricular.
    Agora tenho 2 amigas que estão na industria da moda, como modelos desde há uns 5 anos mas nada de especial... todos eles referem o mesmo: a pressão para ser magro extremo, há sempre uns kgs a mais a perder, há sempre algo a criticar e nenhum está para isso (por isso é que também não vão longe).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 12 anos é diferente de 9, e mesmo assim acho que faria como faço com os furos nas orelhas: enquanto não tiver discernimento para saber se quer ou não, não me vou por a furar as orelhas à miúda só porque sim.

      Eliminar
  4. Isso é pessoal que anda a recrutar para uma pseudo-agência, chamada FAME, que vende uns cursilhos de moda, impinge às miúdas que vão ficar modelos, tu largas 600 euros e só te apercebes do engodo no dia em que vês que eles aceitam miúdas baixas, gordinhas, menos bonitas, etc. Tentaram sacar duas das minhas.
    Aliás, o método parece-me pouco ortodoxo: às mais velhinhas, vão abordá-las à saída da escola, que foi o que fizeram às minhas e a N miúdas, nesse dia.
    Foge dessa gente, como tão bem fugiste, e ensina a tua boneca a fugir deles também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que isto não são só blogs e a malta até vai sabendo umas coisas pela vizinhança.
      Obrigada!

      Eliminar
    2. Aconselhei uma pessoa a fugir dessa agência, onde pretendia tirar um curso e onde já tinha recomendações de quem lá andou. Acho tão fácil detectar as motivações reais das pessoas por detrás de cursos, etc! Eu pelo menos... acho que sempre soube com o que contar. Cheguei a fazer um que sabia não ir dar em nada... Mas como era um "famoso" que lá andava, achavam que podia ter sorte. Claro que não! O "famoso" estava era na pelintra e o que cobrava para dar aulas era um rendimento alto que lhe sabia muito bem. Não aprendi praticamente nada no tal curso "profissional", sabia mais do que o que ali foi dito. O que acabou por acontecer foi que partilhei uma ideia que tinha e se apropriaram dela. Pelo que, outro motivo para a existência de alguns cursos não de moda, claro, é tentar encontrar alguém muito diferente ou pessoas para brainstorming. Em certos meios, a falta de ideias é o mais grave.

      Eliminar
  5. Também conheço um caso, quem não conhece? a mãe so deicou agora que a miúda tem 16 anos. Tem ido a castings mas ainda não fez trabalho nenhum. Não pode engordar, nao pode cortar o cabelo e mais uma serie de coisas. ... ilusões para as miúdas é o que eu acho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiquei foi com inveja de não me convidarem a mim...
      Hahahahahahahahahahahahahah
      Sou tão gira pá!

      Eliminar
  6. Não menosprezando q ML deva ser bem giraça ;) isso agora pelos visto virou moda.
    Uma colega minha foi abordada à porta do Zoo, para a filha que tem....tchanan...2 anos!!! (Vou ver se me lembro do nome da agência).
    Basicamente eles querem é convencer a malta a fazer o book q custa 150 biscas, tipo umas 5 fotos (sei pq andei a indagar p ela, pq conheço malta da area e nisto venho a descobrir q uma colega meteu as filhas nisso, mas tb ainda só tinha feito o book...
    Olha, palhaçada é o q é. E depois ainda se aproveitam pq sabem q os miúdos gostam dessas merdas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma forma de reconhecer é que qualquer agência real paga o book das suas modelos (tenham eles que idade for). Ninguém paga por isso.

      Eliminar
  7. A minha enteada inscreveu-se numa agência pela net. Foi chamada a Lisboa, foi com a mãe, o padrasto e a irmã.

    Si que gira, tão linda, tão belas as duas, vamos fazer um book. Passem para cá o guito que vamos fazer um book muito giro. Pelos vistos só convenceram a mais nova.

    Que ia ser chamada para muita coisa, blablabla.

    Assim que a miúda falou com o pai e deu-lhe o endereço da agência, fui ver à net, grande treta... Depois ainda veio a mãe tentar impingir metade do preço do book para nós pagar-mos. O padrasto com a conversa que faz mais pelos sonhos da menina que o pai.

    Passá mo nos os dois. O meu marido n sabia que a miúda, na altura com doze anos, tinha ido ao casting. Depois supostamente o dinheiro que pagaram dava para fazermos um book para cada um dos membros da família. E por último, mesmo que a miúda fosse chamada para um trabalho ou outro, e na puta das loucuras lhe pagassem 80/100 €, tinha que perder um dia de escola, a mãe faltar ao trabalho, pagarem comboio/autocarro/táxi para irem até ao local, alguma vez compensava?

    Claro que ficou tudo em águas de bacalhau, foi chamada duas vezes, ofereciam 20 euros por uma ou duas horas e pronto. Mas o pai é que não quis saber dos sonhos da filha.

    (Declaração do meu marido: "se as fizessem estudar em vez de convencerem as miúdas que são muito giras e assim podem ganhar muito dinheiro sem estudos". Suspiro grande... estão a melhorar, a madrasta má passou se com elas no verão e parece que entrou alguma coisinha naquelas cabeças )

    ResponderEliminar
  8. Faz muitos anos que isso já virou negócio.
    Quantos jovens "sonhadores" ainda na década de 90 não correram para as agências que começaram a brotar como cogumelos, como o "sonho" de virar "modelo e trabalhar na TV"? Eu cheguei a ir a um casting... para miúdos de todas as idades e o mais surpreendente eram os PAIS. Acalentavam o sonho da celebridade MAIS do que muitos dos miúdos. A única que vi com vontade ali, é hoje atriz, mas não das TVs.. mais cinema e teatro.

    Não invalido que seja assim que uma criança com VONTADE PRÓPRIA e sem ser por influencia do que acha que esse mundo é, possa começar. Mas por detrás dessa treta toda muita vez o que existe é as agências a cobrar aos pais um balúrdio por uma possibilidade que na realidade não existe ou é muito pouco provável.

    Ah, nesse casting a que fui, acabaram por contratar os MAIS BONITOS, sendo que uma delas tinha CUNHA. Vi pessoas mais talentosas, mas não eram o mais bonito nem a mais bonita. Nenhum deles está hoje a trabalhar no mundo da moda ou da TV.

    ResponderEliminar