7 de setembro de 2016

As piruetas que o sono dá

Não percebo nada de insónias.
Tenho falta de dinheiro, de paciência, tenho até falta de cabelo, mas de sono não tenho.
Sei, porque em terra de cegos quem tem sono olho é rei, que apenas podemos confiar um problema de sono a uma pessoa. À Teresa Paiva.

Foi neste enquadramento que recebi no meu gabinete uma superior que vinha muito preocupada com os seus problemas de sono. Há anos que andava a comprimidos para dormir, e apesar de dormir, e dormir uma média de 6 horas por dia, tantas quantas lhe durava o efeito, se sentia-se cansada, dorida, sem explosão de vida, sem ignição matinal.

Disse-me, à queima roupa, que os resultados dos testes de sono tinham revelado algo de novo, algo que era necessário perceber, e que, resumindo, tinham concluído que o comportamento do seu cérebro a dormir era muito similar ao estado do seu cérebro acordado, e que isso, em curtas e leigas palavras, indicava que apesar de adormecer todas as noites, estava na realidade 'acordada'.

Isto deixou-me num estado muito estranho de desassossego.
É certo que a Teresa Paiva, a médica que a segue, irá estudar a melhor forma de a colocar verdadeiramente a dormir; ninguém melhor que ela sabe como fazê-lo, há formas de reeducar o sono, de conspirar com sucesso contra a insónia, de combater os demónios que lutam e se debatem noites inteiras, tudo para nos manter acordados.

Depois perguntei ao meu intelecto, estupidamente irónico, num apanágio que por vezes me irrita, a quem devemos entregar aqueles casos em que se vê perfeitamente que a pessoa está acordada, mas que sabemos, sem sombra de dúvida, que ela anda a completamente a dormir...

5 comentários:

  1. Mas...
    ...mas isso não é o estado geral da maioria?

    É que é tão normal que nem é considerado uma situação clínica...

    :)

    ResponderEliminar
  2. Teresa Paiva - uma inspiração!

    ResponderEliminar
  3. Bem me parecia
    que essa sua superior
    com um bocado de insónia
    ficaria melhor

    Cante-lhe aquela do Lopes Graça
    a ver se lhe passa

    ResponderEliminar
  4. Não entregas a ninguém. Podes tentar dar-lhe um abanão mas aviso que às vezes não resulta.

    ResponderEliminar