14 de março de 2016

A loira e os 17 matulões

Aposto o cu e oito tostões (obrigada pai, por esta maravilhosa expressão) em como não existe na blogosfera... espera lá, qual blogosfera?, em como não existe no mundo inteiro alguém que tenha passado o primeiro dia de primavera, com os termómetros a apitar nos 20º e um sol a sorrir com a cremalheira toda, enfiada num escritório, sozinha, isto é, sem ninguém da grande instituição que representa e que é um afamado Rule of Law, um Rule of Law com mais licenciados, doutorados e iluminados por metro quadrado do que uma mole de micróbios presentes num hirsuto bigode qualquer, a comandar uma tropa azul, de 17 marmanjos.
Mentiria, [com os mesmos dentes que vi o sol arreganhar-se todo, o grande cabrão] mentiria muito se vos dissesse que me sinto superior, que me sinto capaz, que sinto que não me falta a capacidade de trabalho para fazer sozinha uma mudança de departamento, que nem sequer é o meu, organizando-me na difícil tarefa que é ter sob controle tudo o que envolve uma grande mudança, e não falo de mobílias e cacarecos, que esses os desgraçados carregam como a cruz de Cristo.
 
Apesar deste país, deste mundo português estar pejado de pessoas formadas e educadas segundo os mais altos cânones das leis da Humanidade, apesar de todos os seres da Grande Instituição terem sido cravejados de balas eruditas, balas culturais, balas das leis e da relação colegial, fraternal e de amor ao próximo, o sábado soalheiro não pode ver nesses seres de luz, um único peito furado.
Já eu, vim de lá como um queijo suíço.

Ninguém me agradeceu, e eu lembro-me de uma frase do grande escritor William Shakespeare:

"A gratidão é o único tesouro dos humildes".

8 comentários:

  1. eu estive perto desse sofrimento, mas sozinha, que os matulões não me têm por grande companhia. e não foi apenas no sábado. no domingo carreguei-lhe, já que falas em balas, aproveito a deixa, dizia, carreguei-lhe chumbo vermelho, sim, que eu gosto pouco de monotonias, e de cinzento está o mundo farto...e cá estou no início da semana a mandar mais chumbo pra cima da papelada, pois o alvo é mansinho e deixa-se cravejar do mesmo. E 20 grauzinhos, é verdade!
    Quanto a agradecimentos, bem, isso são contas de outro rosário (já que andamos com expressões herdadas...)
    Obrigada, Uva por este momento catártico.
    Abraço,
    Mia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quer dizer que ainda ficaste pior que eu, que não tiveste sequer os matulões a carregar cadeiras e outras asneiras...
      Ando cheia de trabalho. Quem me dera sentar-me a escrever um pouco, que nem esses momentos catárticos me deixam ter.
      Um abracinho gigante e aguenta-te à bomboca. Eu farei o mesmo.

      Eliminar
  2. Mas quando é que começou a Primavera?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No sábado. Tenho a certeza. Da minha janela já havia gajas descascadas a apanhar sol no jardim do Arco do cego.

      Eliminar
    2. O equinócio é no dia 20 de Março, Margarida.

      Eliminar
    3. Boa cena
      Um queijo suíço
      cita Shakespeare
      depois de ter apostado o cu e oito tostões

      (nunca vi mudança de departamento
      com tanto divertimento)

      Eliminar
  3. Tb adoro a expressão ;)
    E tb já dei p esse peditório...

    ResponderEliminar
  4. Ai Uva que agora é que estás mesmo passa. Os matulões que te levem masé ao colo e te tragam um chá e um bolinho que bem mereces. Cá beijinho miúda :)

    ResponderEliminar